Estudo revela mudanças na opinião do brasileiro sobre o aspectos positivos e negativos do home office, antes e durante a pandemia
Com período mais amplo de análise, pesquisa realizada pela startup Orbit Data Science mapeou quase 5 mil comentários nas redes entre janeiro e outubro; transformação da casa em escritório sem prazo definitivo passou a pesar e satisfação com trabalho remoto caiu de 71,3% para 45%
Estudo inédito da Orbit Data Science mostra como, para grande parte da população, o home office passou de aspiração para um uma realidade longe do ideal. Aberta ao público ( acesse aqui ), a pesquisa se debruçou com afinco sobre 4.798 comentários de perfis de brasileiros no Twitter, Instagram, Facebook e comentários de portais de notícias, entre janeiro e outubro de 2020. Os resultados indicam que a satisfação com o home office caiu de 71,3% para 45% a partir do momento em que a rotina se tornou permanente.
Para isso, os cientistas de dados da empresa analisaram separadamente cada postagem e conseguiram agrupá-las em 76 grandes opiniões diferentes sobre o tema. A pesquisa traça um quadro interessante de como o home office foi visto pelos brasileiros ao longo deste ano. E desvenda também como esta percepção variou ao longo das várias fases da pandemia, e quais são as impressões atuais sobre o trabalho remoto.
Segundo Caio Simi, CEO da Orbit, a imagem do trabalho em Home Office piorou na pandemia, mas há um cenário mais complexo que se desenha. “Observamos uma crise de imagem do home office porque ele passou de ideia para realidade. Se antes era praticado por alguns profissionais apenas alguns dias por mês, passou a ser o novo padrão estabelecido. E isso traz muitas questões à tona”, explica Simi.
Gráfico Orbit – Home Office.png