Experiência do cliente: loja do futuro é a aposta do comércio para conquistar e fidelizar consumidores
Com foco no Customer Experience, as lojas físicas do varejo já passam por movimentações para se tornarem ainda mais atraentes
Valorizar a experiência do cliente tem sido, nos últimos tempos, a grande estratégia do varejo para alavancar vendas, conquistar clientes novos e manter os fiéis consumidores. O tema foi destaque, inclusive, na edição deste ano da New Retail Federation (NRF), a maior feira do setor no mundo, realizada em janeiro em Nova Iorque. Juntando o varejo físico e um bom customer experience, portanto, a principal aposta do setor agora são as lojas físicas do futuro.
A loja do futuro consiste em uma nova forma de interagir com os clientes, usufruindo principalmente de tecnologias e inovações do setor varejista. Ela promove uma fácil operação e uma estética agradável e intuitiva, com o objetivo de explorar amplas funcionalidades diariamente, como checkout mobile, sugestão de compra, conciliador automático de cartões, omnicanalidade, prateleira infinita e troca nacional.
Para ilustrar a importância de uma jornada de compra bem sucedida, como a idealizada nessa estratégia, os números: segundo pesquisa da empresa americana de comunicação New Voice Media, 58% dos consumidores afirmam que não voltam a consumir de uma empresa na qual tiveram uma experiência negativa, enquanto que 69% disseram que recomendariam uma marca após uma boa experiência.
Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), aposta em ferramentas como vitrines virtuais em 3D, totens interativos que dão autonomia ao consumidor e experiências de compra que estimulam todos os sentidos do público como alguns recursos que devem fazer parte deste modelo de loja.
“Construímos, no ano passado, um modelo de Loja do Futuro em parceria com o shopping Mega Polo Moda, em São Paulo, e obtivemos bons resultados de recepção por parte de lojistas e consumidores. Exploramos exposições com estímulos olfativos e sonoros, além de recursos avançados em ERP e PDV para uma gestão mais inteligente desses negócios, que proporcione crescimento efetivo”, aponta o executivo.
Ainda ao explorar o conceito de Loja do Futuro, no modelo implementado no evento, foi utilizado o sistema de ERP da VarejOnline. Uma plataforma de gestão completa é crucial para o bom desempenho das estratégias do varejo 4.0. É preciso que ele contemple ações como gatilhos para aumento das vendas, gestão de crescimento e estoque, possibilidade de integração com API e muito mais.
“Estamos felizes em expandir o conceito de Loja do Futuro e acreditamos que, em breve, essas práticas farão parte do dia a dia do varejista e serão o padrão esperado pelos consumidores de uma loja física. Queremos ampliar essa discussão e apoiar nossos clientes nessa transformação”, conclui o CEO.