Lideranças femininas no mercado de tecnologia fomentam a inclusão e geração de empregos do setor
KingHost tem 50% dos cargos de liderança gerido por mulheres
Uma empresa que está no ramo de tecnologia, atualmente, deve desenvolver práticas que sirvam não só de exemplo para o mercado, mas também fomentar ideias livres de preconceito e ações positivas para que haja uma maior diversidade nas organizações. Este é o caso da KingHost , empresa de soluções digitais, que tem 50% da alta liderança da empresa composta por líderes femininas, e as mulheres representam hoje 38% da totalidade de cargos de liderança.
Ao longo da história da humanidade, mulheres em cargos de liderança foram responsáveis por grandes feitos tecnológicos. A matemática Ada Lovelace trabalhou em conjunto com Charles Babbage na Universidade de Londres e desenvolveu uma forma de programar máquinas com algoritmos matemáticos. Hedy Lamarr foi co-inventora do sistema que serviu de base para as tecnologias wireless. Grace Murray Hopper foi a inventora responsável do primeiro compilador de código e co-inventora do COBOL. Já Shirley Ann Jackson foi responsável por lançar as bases para soluções que revolucionaram as telecomunicações. Isso mostra que as empresas de tecnologia devem abrir espaço para a diversidade não só em cargos de liderança, mas também nos demais ambientes da empresa.
Ao criar um ambiente de confiança, profissionais, independentemente de seu gênero, raça, idade, ou qualquer outro critério, sentem-se incluídos e seguros, consequentemente mais predispostos a agir com autonomia e assumir mais riscos (características fundamentais à inovação). “Acredito que as organizações podem apoiar a aceleração dessa ruptura sistêmica impulsionando a inclusão de mulheres em capacitações profissionais para atuação no segmento de tecnologia, bem como com programas de mentoria para suporte mútuo e inspiracional de carreira no setor, e ainda, adotando critérios de diversidade em seu design organizacional para garantir a redução dos vieses inconscientes”, aponta Lívia Lampert, gerente de marketing e produto da Kinghost.