CX Insights: parceiros compartilham estudo sobre panorama dos marketplaces no Brasil
Pesquisa elaborada pela Driven CX apresentou dados sobre comportamento de consumidores e avanço do setor no último período
A empresa Driven CX, em parceria com Stibo Systems, MindMiners e Conecta Lá, traz um estudo exclusivo com o panorama dos marketplaces do Brasil, tanto do ponto de vista do consumidor quanto do mercado. Entre os dados levantados, a pesquisa registrou o comportamento de quem busca um marketplace para uma compra online, seus motivos, preocupações e principais demandas.
O panorama traçado pelo levantamento indica um crescimento cada vez maior dos marketplaces dentro do universo de vendas digitais brasileiro. Em comparação ao primeiro semestre de 2019, o faturamento dos marketplaces brasileiros tiveram um volume 56% maior. “É claro que, observando 2020, não podemos menosprezar os efeitos da pandemia, que acelerou um movimento que já estava em curso e aumentou a demanda no ambiente online”, assinala Patrícia Cotti, head de business modeling da Driven CX, uma das responsáveis pelo estudo.
A pesquisa ainda acentuou a consolidação dos marketplaces como um meio confiável pelo qual os consumidores (em especial os da faixa de idade 40+) buscam seus produtos: cerca de 63% já admite utilizar marketplaces para suas compras. Este movimento aumenta o ticket médio gasto nessas plataformas, além de gerar uma relação de confiança entre vendedor e comprador – algo reforçado pelas poucas experiências ruins vivenciadas nos principais marketplaces.
No levantamento realizado pela Driven CX em parceria com a Conecta Lá, ainda é possível notar alguns dos critérios mais centrais para quem busca um marketplace: fretes e promoções, além da possibilidade de acolhimento do canal de venda e sua variedade de produtos.
“O marketplace é uma evolução natural do e-commerce. No e-commerce, você tinha grandes players, que cuidavam muito bem do catálogo, da qualidade do anúncio, do preço, da experiência, da publicação, do nível de atendimento ao cliente, da logística em todas as suas fases, de viabilizar possibilidades de transações, entre outros. Agora, observamos diferentes níveis de sellers, em conhecimento e estrutura. Como marketplace, o desafio é continuar oferecendo tudo isso para dezenas de milhares de vendedores espalhados pelo País, mas desestruturados. Quando você vai para um marketplace, são necessárias ferramentas de controle para que isso ocorra. Você passa a ter gestão sobre terceiros, traz isso para o seu guarda-chuva, e proporciona uma experiência boa para o cliente final, beneficiando toda a cadeia”, afirma Fernando Schumacher, CEO da Conecta Lá.
O estudo foi apresentado em um evento, CX Insights, e pode ser visto na íntegra no canal da Driven CX: https://www.youtube.com/watch?v=Elw1dd7HoSg