Pagamento por aproximação reduz índice de fraude em 37%
Os pagamentos por aproximação se tornaram uma tendência mundial nos últimos anos. No Brasil, 33% de todas as transações presenciais realizadas no primeiro trimestre de 2022, com uma credencial Visa, foram por essa modalidade. E apesar desse crescimento exponencial, não foi verificado aumento de casos de fraude ou reclamações. Pelo contrário: dados da Visa apontam que os índices de fraude em transações com a tecnologia por aproximação caíram 37% ao comparar o primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período do ano passado.
O Rio de Janeiro é um dos principais cases globais da Visa no mundo com a presença do pagamento por aproximação em transportes públicos e serviços, como metrô, ônibus, trem, barcas e pedágios. No estado, o número de transações Visa com essa tecnologia quintuplicou na comparação dos primeiros três meses de 2022 com os primeiros meses de 2021. Hoje, em média, uma a cada três transações Visa realizadas no Estado do Rio de Janeiro é por aproximação.
A segurança desta nova forma de pagamento tem múltiplas camadas de proteção com controles eficazes na rede do emissor para identificar e interromper potenciais tentativas de fraude. “O pagamento por aproximação oferece uma experiência de compra mais rápida, prática e segura aos consumidores, utilizando os mesmos protocolos de segurança de uma transação com chip de contato”, afirma Hugo Costa, diretor executivo de Produtos da Visa do Brasil.