Empresas brasileiras ainda engatinham no quesito maturidade digital
Para se tornar verdadeiramente orientadas a dados, as empresas precisam juntar propósito à estratégia de nuvem e um primeiro passo é ter o banco de dados em cloud
Buscar maneiras de potencializar rotinas de trabalho e, consequentemente, os resultados para uma empresa sempre foram parte do fluxo estratégico das organizações. Dentro deste movimento figura um componente que tem sido determinante para o sucesso do negócio: os dados. De acordo com o Gartner® mais de 87% das empresas são classificadas como tendo baixa maturidade em termos de inteligência de negócios e capacidades analíticas. O uso de soluções em cloud computing e a cultura da digitalização fez crescer exponencialmente a quantidade de dados gerados.
De acordo com Leonardo Martins, engenheiro de Software na célula de Dados da Dedalus, empresa especializada em serviços de Cloud Computing e Dados, há poucas empresas utilizando tais informações para obter insights que gerem vantagem competitiva. “Certamente muitas organizações reconhecem o valor dos dados e algumas até estão usando uma tecnologia mais sofisticada para capturá-los, mas em geral o processo para nesta fase”, explica. O desperdício de dados, segundo o especialista, muitas vezes acontece pela falta de conhecimento em como tratar esses ativos.