Investimento em publicidade digital cresce e deve movimentar mais de 9 bilhões de dólares na América Latina
Publicidade nativa amplia receita de Publishers e engaja audiência por meio de conteúdo personalizado com base em dados de interesse
As novas maneiras que as empresas se relacionam com seus clientes se alinham às transformações de consumo de conteúdo e trilham o caminho da personalização: cada vez mais e de maneira fluida, a marca faz parte da vida do consumidor. Nesse contexto, a publicidade digital, apontada como uma das principais estratégias adotadas para fortalecer ainda mais a interação das organizações com seus públicos, impulsiona um mercado que deve ter investimento de mais de 35 bilhões de reais na América Latina neste ano, segundo pesquisa do eMarketer ‘Latin American Ad Spending 2019’. O levantamento também aponta que o Brasil registrará mais de metade (53,7%) dos gastos na região por de meio de anúncios mobile.
De acordo com Luiz Biagiotti (foto), Country Manager da Outbrain, plataforma pioneira em descoberta de conteúdo personalizado, a publicidade digital é um ponto de conexão das marcas com seus consumidores. “Quando o usuário está em um momento dedicado ao consumo de conteúdo, as marcas podem trabalhar atributos mais aprofundados e conversar com ele nos diferentes momentos da sua jornada: seja para criar awareness, seja para direcioná-lo para uma página com objetivo de conversão”, diz o diretor.
Biagiotti destaca que estratégias focadas em native ads que oferecem conteúdo relevante, confiável e personalizado ganham destaque, pois reúnem características que são valorizadas pelos consumidores. “A grande missão da Outbrain é, por meio de um conjunto de algoritmos, entregar um menu de conteúdo personalizado que não atrapalha a experiência do usuário, muitas vezes relacionado com aquilo que ele está vendo e também, sobre assuntos totalmente diferentes, mas que tenham a ver com o perfil dele”.
Para isso, a Outbrain trabalha com utilização de dados reais do consumo de conteúdo do leitor na web, o que traz um perfil mais completo dos seus reais interesses. “Assim, oferecemos recomendações mais assertivas e não intrusivas, fazendo com que a interação dele com o formato seja mais positiva: ele clica ativamente na chamada que lhe é recomendada, normalmente, no final da página e abaixo das matérias”, explica Luiz Biagiotti.