O que é varejo híbrido e quando vale a pena investir nessa tendência?
O varejo híbrido combina o melhor dos mundos físico e digital. Além disso, está se tornando uma tendência dominante no mercado, oferecendo uma combinação poderosa das experiências de compra física e online. Com os consumidores buscando cada vez mais conveniência e flexibilidade, integrar os canais de vendas pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa para as empresas.
Segundo, Cesar Furtado, CEO e sócio fundador da Dom Pagamentos, plataforma de pagamento sem burocracia, a modalidade proporciona uma experiência de compra omnichannel. Isso significa que os clientes podem escolher como, quando e onde desejam fazer suas compras, combinando a conveniência do e-commerce com a tangibilidade das lojas físicas.
“Existem três tipos de varejo híbrido que as marcas podem implementar e ficar de olho. No Click and Collect, o cliente compra online e retira na loja física; no Ship from Store, a loja física serve como um centro de distribuição para pedidos online; e na experiência Integrada, o cliente pode ver produtos na loja física e comprá-los online, ou vice-versa”, destaca.
Além disso, adotar um modelo de varejo híbrido oferece diversas vantagens tanto para os negócios quanto para os consumidores, como melhor experiência do cliente, aumento de vendas e melhoria na gestão de estoque. Pensando nisso, Cesar explica quando vale a pena investir no varejo híbrido:
Expansão do alcance – se você deseja expandir seu alcance geográfico sem abrir novas lojas físicas, o varejo híbrido permite que você atenda clientes de diferentes regiões por meio do e-commerce, utilizando as lojas físicas existentes como pontos de retirada ou centros de distribuição.
Resposta à demanda do cliente – com a crescente demanda dos consumidores por flexibilidade e conveniência, oferecer uma experiência de compra híbrida pode diferenciar seu negócio da concorrência e atrair mais clientes.
Otimização de recursos – utilizar o espaço e os recursos das lojas físicas para apoiar as operações online pode ser uma maneira eficiente de maximizar o uso dos ativos existentes e reduzir custos operacionais.