Cidades buscam economia e agilidade nos atendimentos
Em meio a escassez de recursos, prefeituras recorrem a soluções tecnológicas para alcançar cidadão e reduzir gastos públicos
As limitações financeiras impostas do atual cenário econômico do país desafiam centenas de cidades brasileiras, que têm visto o aumento de demandas sociais não acompanhar os orçamentos. Nesse cenário, criatividade e tecnologia são verdadeiros trunfos para quem precisa melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão e economizar.
É justamente o caminho trilhado por cidades como Americana (SP) que, em 18 meses, com o programa “Americana Digital”, economizou R$ 3 milhões aos cofres públicos com o uso de tecnologia. Recursos que ganham uma nova destinação graças à digitalização de processos que, atualmente, somam mais de 700 opções de atendimento ao público da cidade.
“A digitalização dos serviços no setor público gera uma redução muito significativa no tempo das tratativas internas, ampliando a eficiência e transparência dos serviços prestados à população. Além da economia de recursos humanos, financeiros e ambientais”, explica Jéferson de Castilhos, ex-servidor público e sócio da 1Doc — empresa de tecnologia que atende a cidade de Americana.