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Como Live Commerce e Retail Media estão mudando o jogo do varejo, por Henrique Casagranda* Nos últimos anos, o comportamento do consumidor evoluiu rapidamente, impulsionado pela digitalização e pelo consumo cada vez mais integrado às redes sociais. O Live Commerce – modelo de vendas ao vivo transmitido por plataformas digitais…
Dia Nacional da Libras: saiba como melhorar a experiência do consumidor surdo por meio de tecnologias A líder global em experiência do cliente, Foundever, oferece para as companhias um atendimento assistivo em tempo real, com intérpretes de libras virtuais, que facilitam a comunicação entre consumidores surdos e empresas, eliminando a…
No Dia da Terra, uma excelente experiência do cliente também cuida do planeta: Sinch Implementar soluções tecnológicas que otimizam o atendimento ao cliente pode reduzir o uso de recursos No Dia da Terra, a Sinch (Sinch AB (publ) – XSTO: SINCH), pioneira na transformação da forma como o mundo se…
Automação no varejo: desafios e soluções para um futuro eficiente, por Tailan Oliveira* A otimização é um dos principais objetivos das empresas, incluindo o setor varejista. Nesse contexto, a automação emerge como uma resposta para essa busca, impulsionada por um leque de tecnologias que prometem revolucionar desde a operação logística…
O alto custo por dados ruins: por que a limpeza de dados é essencial para o sucesso empresarial? Por Valquir Correa* O ano era 2011 quando, de volta ao Brasil, integrei uma equipe encarregada de substituir os sistemas operacionais (front-office e back-office) em diversos hotéis. Na ocasião, o governo brasileiro…
O que falta na maioria das marcas? Por Renan Cardarello* Em uma pesquisa realizada em 2023 pelo Sebrae, foi constatado que o Brasil e, portanto, os brasileiros, são um dos povos que mais buscam empreender. Ocupamos a 8ª posição no ranking global de empreendedores, com 30,1% da população adulta envolvida…
Análise preditiva: a visão estratégica impulsionada pela inteligência artificial no varejo moderno, por Tailan Oliveira* Em um panorama cada vez mais acirrado e competitivo com transformações velozes, o mercado varejista é obrigado a não apenas ter uma simples reação aos eventos de seu ramo, mas também a assumir a capacidade…
Brand protection: como o atendimento ao cliente fortalece a proteção da marca Além do registro de marca, estratégias ajudam na prevenção de fraudes e na preservação da reputação no ambiente digital Diante do aumento de golpes virtuais, perfis falsos e produtos pirateados, empresas de todos os tamanhos têm enxergado cada…
CONTEÚDO 100+ CX – Notícias e Artigos Conteúdo 100+ é um novo serviço do Sistema Call To Call que apura os índices de acesso às notícias e artigos veiculados no Portal em determinado período (mês), atribuindo às empresas, fontes das notícias, e às suas respectivas assessorias de imprensa um valor…
Marca x consumidor: quem define as regras agora? Por Renan Cardarello* Nos últimos anos, foi possível ver um crescente aumento no poder de decisão de compra de diversos tipos de produtos pelos consumidores, mais seletivos em escolher marcas que representem o item ou commodity desejado. Diante desta nova autoridade do…
Interações digitais: Como criar empatia usando IA Quando usada com sensibilidade e estratégia, a IA pode ajudar a manter a autenticidade humana A inteligência artificial trouxe grandes saltos para o atendimento ao cliente. A automação agiliza processos, mas também traz o desafio sobre como manter o toque humano nas interações,…
6 soluções para alavancar as vendas online de maneira inteligente Ferramentas que promovem a automação do marketing para e-commerce contribuem de maneira estratégica para o aumento de até 50% na conversão de pedidos Parte da rotina do consumidor brasileiro, o e-commerce vem ganhando cada vez mais adeptos. Tanto, que de…
Personalização estratégica: Um meio de gerar boas experiências e fidelizar clientes, por Paulo Curro* Sabe aquela sensação agradável de entrar em uma loja e o vendedor conhecer você, saber sobre suas preferências, as necessidades que tem no atual momento da sua vida? Do que você gosta e do que não…
CRM desenvolve dados e impulsiona personalizações mais precisas, por Renan Marafigo* Personalizar a experiência do cliente deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para marcas que querem se destacar. Adaptar ofertas e conteúdo com base nos interesses dos usuários gera mais engajamento e vendas, fortalecendo o relacionamento com…
Como a lealdade ativa pode transformar clientes em fãs? Por Aluísio Cirino* Hoje, em meio a um mercado cada vez mais competitivo, ter a lealdade ativa dos clientes é um grande diferencial para as empresas que desejam se destacar. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da…
O caminho do crédito inteligente: a tendência do uso de dados, IA e do open finance, por Rogerio Melfi* Quem realmente te conhece é capaz de te surpreender. Quem te conhece apenas de forma superficial, no máximo, faz sugestões genéricas. Esse princípio, tão verdadeiro nas relações humanas, está se tornando…
A nova era do varejo: como a digitalização do PDV está redefinindo a experiência do cliente, por Paulo Moratore* Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico brasileiro, há um fator que não muda: o brasileiro gosta mesmo é da loja física. Ao menos 89% das vendas totais do varejo em…
Por que a inteligência artificial melhora a experiência do cliente? Para os varejistas, essa tecnologia é uma grande diferenciação O varejo está passando por uma grande transformação, principalmente impulsionada pela inteligência artificial (IA). Com a crescente digitalização dos negócios e a mudança nos hábitos de consumo, a IA se tornou…
No marketing B2B Tech, existem coisas simples de entender, mas complexas de executar, por Mário Soma* O marketing B2B Tech é um terreno em que a complexidade das decisões de compra se mistura com a necessidade de uma abordagem altamente estratégica. E, nesse cenário, as empresas falham com muita frequência…
A experiência do consumidor como vantagem competitiva, por Claudia Bouman* Com concorrência mais acirrada e consumidores cada vez mais exigentes, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos de marcas, empresas e produtos e trouxe destaque ainda maior para a gestão eficaz da experiência do consumidor (CXM…
Super agentes de IA: A revolução bancária e financeira em 2025, por Fabrício Vaz* A evolução da inteligência artificial (IA) alcançou um novo patamar em 2025, consolidando-se como o “ano dos agentes de IA” no cenário global. No setor bancário e financeiro brasileiro, essa inovação promete uma verdadeira revolução nos…
GEO: 4 dicas para começar a melhorar a presença de sua marca em respostas de IA • Com a ascensão das buscas por IA, empresas precisam adaptar suas estratégias para garantir visibilidade nas respostas automatizadas• Nova abordagem amplia o SEO tradicional e ajuda marcas a se posicionarem como fontes confiáveis…
Marketing offline: ainda é vantajoso para as empresas? Por Renan Cardarello* A imersão digital foi um movimento natural do mercado com o avanço da conectividade global, levando uma série de empresas e pessoas a sentirem a necessidade de estarem presentes nesse espaço para se relacionarem com os outros. Porém, assim…
Mais lucro e menos esforço com IA: é o caminho para produtividade e lucros Atualmente, para facilitar o caminho do negócio ao sucesso, é indispensável contar com inteligência artificial (IA). Isso porque, com essa tecnologia, é possível tornar os processos internos mais simples, além de transformar positivamente a experiência do…
Quem é o responsável pela reputação de uma empresa? Por Victor Olszenski* Reputação é o que se fala de uma empresa – e não o que ela diz ou pensa sobre si mesma. A questão é que o que se fala nem sempre resulta de uma análise racional. A reputação…
Como transformar a promoção em uma estratégia de fidelização Especialista explica como varejistas podem ir além dos descontos para conquistar clientes a longo prazo A ideia inicial de fazer promoções surgiu como uma oportunidade para o varejo impulsionar vendas e atrair clientes. Encontradas na Black Friday dos Estados Unidos, evento…
Falsificação não é novidade, mas há solução: mensagens RCS garantem segurança e confiança para os usuários O RCS permite que as marcas se comuniquem de forma segura e verificada com os usuários, tornando-se uma ferramenta essencial para combater o spoofing Imagine receber uma ligação do seu banco ou uma mensagem…
Zendesk revoluciona a experiência do cliente com o lançamento da Zendesk Resolution Platform com Agentic AI Zendesk também anuncia o Employee Service Suite, uma solução inteligente que transforma o atendimento aos colaboradores A Zendesk, pioneira em serviços impulsionados por agentes com inteligência artificial (ou Agentic AI-powered service, em inglês), anunciou…
Atendimento ao cliente: profissão de agente evoluirá, mas não desaparecerá, afirma Foundever Empresa líder global em contact center destaca que a previsão do Fórum Econômico Mundial sobre o fim da profissão será redefinida, abrindo espaço para a evolução e o aprimoramento profissional Até 2030, inúmeras profissões correrão riscos de desaparecer.…
IA analisa as interações com os clientes e fornece insights baseados em dados, otimizando o atendimento Ela processa milhares de chamados e transforma dados em insights acionáveis para melhorar percepções e processos das empresas Muitas vezes, uma central de atendimento está condicionada a receber ligações, encontrar soluções, anotar o motivo…
Vendas on-line: conheça os 6 principais erros no e-commerce e como evitá-los Em 2024, o e-commerce brasileiro cresceu 10,5% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 204,3 bilhões arrecadados. Ao todo, o número de compradores online no país alcançou 91,3 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).…
Decifrando o consumidor moderno: como a IA pode (e deve) ir além da personalização superficial, por Eduardo Ribeiro* Os hábitos de consumo mudam constantemente, acelerados pelo avanço tecnológico. Neste contexto, o varejo também ganhou novas ferramentas para acompanhar o ritmo, acompanhando rastros digitais — cliques, curtidas e carrinhos abandonados —…
Guia da KPMG aponta os seis pilares de transformação do varejo orientada a dados A KPMG publicou um guia prático para que os executivos do setor de varejo possam reduzir a lacuna que existe entre a coleta de dados dos consumidores até o impacto que essas informações trazem efetivamente para…
Na contramão da volta ao presencial, home office segue como aposta no call center . Segundo dados da Associação Brasileira de Telesserviços, mais de 25% das operações do setor permanecem100% remotas. Colaboradores destacam ganho de produtividade e maior qualidade de vida Enquanto nos Estados Unidos o retorno ao trabalho presencial…
Quase um terço dos brasileiros vê compras online como a atividade mais vulnerável a fraudes, mostra pesquisa Especialista da Pagsmile revela estratégias para reverter o cenário Apesar do crescimento no comércio eletrônico ao longo dos anos, esse setor tem enfrentado barreiras significativas relacionadas à confiança dos usuários. De acordo com…
A diferença entre conversão e geração de oportunidade real no marketing B2B Tech, por Mário Soma* Quando o assunto é marketing B2B, especialmente no mercado de tecnologia, muitas vezes eu noto confusões no entendimento de alguns profissionais entre conversões com oportunidades reais de negócio. Essa situação pode gerar relatórios inflados,…
Conheça tecnologias que melhoram a experiência do cliente e potencializam a conversão de negócios A recente celebração do Dia do Consumidor reforçou a importância de um atendimento ágil, personalizado e eficiente para conquistar clientes e impulsionar negócios. A Dígitro Tecnologia, empresa brasileira com 47 anos especializada no desenvolvimento de soluções…
Pesquisa: transformação digital e IA são vistas como essenciais para a sobrevivência do setor de seguros Em novo relatório da Concentrix, 80% dos executivos entrevistados, incluindo do Brasil, afirmam que a transformação digital é valiosa para que as seguradoras se mantenham relevantes, bem como se tornem competitivas e resilientes A…
Como RPA, IA e BPM estão transformando a experiência do consumidor, por Fernando Baldin* A automação e a inteligência artificial (IA) estão revolucionando o atendimento ao cliente, proporcionando experiências mais eficientes, ágeis e personalizadas. À medida que as empresas buscam aprimorar a jornada do consumidor, três pilares tecnológicos emergem como…
Erros de marketing no e-commerce: saiba quais são e como revertê-los, por Felipe Rodrigues* As perspectivas do e-commerce brasileiro são bastante interessantes. As compras online caíram no gosto da população que, desde a pandemia, só amplia o volume de compras feitas digitalmente. Tanto, que a expectativa da Associação Brasileira de…
Especialista da Twilio aponta como os agentes de IA transformarão o atendimento ao cliente nos próximos anos Tecnologia é o próximo passo na evolução da IA generativa e possui total sinergia com a criação de uma CX única A experiência do cliente (ou CX) sempre foi um dos principais focos…
O futuro do engajamento digital no setor financeiro: personalização e eficiência como diferenciais competitivos, por Jorge Iglesias* No atual cenário do setor financeiro, a maximização da rentabilidade das empresas não se limita à aquisição de novos consumidores. A verdadeira chave para o sucesso reside na inteligência analítica, na automação estratégica…
Ingrid Guimarães e American Airlines: a crise desnecessária, por Claudia Bouman* Tarimbada em comédias desde sua chegada ao humorístico Chico Total nos anos 1990, na TV Globo, até longa-metragem como Minha Mãe é uma Peça: O Filme e seriados em streaming, a exemplo de Eleita (Prime Vídeo), a goiana Ingrid…
4 estratégias para melhorar a experiência do cliente em diversos canais de atendimento CEO da Minds Digital destaca como a integração de pontos de contato, o uso de IA e biometria de voz estão revolucionando a experiência do consumidor; resultados são impactantes para as empresas Garantir experiência positiva ao consumidor…
Atendimento ao cliente na era digital: como IA e análise de dados podem prevenir crises como as enfrentadas pela American Airlines Leandro Pupo Natale é professor nos cursos de graduação e especialização (Lato Sensu) da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dirceu Matheus Junior é professor nos…
Especialista da VR Software orienta varejistas sobre como potencializar resultados com a integração de canais online e offline Conhecido como a ‘Black Friday’ do primeiro semestre, o Mês do Consumidor é uma oportunidade estratégica para empresas ampliarem suas vendas e estreitarem o relacionamento com os clientes. Durante o período, o…
Stefanini Group mostra como IA pode transformar os negócios Com mais de 250 casos de uso em operação em 100 clientes, empresa se destaca como parceira tecnológica orientada a resultados Não é nenhum exagero dizer que a inteligência artificial (IA) é o assunto do momento no mundo da tecnologia. Tem…
De local para global: a telefonia em nuvem como aliada da expansão internacional, por Emerson Carrijo* Em uma era de negócios sem fronteiras, como garantir que sua empresa esteja sempre conectada? A resposta pode estar na telefonia em nuvem, uma solução essencial para empresas que desejam crescer sem complicações. Imagine…
Confira dicas essenciais para aumentar o relacionamento com seu cliente através da inteligência artificial Uma das datas mais esperadas do ano é o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, que cai no terceiro sábado do mês. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo…
Empresa cria clube de associados com foco em revolucionar o atendimento ao cliente em toda a sua jornada Clube Casa Une é um divisor de águas para que call centers entendam que seu repertório cultural, visão estratégica e capital social são os seus ativos mais valiosos • A Casa Une…
Nova era do atendimento ao cliente: WhatsApp como canal, IA como motor, por Renan Marafigo* O atendimento ao cliente está passando por uma transformação profunda. Com o avanço da tecnologia, os canais de comunicação evoluíram, e o WhatsApp tornou-se uma das principais plataformas no Brasil para interações entre empresas e…
Como a automação ajuda a garantir qualidade e eficiência Aderir à automação e transformação digital tem sido uma premissa para as empresas sobreviverem nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, no Brasil, o mercado da indústria 4.0 deve chegar a US$5,62 bilhões até 2028, de acordo com o estudo…
A transformação ágil como diferencial no atendimento ao cliente, por Maria Clara Ramos* O mundo está em constante transformação. Assim também está o mercado consumidor, cada vez mais exigente e atento àquilo que consome. Nunca foi tão relevante oferecer uma boa experiência de compra e uso para fortalecer os laços…
Relacionamento com o cliente melhora com análise de sentimentos É essencial contar com essa função no contato com o público No ambiente corporativo digital e dinâmico de hoje, a capacidade de extrair informações estratégicas a partir de dados brutos se tornou essencial para manter a competitividade. As interações com clientes…
O que jamais esquecer ao implementar um programa de fidelidade, por Paulo Curro, Fábio Santoro e Leandro Torres* Os números comprovam: programas de fidelização caíram no gosto dos brasileiros. Sejam eles consumidores em busca de descontos, benefícios e outras vantagens; sejam empresários e empresas que enxergam na fidelização uma forma…
O que esperar dos negócios, marketing e da comunicação em 2025? Por Sabrina Capozzi* Em 2025, os negócios, o marketing e a comunicação estarão muito influenciados por uma combinação de fatores tendo como foco a transparência, inovação tecnológica e o compromisso com questões sociais e ambientais. A confiança será um…
Indústria aposta em IA generativa para aumentar vendas Relatório da Yalo e projeções do Gartner indicam que a IA generativa será relevante na estratégia comercial em 2025 A inteligência artificial vem modificando a dinâmica de distribuição e de vendas na indústria brasileira, principalmente em negócios estratégicos com pequenos varejistas. Um…
Excelência no atendimento ao cliente para uma boa experiência na jornada do consumidor, por Rodrigo Bocchi* Com soluções personalizadas, estratégia omnichannel integra qualidade, compreensão do comportamento do cliente e constrói relação de confiança Os múltiplos canais de comunicação das empresas, como Instagram, Facebook, WhastApp, até chats e atendimento telefônico, devem…
Carga horária reduzida do call center pode aliviar a rotina sobrecarregada das mulheres Apesar dos desafios, elas ocupam a maioria dos cargos de liderança no setor Mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e no setor de call center não seria diferente, de acordo com o…
Gestão de marketing: como planejar o futuro dos negócios, por Bruno Camargo* Plataformas de gestão de marketing têm se mostrado promissoras para apoiar os profissionais do setor O consumidor atual está cada vez mais conectado, exigente, participativo e buscando experiências personalizadas, com valores que estejam alinhados às suas crenças. Dados…
O atendimento humano é otimizado com IA A ferramenta deve ser um complemento e não uma substituta A integração entre soluções de atendimento ao cliente e inteligência artificial (IA) é uma tendência com constante avanço. No entanto, isso não significa o desaparecimento da presença humana nos call centers. Conforme a…
O poder da IA empática para encantar o cliente, por Rodrigo Villela* A Inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada para estreitar o relacionamento das marcas com os clientes, para construir e cultivar experiências personalizadas que reflitam de fato suas necessidades e interesses. Isso porque a análise de sentimentos…
Atender bem para fidelizar: 4 dicas para evitar falhas no atendimento Mais do que prevenir contratempos, conter essas falhas é uma oportunidade para fortalecer relações e criar experiências para os clientes Um bom atendimento é quesito obrigatório quando se trata de fidelizar o cliente. As interações entre marcas e consumidores…
O varejo vende sem o WhatsApp? Especialista mostra quatro maneiras para transformar o WhatsApp em uma máquina de vendas A plataforma de mensagens WhatsApp é uma das mais utilizadas no Brasil. Dentro dela, além da comunicação direta, surgiram outras funcionalidades, como a venda de produtos e serviços. Nesse sentido, os…
Dicas de como combater o telemarketing abusivo e utilizar a telefonia empresarial de forma ética, por Kathia Alves* O telemarketing abusivo se tornou uma das maiores queixas dos consumidores brasileiros. Entre 2022 e 2024, foram registradas mais de 1 bilhão de chamadas indesejadas, o que evidencia um problema persistente no…
O tripé que sustenta o futuro do varejo, por Thales Zanussi* Compras via QR Code, propagandas e promoções entregues pelas redes sociais ou até mesmo vendas iniciadas diretamente nessas plataformas e campanhas conduzidas por influenciadores.. O varejo está em plena transformação – e não há caminho de volta. O comportamento…
ChatGPT agora faz agendamentos: O novo marco da inteligência artificial na rotina dos usuários Nova funcionalidade permite que usuários automatizem compromissos, otimizem suas rotinas e reduzam tarefas burocráticas. Tecnologia impulsiona negócios, melhora a experiência do cliente e reduz custos operacionais A inteligência artificial acaba de dar mais um passo significativo…
Pesquisa da Trend Micro revela percepções e hábitos dos consumidores em relação a golpes digitais Estudo em parceria com a GASA mostra que os consumidores perderam mais de US$ 1 trilhão em golpes, em 2024, em todo o mundo Pesquisa da Trend Micro, líder global em segurança cibernética, revela uma…
O que faz o consumidor perder a confiança nas marcas? Por Larissa Lopes* Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informação. São inúmeras mensagens chegando por todos os lados: ofertas, lembretes de pagamento, cobranças, convites e muito mais. Mas, ao invés de facilitar a vida do consumidor, essa enxurrada…
Como serão os consumidores da geração Beta? Por Luiz Correia* Mais uma geração surgindo. Os primeiros dias de janeiro foram marcados pelo nascimento daqueles que irão compor a chamada geração Beta, em mais um ciclo demográfico que se estenderá até 2039. Assim como as anteriores, seus membros podem trazer perfis,…
Gestão de equipes e liderança eficaz: como impulsionar resultados no atendimento ao cliente Com processos organizados e equipes capacitadas, as empresas aprimoram o atendimento e fortalecem o relacionamento com o cliente Garantir um atendimento de qualidade ao cliente não depende apenas da simpatia ou agilidade dos atendentes. Por trás de…
O futuro da experiência do cliente: 5 estratégias para inovar no atendimento digital De inteligência artificial generativa até biometria de voz, as principais tendências e tecnologias para oferecer uma jornada do cliente mais eficiente, segura e personalizada O conceito de experiência do cliente (CX) deixou de ser um diferencial competitivo…
IA vs. IU: qual é a verdadeira revolução? Por Phillip Miller* A inteligência artificial não é uma novidade no cenário tecnológico. Durante anos, algoritmos de IA e aprendizado de máquina (ML) foram instrumentos silenciosos por trás de muitas de nossas interações digitais diárias. Tomemos como exemplo o sistema de recomendações…
5 tendências para e-commerce e plataformas digitais em 2025 Executivo da A&EIGHT elenca principais expectativas do público, além de pontos de atenção, visando o planejamento de marcas para os próximos anos Com o final de janeiro, as perspectivas para o e-commmerce nos próximos anos tem ficado cada vez mais sólidas.…
Como realizar um carve-out sem interrupções no varejo brasileiro? Espera-se que o crescimento do e-commerce no Brasil continue avançando a uma taxa composta anual de 22% até 2025. No dinâmico e competitivo mercado varejista brasileiro, fusões e aquisições estão se tornando cada vez mais comuns. O sucesso desses processos não…
Reduzindo o volume de calls com soluções aplicadas no produto: A chave para uma experiência fluida, por Harold Schultz* O sucesso de uma empresa na era digital depende cada vez mais de sua capacidade de oferecer uma experiência fluida e intuitiva para seus clientes. Embora o first call resolution (FCR)…
Comportamento do consumidor: a personalização por meio da IA vai conquistar ou afastar os clientes? Por Fernando Wolff* Com o avanço das tecnologias, cada vez mais as empresas estão investindo em inteligência artificial como uma aliada na estratégia de negócios, principalmente para atrair e reter clientes de maneira personalizada. Porém,…
O papel da IA na experiência do cliente, por Fábio Damas* O termo “o cliente é rei” nunca fez tanto sentido como agora, na era da experiência do cliente (CX), em que um dos tópicos mais importantes dentro do planejamento das empresas é proporcionar interações mais personalizadas, eficientes e ágeis…
Agentic AI: O caminho do hype para a prática, por Jorge Moskovitz* Para muitos, o futuro parecia distante. Mas, observando as últimas discussões, conseguimos notar que ele já bateu à nossa porta! E envolve a agentic AI, o novo hype da tecnologia, que representa um salto evolucionário em inteligência artificial…
O futuro da fidelização de clientes: especialista aponta as principais tendências do setor para 2025 Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) revela que a hiper personalização será um dos pilares centrais dos programas de fidelidade, liderando as estratégias de engajamento com os consumidores.…
Cinco dicas para não cair em golpes telefônicos, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços De acordo com um levantamento realizado pela Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP), golpes eletrônicos tiveram um aumento de 45% em 2024, em relação ao ano anterior, somando cerca de 5 milhões…
IA agêntica é nova promessa de inovação para 2025, por Rafael Brych* Se, nesses dois últimos anos, o surgimento da inteligência artificial generativa nos serviu como um vislumbre do potencial dessa tecnologia – e, devemos concordar – teve um impacto razoável em áreas como atendimento ao cliente, em 2025 deveremos…
CX: Como a personalização por meio de dados tem revolucionado a jornada de compra Zendesk aponta que personalização gera fidelidade do cliente; CEO da Minha Quitandinha destaca a importância dos dados para a jornada de compra De acordo com o relatório CX Trends 2025, elaborado pela Zendesk, em uma realidade…
7 tendências do marketing digital para 2025 Rafael Pittigliani, CEO da NeoPerformance, detalha como inovação e integração de dados irão moldar o mercado e desafiar práticas tradicionais O marketing digital tornou-se indispensável para grandes empresas ao redor do mundo, especialmente na busca por atrair consumidores para seus produtos, serviços e…
Call center impulsiona inclusão e geração de empregos no Brasil Setor se destaca como porta de entrada para o mercado de trabalho, promovendo diversidade, ascensão profissional e impacto social positivo O setor de call center tem o importante papel na economia brasileira e colabora fortemente com a geração de empregos…
Os maiores erros ao lançar um produto e como evitá-los Dicas de Rafael Ribas para melhorar seus lançamentos em 2025 Lançar um novo produto é sempre um desafio, especialmente em mercados cada vez mais competitivos. Desde a concepção até a chegada ao consumidor final, erros estratégicos podem comprometer meses de…
5 passos para irritar estudantes na volta às aulas Universitários querem processos descomplicados na hora de solucionar dúvidas e problemas; a falha na resolução prejudica a experiência Engana-se quem acha que estudantes universitários não são “consumidores” exigentes. Um bom relacionamento no atendimento pode ser essencial para a continuidade do estudo…
Plataforma líder em engajamento de clientes contrata talentos em diversas áreas Oportunidades oferecem salários competitivos, cultura global premiada e benefícios atrativos A Braze, plataforma líder em engajamento de clientes reconhecida pelo Great Place to Work®, inaugurou recentemente um novo escritório em São Paulo e está contratando profissionais fluentes em inglês…
Do chatbot à personalização total: o futuro do atendimento ao cliente com IA, por Carla Cavalcanti* A inteligência artificial (IA) revolucionou o atendimento ao cliente nos últimos anos, trazendo melhorias significativas em eficiência e personalização. Ferramentas como chatbots e assistentes virtuais desempenham um papel crucial ao oferecer respostas rápidas e…
Nova pesquisa da Nvidia destaca as últimas tendências em IA aplicadas ao setor financeiro Pesquisa State of AI in Financial Services revela que as empresas estão usando IA para aumentar receitas, reduzir custos e abrir novas linhas de negócios O setor de serviços financeiros está atingindo um marco importante com…
Proteção de dados no Brasil: A segurança como prioridade no setor corporativo, por Wellington Figueiredo* O Dia Internacional da Proteção de Dados, reforça a importância da privacidade em um mundo cada vez mais digital. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2020, trouxe novas…
O que esperar do Agentforce 2.0: como a tecnologia transformará o atendimento ao cliente em 2025 Com lançamento em fevereiro, CEO da SysMap faz uma análise da nova versão e como de fato pode beneficiar os negócios na prática A evolução do atendimento ao cliente está diretamente ligada às mudanças…
Transformando cada detalhe em fidelização: como extrair o máximo da experiência do cliente, por Filipe Cotait* Saiba como a proteção de dados e personalização podem conquistar a confiança e a lealdade dos consumidores A fidelização de clientes não depende apenas de oferecer um bom produto ou serviço e este ano…
As tendências de relacionamento com o cliente para 2025, por Márcia Reismann* Hiperpersonalização é uma das chaves para um bom relacionamento com o cliente O avanço da tecnologia mudou como as pessoas se relacionam nos mais diversos âmbitos da vida, principalmente com as marcas. Atualmente, os consumidores procuram ser atendidos…
Como as marcas podem criar experiências imersivas e personalizadas com a IA? Por Laurent Delache* A inteligência artificial (IA) já se tornou uma ferramenta essencial para as empresas que buscam oferecer experiências memoráveis aos seus clientes. Ao personalizar interações e criar ambientes imersivos, a IA fortalece o relacionamento com o…
IA precisa de integração para alcançar melhores experiências de compras, por Luis Ramos* Imagine um cenário em que você está buscando uma peça de roupa para um show amanhã. Com um simples comando de voz, seu dispositivo busca opções alinhadas ao seu estilo, orçamento e evento, apresentando alternativas de compra…
Líderes de marketing não se sentem prontos para a GenAI e o impacto da tecnologia ainda é considerado pequeno na área Novo estudo da Kantar também lista formas como a inteligência artificial pode ser usada para otimizar o trabalho de marketing A maioria dos líderes de marketing se sente despreparada…
Agentes de IA: uma nova era empresarial, por Paulo Laurentys* O mundo digital desafia empresas de todos os tamanhos a gerenciar grandes volumes de dados, fluxos de trabalho dinâmicos e uma crescente pressão para respostas rápidas e precisas. Nesse cenário de alta competitividade, em que cada minuto conta, a capacidade…