Live commerce diárias: empresas apostam na periodicidade para se aproximarem dos consumidores
A disponibilidade de atendimento ao vivo impacta na construção de vínculos mais fortes com os clientes
Os brasileiros têm hábitos diários de assistir novelas, telejornal, interagir com as redes sociais e por que não desenvolveria de realizar compras em live commerce? Apostando na construção e manutenção de vínculos ainda mais fortes com seus consumidores, algumas empresas já têm investido em lives diárias como forma de se aproximarem cada vez mais dos seus clientes, reforçando o consumo não só de produtos, mas de uma experiência de compra que oferece disponibilidade diária de atendimento, informações, ofertas e promoções para os clientes.
Nessa modalidade, as estratégias podem ser diversas e devem estar alinhadas com os produtos e os consumidores. A loja online de vinhos Evino, por exemplo, possui um sommelier como apresentador das lives, que descreve detalhadamente os produtos e oferece ofertas e promoções exclusivas aos clientes ao longo do dia. Na transmissão ao vivo, os consumidores além de conhecer mais sobre os vinhos, recebem dicas e informações sobre sugestões de acompanhamentos que podem ser consumidos com o produto, a origem geográfica e harmonização, por exemplo. Por sua vez, no e-commerce da loja de móveis Madesa os clientes podem acessar as lives da empresa, que são mediadas por um especialista que pode fazer apresentações, conversar sobre os sobre os produtos e tirar as dúvidas dos clientes, auxiliando e personalizando a realização da compra.
Esses exemplos de sucesso de live commerce diárias possuem parceria com a StreamShop, plataforma de vendas digitais e startup pioneira em live commerce no país. Marcio Machado, CEO e fundador da StreamShop, explica que a startup oferece diferentes formas de comunicação com o público. Ela pode ser no formato 1to1, em que o vendedor atende exclusivamente um comprador, ou 1 to many, em que um vendedor fala com um número ilimitado de pessoas
(Foto: Henrique Padilha)
Nessa periodicidade o conteúdo precisa ser pensado de forma estratégica. “As lives diárias são uma estratégia interessante quando pensamos em vínculo, considerando que quando o cliente vai fazer a compra online no e-commerce, ele pode ter uma experiência mais personalizada e interativa. O grande diferencial é que além da apresentação do produto é possível desenvolver informações correlatas, históricas, contextualizadoras, entre outras, que conectam ainda mais os consumidores e os produtos”, complementa Marcio Machado.