Gamificação é estratégia adotada por empresas pós pandemia
A adoção do trabalho à distância não era uma realidade para 51% das empresas brasileiras, segundo estatística do início da pandemia, declarada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após o choque inicial, 80% dos gestores disseram gostar da nova maneira de trabalhar, de acordo com pesquisa da ISE Business School. E essa nova realidade trouxe mudanças significativas para dentro das empresas. Uma delas foi o aumento da importância das soluções tecnológicas dentro do mercado corporativo. Ao trazer diversão, engajamento, cooperação e competição, a gamificação é uma das ferramentas que se tornou estratégia fundamental para estimular a participação dos funcionários e colaboradores.
Para criar uma gamificação completa e com resultados, o CEO da PlayerUm, Flávio Stoliar, ressalta algumas dicas importantes:
- Empatia – Conheça as dores, necessidades e desejos do seu público-alvo;
- Storytelling – Conte uma história e dê visibilidade da jornada e da progressão dos jogadores;
- Aplicação – Estude e utilize as melhores e mais atuais linguagens e ferramentas;
- Plataforma – Distribua seu game em uma plataforma de fácil acesso, amigável e segura;
- Mecânica – Sendo um jogo ou qualquer outro app, o foco é no dinamismo e interatividade;
- User Experience – Facilite ao máximo a vida do usuário e sua experiência sensorial;
- Competição – Ofereça recompensas tangíveis e (principalmente) intangíveis aos melhores jogadores e equipes;
- Colaboração e socialização – Engaje pelo espírito de grupo e faça seu público se sentir parte da ação;
- Rankings e Conquistas – Incentive a competição saudável e instigue a evolução e o aprendizado da sua equipe;
- Resultados – Acompanhe os resultados e KPI’s de sua ação para uma melhoria contínua.