Cedro Technologies investe em serviço de curadoria na construção e no acompanhamento dos chatbots
Levantamentos já apontam que 80% das pessoas de 19 a 64 anos utilizam diariamente esses serviços
A Cedro Technologies, provedora de soluções em consultoria, serviços de tecnologia e software, investe em soluções práticas de curadoria na construção e no acompanhamento dos chatbots. O uso destes serviços de mensagens aumenta a cada dia que passa. No Brasil, levantamentos já apontam que 80% das pessoas de 19 a 64 anos utilizam diariamente serviços como WhatsApp, Facebook, Messenger ou similares.
Para Thiago Morais Felix da Costa, Product Owner da plataforma People e serviços de inteligência artificial da Cedro, a construção de um chatbot eficiente demanda que o profissional conheça a linguagem da empresa e da persona a que está se dirigindo, além de uma ampla habilidade de comunicação e capacidade de ensino. “Nesse processo é importante ressaltar a escolha de um profissional de linguística para acompanhar o desenvolvimento do projeto, juntamente com a equipe de curadoria de conteúdo, pois juntos buscarão o aprimoramento do assistente virtual para que o mesmo consiga se aproximar das necessidades reais de seus futuros e atuais usuários”, explica.
Por mais que o resultado final do desenho do chatbot esteja redondo, segundo ele, é preciso que o curador consiga enxergar melhorias para a ferramenta, analisando o fluxo de mensagens, possíveis interações, modelos de perguntas e seus sentidos (dependendo do contexto usado), pois assim mapeiam os principais “gaps” de comunicação. “O trabalho de curadoria ajuda a empresa a preencher lacunas na comunicação com seus clientes, conhecendo suas principais necessidades e a melhor forma para ajudar. Com o processo de curadoria é possível, por exemplo, identificar um problema que uma grande quantidade de clientes possui e antes não havia observada. Com isso, também é possível alterar o fluxo de conversas e criar novas opções que supram as necessidades dos usuários”, ressalta Costa.