Marketing de Serviços: o que é e qual sua importância para a sua empresa?
Quando se pensa em termos de divulgação de uma marca, as ações de marketing se tornam importantes. Mas, é preciso entender uma diferença essencial: a publicidade de serviços é diferente da aplicada a produtos
A venda de produtos é mais simples. Afinal, ela se trata de objetos que podem ser vistos e tocados. Quando essa mesma régua é aplicada aos serviços, esse cenário muda: eles são entregues por meio de ações, ou seja, não são tangíveis.
No entanto, é válido ressaltar que o mercado de serviços é um dos mais importantes no cenário nacional. Para se ter uma ideia, o setor representa cerca de 75% do PIB (Produto Interno Bruto), o que mostra o quanto ele é indispensável para o crescimento do país.
Nesse sentido, saber como conduzir da melhor maneira possível o seu negócio de prestação de serviços é fundamental, e o marketing pode ajudar nesse processo.
Para entender mais sobre o assunto, siga na leitura deste conteúdo.
O que é o marketing de serviços?
O marketing de serviços se trata de um conjunto de técnicas e de estratégias que são importantes para promover uma determinada ação prestada por um profissional ou empresa, e que podem ser do interesse do consumidor.
Assim, para ser desenvolvido com assertividade, ele é baseado em sete princípios, também chamados de 7 P’s do marketing de serviços, que são:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção;
- Processos;
- Pessoas;
- Palpabilidade.
O produto é aquilo que é oferecido pelo estabelecimento, seja uma manutenção ou uma consulta médica, e que podem fazer toda a diferença para a necessidade do cliente.
O preço é outro ponto fundamental no marketing de serviços. Ele deve ser pensado de modo a valorizar o trabalho profissional ao mesmo tempo em que faça sentido para o comprador realizar o investimento.
A praça é o que determina o local onde o serviço é prestado, que pode ser em domicílio ou no estabelecimento físico do prestador.
A promoção diz respeito a publicidade, que pode ser feita via Facebook ou Instagram Ads, Google Ads e até por ações de outbound, como panfletagem.
Os processos se tratam da maneira como o serviço vai ser prestado, o que traz mais segurança e confiança para o cliente. Assim, quando bem realizado, pode ser o que fidelizará o público.
Em paralelo, as pessoas são os colaboradores contratados pela sua empresa e responsáveis por prestar o atendimento.
Por último, a palpabilidade é a maneira como o seu serviço se torna tangível, seja por depoimentos, fotos ou presença nas redes sociais.
Como funciona o marketing de serviços
Para que o marketing de serviços seja colocado em prática, é necessário considerar os princípios dele, para que eles possam oferecer uma percepção real do que está sendo oferecido pelo seu estabelecimento.
Dessa forma, do mesmo modo que para contratar a publicidade do Facebook você desejará saber como funciona o Facebook Ads e o que ele te oferece, na contratação dos serviços da sua empresa o cliente vai querer entender o que ele obterá ao chamar a sua empresa.
Por isso, para um marketing de serviços eficiente é necessário focar nas pessoas, garantindo um bom treinamento e preparo técnico da equipe.
Além disso, saber explorar os diferenciais que o seu estabelecimento presta na divulgação dele é fundamental.
Ao mesmo tempo, investir em inbound marketing para promover bons conteúdos e atrair clientes é essencial para começar a trabalhar a autoridade da sua marca, o que vai aumentar a visibilidade dela dentro do seu segmento.
Por fim, acompanhar as métricas dos anúncios, por exemplo, é essencial para entender se eles despertam a atenção do público, e assim conseguir construir campanhas cada vez mais direcionadas e produtivas.
Os benefícios do marketing de serviços
Investir em publicidade é uma necessidade para que as empresas consigam otimizar os seus resultados, atraindo clientes e conseguindo se tornar uma referência dentro do setor em que atuam.
Nesse sentido, nada mais importante do que trabalhar o marketing dos serviços prestados pela sua companhia, justamente para que mais pessoas sejam impactadas e possam contratá-la mais facilmente.
Além disso, o marketing ajuda a fortalecer a marca, o que vai fazer toda a diferença no crescimento e consolidação dela no mercado em geral.
Por isso, se você ainda tinha dúvidas da importância desse tipo de publicidade para o seu estabelecimento, não deixe de realizar campanhas e consiga que o seu negócio se torne um modelo de prestação de serviço no seu setor.