Dia Mundial do Consumidor: A importância de conexões duradoras, por Angelo Guerra*
Hoje, 15 de março, celebramos o Dia Mundial do Consumidor, data icônica que nos convida a refletir, em meio aos avanços tecnológicos e mudanças no cenário mundial, sobre a transformação no perfil do consumidor, cada vez mais exigente e ávido por inovação, e de sua força para impulsionar o mercado econômico globalmente.
Neste contexto, nunca foi tão importante conhecer seu perfil, prever seu comportamento e antecipar suas demandas, no que chamamos de hiperpersonalização – tendo em vista um panorama dinâmico e que requer constante adaptação –, para engajá-lo e torná-lo fiel, garantindo, assim, a sustentabilidade das marcas.
No Brasil, em particular, testemunhamos uma crescente ênfase no aprimoramento da experiência do cliente (CX), reconhecendo que o verdadeiro diferencial competitivo não reside apenas no produto, mas na relação construída com quem o consome e decide a compra. Para se ter uma ideia, hoje, segundo a Frost & Sullivan, este mercado representa mais de U$2.6 Bi, com destaque para representatividade dos canais digitais de quase 25%.
Entretanto, à medida que celebramos os avanços também nos deparamos com desafios. Baby boomers, geração X, geração do milênio e geração Z possuem diferentes características e necessidades que devem ser consideradas para garantir uma jornada positiva. E, vale ressaltar que, de modo geral, em tempos em que se destaca o consumo consciente, há uma busca por parte dos consumidores de alinhar preferencias com valores e propósitos – o que acrescenta um elemento a mais a esta equação.
Pela grandeza deste setor e suas nuances, é uma satisfação estar à frente de uma empresa como a Atento, que atua para mais de 100 marcas no Brasil. Também de fazer parte de um universo que exerce um importante impacto no país por sua movimentação financeira, geração de empregos e, ainda, por facilitar a vida de milhares de consumidores com atendimentos humanos e resolutivos.
Convido a todos a vivenciarem comigo todo esse potencial do CX e a refletirem sobre a importância de oferecer jornadas memoráveis ao consumidor. Como líderes em nosso setor, na Atento, seguiremos criando e fortalecendo conexões verdadeiras e nos assegurando que cada interação seja uma expressão genuína de cuidado e compromisso com as pessoas. Tudo isso focados em gerar resultados de negócios excepcionais para nossos clientes.
*Angelo Guerra é presidente da Atento Brasil