Colgate, Ypê e Coca-Cola são marcas preferidas entre brasileiros de todas as classes sociais
Dados são do Brand Footprint,
levantamento elaborado
pela Kantar
Com orçamentos diferentes na hora da compra, os consumidores costumam priorizar marcas distintas de acordo com o nível socioeconômico. Apesar disto, o levantamento Brand Footprint, feito pela multinacional de painéis de consumo Kantar, encontrou algumas similaridades entre as escolhas dos brasileiros. A principal delas é que a Colgate, a Ypê e a Coca-Cola aparecem no Top5 de marcas preferidas entre todas as classes sociais do País.
A Colgate é uma das marcas mais consolidadas entre os diferentes públicos. É a quarta marca preferida da classe C com 86,3% de penetração, e a quinta das classes AB e DE com 88% de penetração em ambas. Analisando o ano de 2018, a marca nacional de limpeza Ypê é líder entre os consumidores da classe DE com 86,9% de penetração e segunda colocada entre os públicos AB e C com 94,1% e 92,2% de penetração, respectivamente.
Já a Coca-Cola, marca unânime e principal escolha entre consumidores do Brasil e do mundo, apresenta diferença um pouco mais aparente entre os diversos públicos. Nas classes AB, a marca tem 88,8% de penetração, número que cai para 76,1% entre a DE. Em 2018, quase 25% das pessoas das classes mais baixas não compraram Coca-Cola e elegeram outros concorrentes. Entre eles, a Maratá, marca que atua em várias categorias, especialmente bebidas. Ela subiu uma posição no ranking e aparece em segundo lugar entre as marcas preferidas das classes DE.
“As maiores diferenças entre marcas por classe social aparecem na cesta de alimentos, por isso marcas regionais são mais relevantes. Ao passo que a maior consistência entre os diversos públicos está na compra de produtos de limpeza” analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.
Entre a classe AB, a Sadia (82,3% de penetração), a Italac (76% de penetração) e a Piracanjuba (78,1% de penetração) foram eleitas como marcas preferidas. Em comparação com a classe DE, a Italac continua sendo escolhida com frequência parecida e tem 75,9% de penetração, a Piracanjuba ganhou uma posição e soma 62,7% de penetração e a Sadia tem 60,9%. Ainda entre o grupo AB, a marca de limpeza Tixan se destacou e cresceu 21 posições no ranking chegando a 62,2% de penetração. Entre a classe C, ela subiu 7 degraus alcançando 66,8% de penetração e, entre a classe DE, escalou 12 posições e registra 65,6% de penetração.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[1]– milhões) |
1 | Coca-Cola | 88,8% | 12,4 | 162,0 |
2 | Ypê | 94,1% | 8,1 | 137,0 |
3 | Sadia | 82,3% | 6,9 | 89,0 |
4 | Italac | 76,0% | 6,7 | 83,0 |
5 | Colgate | 87,7% | 6,1 | 82,0 |
6 | Piracanjuba | 78,1% | 5,4 | 70,0 |
7 | Omo | 80,0% | 5,9 | 69,0 |
8 | Vigor | 70,6% | 6,8 | 68,0 |
9 | Nestlé | 86,3% | 5,6 | 67,0 |
10 | Itambé | 64,4% | 7,3 | 65,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar.
Na
classe C, a Italac também aparece no Top3 na terceira posição entre as
marcas mais escolhidas. Os produtos laticínios goianos foram comprados
ao menos uma vez em 77,8% dos lares deste grupo em 2018. Em quinto lugar
no ranking está a Tang, que se destaca como opção de suco em pó com
70,5% de penetração. Na classe DE, ela caiu dois degraus e tem 66,4% de
penetração e, na classe AB, aparece em 16ª posição com 61,1%.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) |
Atos de Compra (consumer reach points[2] – milhões) |
1 | Coca-Cola | 85,7% | 10,6 | 246,0 |
2 | Ypê | 92,2% | 7,9 | 240,0 |
3 | Italac | 77,8% | 6,4 | 148,0 |
4 | Colgate | 86,3% | 5,9 | 144,0 |
5 | Tang | 70,5% | 7,2 | 138,0 |
6 | Nissin | 75,0% | 6,2 | 126,0 |
7 | Qualy | 71,9% | 6,0 | 117,0 |
8 | Nescau | 74,9% | 5,4 | 115,0 |
9 | Soya | 77,7% | 5,2 | 111,0 |
10 | Piracanjuba | 72,5% | 5,1 | 110,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar. Na classe DE, depois de Ypê e Maratá, a pernambucana Vitarella é a mais escolhida e foi comprada por 54,6% dos lares. Número que é reduzido para 43% entre a classe C e 32,1% entre a classe A. A marca de limpeza Assolan cresceu entre todas as classes em 2018 e, entre o grupo DE, chegou a 65,3% de penetração com 9 posições acima no ranking. Entre a classe C, subiu 12 degraus e registra 58% de lares compradores e, entre a classe A, teve performance positiva de 13 lugares e penetração de 48,1%.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[3]– milhões) |
1 | Ypê | 86,9% | 7,7 | 107,0 |
2 | Maratá | 49,0% | 10,4 | 95,0 |
3 | Vitarella | 54,6% | 9,3 | 88,0 |
4 | Coca-Cola | 76,1% | 8,0 | 82,0 |
5 | Colgate | 87,8% | 6,5 | 80,0 |
6 | Soya | 84,3% | 6,5 | 75,0 |
7 | Nissin | 77,3% | 6,5 | 68,0 |
8 | Italac | 75,9% | 5,6 | 61,0 |
9 | Sorriso | 81,7% | 5,4 | 60,0 |
10 | Tang | 66,4% | 6,2 | 56,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar. 1 Penetração: % de domicílios que compram a marca ao menos uma vez. ² Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano. 3 Penetração: % de domicílios que compram a marca ao menos uma vez.