Pesquisa revela que 67% das pessoas com deficiência indicam falta de capacitação e acessibilidade no varejo
Levantamento da Inclue foi realizado com 116 pessoas com deficiência ou necessidades específicas
“Sofri preconceito no momento do atendimento por ser negra e pessoa com deficiência. Não fiz a compra que desejava e fui inferiorizada. Sai da loja com sentimento de vergonha causado pelo comportamento inadequado da vendedora”. “O vendedor foi até atencioso, mas me questionou por que iria comprar uma TV grande se não enxergo”.
Estes depoimentos são de pessoas com deficiência que relatam o que vivem cotidianamente quando vão a qualquer loja do varejo.
Pesquisa realizada pela Inclue – startup que oferece treinamento para lojas e agendamento de atendimento para pessoas com deficiência e mais de 60 anos – aponta que 67,2% dos entrevistados indicam falta de capacitação e acessibilidade no varejo. Do total, 26,7% estão satisfeitos com os atendimentos recebidos e 6% não opinaram. “As marcas não estão preparadas para atender as pessoas com deficiência e idosos e ainda não oferecem a elas uma boa experiência de compra. Isso faz com que tenham muitos obstáculos para consumir e pouco acesso ao varejo”, afirma Sonny Pólito, um dos fundadores da Inclue, que também é deficiente visual.