Focar em áreas promissoras é alternativa para quem busca novas oportunidades profissionais em 2021
Saúde e Indústria são áreas que mais aumentaram oferta de oportunidades
O desemprego no Brasil está chegando a patamares surpreendentes. O IBGE (Instituto Brasiliero de Geografia e Estatística) anunciou, em abril deste ano, que a taxa de desocupação do primeiro trimestre de 2021 (dezembro a fevereiro) foi de mais de 14%. Na prática, isso significa que mais de 14 milhões de brasileiros estão desempregados, sendo o maior número desde 2012 registrado na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD contínua). A recolocação no mercado de trabalho é uma realidade e configura uma disputa grande atualmente, e é por isso que uma das alternativas é focar em áreas mais promissoras para sair das estatísticas do desemprego.
A transição de carreira, porém, assusta a muitos, principalmente porque, na grande maioria das vezes, é necessário investir tempo e, por vezes, dinheiro para alcançar uma formação considerada satisfatória para ingressar na área, principalmente porque algumas já exigem um certo grau de experiência que quem está procurando a primeira oportunidade muitas vezes não tem. Muitas pessoas perguntam se vale a pena investir nessa transição e no tempo de estudo e em quais áreas investir essa dedicação – dúvidas que você poderá sanar a seguir.
Por que investir em uma nova carreira?
Esta é a primeira pergunta que se deve fazer. Por que investir em uma nova carreira e por onde começar? Em primeiro lugar, é muito importante que a transição de carreira seja feita para uma área que vá trazer um mínimo de satisfação para o profissional. Isto é, de nada adianta sonhar em migrar para a área de Tecnologia da Informação se não há interesse por programação e computadores. Decidida essa questão, investir em uma nova carreira traz novas oportunidades e novas possibilidades de crescimento profissional.
As áreas com um crescimento considerável em 2020 foram, sobretudo, as que foram obrigadas a se expandir durante a pandemia de COVID-19, principalmente a área da Saúde, que carece de funcionários enfermeiros, técnicos de enfermagem e biomédicos para análises clínicas e realização de testes de coronavírus. Outra área muito crescente foi a de Logística, porque o e-commerce explodiu em 2020, sendo um dos principais meios de consumo de milhares de brasileiros, e por isso as oportunidades para auxiliares (cargo que não exige tanta experiência) e supervisores aumentaram bastante no ano passado.
A Tecnologia da Informação também é um ramo em alta, uma vez que muitas empresas ingressaram no mundo do home office. As principais carreiras na área de TI com muitas oportunidades em aberto são analista de sistemas, analista de suporte, analista de rede, analista de dados, técnico de informática e desenvolvedor. E, por fim, não surpreendentemente, a Indústria também se expandiu, o que aumentou a oferta de vagas para montadores, operadores de máquina, manutenção mecânica e profissionais formados em engenharia mecânica e áreas relacionadas.
Se existe o desejo de ingressar em qualquer um desses ramos que estão em alta desde o ano passado, a hora é definitivamente agora. Por isso, é muito importante que você dedique tempo de estudo e procure por vagas que não exigem experiência de início para conseguir a sua primeira oportunidade em uma nova carreira. Uma dica muito importante é você procurar por pessoas que já estão na área para tirar suas dúvidas e também para estabelecer contatos, além de preparar um currículo voltado para a nova área.