Crescimento de mulheres em setores tradicionalmente masculinos é destaque
Empresas ressaltam aumento exponencial na presença de mulheres em setores antes ocupados majoritariamente por homens; startups preveem aumento também em cargos de liderança
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de tecnologia é o que mais cresce no mundo, mas apenas 20% das vagas são ocupadas por mulheres. Empresas e startups buscam no mercado novos talentos para ocupar posições em áreas com ampla defasagem de profissionais, como desenvolvimento, programação, gestão de frotas e até no setor de saúde – que passa por uma profunda e acelerada transformação digital, principalmente após o início da pandemia da Covid-19.
Ahgora Sistemas
A Ahgora Sistemas, empresa catarinense que desenvolve tecnologias para gestão de pessoas, conta com uma presença feminina de 46% entre seus colaboradores, número muito maior que a média nacional de 25% de mulheres em empresas de tecnologia, segundo dados divulgados pelo programa YouthSpark.
mLabs
A mLabs, maior plataforma de gerenciamento de mídias sociais do Brasil, é uma das empresas que têm dado os passos para pluralizar o cenário da área de tecnologia, ainda tão marcadamente dominada por homens. É que em seus quadros, 24% das mulheres atuam no setor de tecnologia na empresa, número já acima da média nacional. E o avanço na presença feminina também passa pelo comando na mLabs: 45% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.
Linker
Nas fintechs, o cenário ainda é de maioria masculino. Indo na contramão dessa realidade, está o Linker, plataforma de soluções financeiras focada em pequenos e médios empreendedores, que conta com 17 mulheres na equipe. Para Ingrid Barth, COO e co-fundadora do Linker, cada dia mais as mulheres estão mais presentes em todas as áreas das empresas, seja qual for o segmento. “É essencial trazer a diversidade de gênero para o dia a dia, e aqui no Linker, não é diferente. Temos mulheres incríveis em todos os times: Growth, Comercial, Customer Experience, Product Design, Tech, Financeiro e BI. É muito bom estarmos construindo uma startup diversa, que está sempre em busca de pessoas que fazem acontecer e que vestem a nossa camisa”, completa.
Texto: jonas@vcrpbrasil.com