Mapa da empatia: entenda tudo sobre o que se passa na cabeça de seu cliente
Técnica já está sendo usada por boa parte do mundo corporativo
Ao abrir uma empresa e pensar em uma boa estratégia de captação de clientes e outras campanhas de marketing, uma das principais dúvidas que os empresários têm é como conhecer o seu público a fundo. E fato é que nem todas as empresas poderão conhecer 100% o perfil dos clientes; no entanto, por meio de algumas estratégias, você consegue entender o que se passa na cabeça do seu cliente na hora de decisão de compra. E isso pode ser feito por meio de uma estratégia moderna, que se chama mapa da empatia.
Conheça o mapa da empatia
Como o tema tem chamado a atenção nos últimos anos, a empatia dominou inclusive o mundo corporativo e do empreendedorismo, para melhorar os fluxos de trabalho e o espírito de equipe. A empatia, basicamente, diz respeito a se colocar no lugar do outro, de maneira a compreender melhor os sentimentos e as reações do outro nas mesmas circunstâncias. Na prática, a empatia tem o poder de melhorar as relações interpessoais, pois faz com que os conflitos diminuam, tornando as possíveis discussões mais tranquilas e menos acaloradas.
Basicamente, o mapa da empatia é uma técnica que tenta compreender o que se passa na cabeça dos clientes, de maneira que a empresa se coloca no lugar dos seus clientes. Ele foi desenvolvido pela empresa Xplane, que é especialista em consultoria de design thinking. O mapa da empatia tem um aspecto bastante visual e de gestão, que pode ser desenvolvido em softwares de desenho, em papel sulfite ou mesmo em uma lousa com post-its.
E como ele funciona na prática? Você deve reproduzir a jornada do cliente de uma maneira visual. Ou seja, faz um levantamento de hipóteses do público da empresa, a partir de perguntas: quem é o cliente? O que ele vê? O que ele procura? Do que ele precisa? O que ele deseja? O que ele fala? Quais as suas dores?
Outros pontos que também podem ser levantados é a respeito da forma de pagamento que o seu cliente preferirá utilizar para as compras na loja – cartão de débito, cartão de crédito, Pix ou boleto? A partir daí, desenvolve-se uma persona, que é a caracterização de um indivíduo para representar todos os clientes da marca. Isso aproxima a sua marca do público-alvo, pois funciona como um norte para as campanhas de publicidade e marketing.