KPMG lista principais tendências para Consumo e Varejo na América do Sul em 2021
Há quatro macrotendências principais que vão impactar o setor de consumo e varejo na América do Sul em 2021. Muitas empresas estão direcionando esforços na reformulação das estratégias de negócios e revisando parcerias, enquanto outras devem rever seus modelos de custos e principalmente, propósito na sociedade em que atuam. O fato é todas farão esse movimento considerando também a centralidade do consumidor. O cliente está empoderado e se tornou o epicentro do setor, realidade que faz com que as empresas tenham que investir mais na criação de sinergias para o engajamento dos seus públicos e o crescimento sustentável dos negócios. Essas são algumas das conclusões da publicação “Consumo e varejo na América do Sul: principais tendências para 2021”, conduzida pela KPMG.
“As empresas que quiserem liderar o setor terão que cada vez mais investir em diferenciais. Os mais relevantes estão em novas tecnologias, plataformas digitais para vendas, parcerias entre empresas, cadeias de suprimentos adequadas, integradas e responsivas, uso inteligente de dados, definição de propósito, centralidade no cliente e melhoria das experiências de compras. Enquanto as tecnologias e plataformas permitem a inserção em novos mercados, a reformulação das parcerias busca identificar formas inovadoras para o enfrentamento da crise atual e desafios futuros. Além disso, é importante fortalecer o segmento, ser mais leve por meio da contínua otimização de custos e gerar desenvolvimento, agregando valor a todos os integrantes desse ecossistema”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG na América do Sul.
O conteúdo está disponível na íntegra no link – http://assets.kpmg/content/dam/kpmg/br/pdf/2021/04/Consumo-Varejo-America-Sul.pdf