Queda nas atividades de serviços pode ser deixa para investimento em marketing, diz especialista
Depois de 4 meses de expansão, PMI baixa em janeiro e soluções em marketing e publicidade podem melhorar cenário
Em meio à alta dos casos de Covid-19 no país, que diminui volume de novos negócios e, consequentemente, gera cortes nas empresas, foi registrada queda no setor de serviços de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês). “O setor de serviços tem relação estreita com o marketing de marca. Em cenário de queda, investimento pode ser a chave para a retomada”, avalia Erica Gomes, partner da LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia.
O PMI de serviços apurado pelo IHS Markit caiu a 47,0 em janeiro, de 51,1 em dezembro, indo abaixo da marca de 50. A especialista explica que o mercado de serviços, diferentemente de produto físico, é composto sobretudo sobre processos e mostrar o diferencial na maneira como se aplicam esses processos. “Mostrar sua expertise, como seu negócio pode ajudar no crescimento, ou como sua metodologia é eficaz, deve ser o foco dos gestores”, diz.
“Serviços são intangíveis. Não consigo pegá-los e colocar em um caminhão, por exemplo. Por esse motivo, a maneira como a marca se comporta e se expõe para o mercado é o primeiro canal de contato com o cliente. Para isso, é importante uma estratégia de marketing pessoal adequada, visando a criação de uma persona que comunique bem ao público-alvo e facilite o engajamento”, finaliza Erica.