Transformação digital no setor público impulsiona eficiência em prefeituras e economia de milhões de reais durante a pandemia
Gestão pública de municípios em diversas regiões amplia eficiência de serviços e acesso aos cidadãos, reduz tempo de espera e impactos no meio ambiente
Dados da última Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2019) mostram que dos 5570 municípios brasileiros, 5480 possuem algum tipo de serviço de atendimento ao público à distância, sendo a Internet o meio mais utilizado, com prevalência de 89%. Mesmo com esse tipo de recurso disponível na maioria das cidades, a gestão pública no Brasil ainda apresenta grandes desafios.
A morosidade das tratativas, os problemas com longas filas de espera, a deficiência e má organização de dados e protocolos, a falta de acesso e garantia a direitos civis e de políticas consistentes são alguns resultados da ineficiência da prestação de serviços públicos. Um problema grave, que urge resolução.
Atenta à demanda de transformação tecnológica, a 1Doc – empresa que está na liderança de trabalhos com digitalização de gestões públicas – desenvolveu uma plataforma que organiza e simplifica processos administrativos de maneira fácil, intuitiva e 100% digital.
“Ao propor a digitalização desses processos, com extinção do uso de papel na administração pública e aderir à gestão de documentos em nuvem, a ferramenta gera uma redução muito significativa no tempo das tratativas internas, aumentando a eficiência e transparência, o alcance e o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Também permite grande economia de recursos humanos, financeiros e ambientais, crescendo a produtividade e reduzindo gastos com impressões que chegam a milhares de reais ao ano”, explica Jeferson de Castilhos, Fundador da 1Doc.