Executivos prevêem mudanças significativas no ambiente global de negócios
Para os 400 executivos ouvidos pela A.T. Kearney em todo o mundo, tensões geopolíticas e incertezas econômicas levarão a maior protecionismo e desaceleração da globalização; disrupção tecnológica deve gerar ganho de potencial econômico na região da Ásia e Pacífico
A A.T. Kearney, consultoria de gestão de negócios com mais de 90 anos de trajetória global, e uma das quatro maiores do mundo, acaba de divulgar os resultados do levantamento “2018 Views from C-Suite”. A pesquisa anual reflete as opiniões de 400 executivos C-Level de todo o mundo sobre oportunidades e desafios do ambiente global de negócios ao longo dos doze meses seguintes.
A análise aponta um forte consenso em relação aos 10 principais tópicos colocados em pauta pela A.T. Kearney. “Dos perigos crescentes ligados a campanhas baseadas em fake news até a provável dificuldade do Brexit, os executivos enxergam maiores ameaças para o próximo ano”, diz o relatório.
Enquanto eles preveem oportunidades significativas, principalmente aquelas trazidas pela adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e o ganho de potencial econômico de mercados da Ásia e Pacífico, a visão geral é pouco animadora. Basicamente, os profissionais entrevistados esperam um distanciamento da globalização, no sentido do maior protecionismo e mercantilismo – particularmente conforme tensões comerciais entre importantes mercados globais se intensificam.
O estudo também avaliou as previsões dos executivos em cargos de liderança sob outras perspectivas. Os resultados completos da análise podem ser conferidos aqui.