Inteligência artificial mudará forma de bancos se relacionarem com clientes
Tecnologia permitirá que fintechs ofereçam serviços altamente personalizados, saiba o que deve mudar nos próximos anos
O Brasil conta com centenas de bancos e instituições financeiras desde os mais tradicionais até as novas fintechs. Com a digitalização do relacionamento com o cliente, os bancos tiveram que se adaptar e criar formas de melhorar a experiência do usuário para que ele não migre de banco. Nessa tarefa, a tecnologia e a inteligência artificial são importantes aliados.
Com tantas opções no mercado, como é que uma instituição pode se destacar da outra? O diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira, diz que isso está cada vez mais difícil. “Todos devem seguir as mesmas regras e com tantos concorrentes a tendência é que acabem oferecendo serviços, funcionalidades, sites e aplicativos semelhantes”, avalia.
O especialista afirma que a resposta para um banco ou fintech se destacar no futuro é o uso inteligente de dados. “Os sistemas que reúnem as informações dos usuários devem ser capazes de utilizá-los de forma a oferecer serviços totalmente personalizados”, explica. “A Netflix, por exemplo, utiliza os dados de navegação para mostrar conteúdos que são mais atraentes para cada tipo de pessoa, é nesse sentido que os bancos devem seguir”, completa.