Campanha de incentivo: 5 dicas para montar a sua
Manter colaboradores motivados é um desafio e as campanhas de incentivo e premiação podem ser uma solução, saiba como implantar na sua empresa
A sua empresa costuma fazer ações para incentivar seus funcionários? Manter os colaboradores sempre motivados é um desafio diário, que exige muita dedicação. Desenvolver campanhas de incentivo traz mais estímulos e melhora o relacionamento entre colaboradores e empresa. Além de fazer com que os negócios atinjam resultados ainda mais satisfatórios.
As ações de incentivo também promovem o engajamento do time, ou seja, faz com que as pessoas vistam a camisa da empresa! Elas ainda contribuem para aumentar o senso de pertencimento, estimulando a cooperação entre os colaboradores, melhorando o clima organizacional e fazendo com que se sintam mais valorizados e reconhecidos. Outro grande benefício é a retenção de talentos.
Agora que você já sabe como as campanhas motivacionais podem ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, que tal implementar uma? Pensando nisso, separamos 5 dicas para você se inspirar e implantar ações desse tipo na sua empresa. Confira!
1- Identifique a área que mais precisa de incentivo
O primeiro passo para construir a sua campanha é identificar qual a área ou setor mais necessitam de um boost de motivação. Ao contrário do que muitos podem pensar, não é só o comercial que precisa de incentivo, você pode fazer campanhas com objetivos diversos em qualquer departamento da empresa. Exemplo: atendimento ao cliente, financeiro, marketing e outros.
2 – Estabeleça os objetivos de campanhas
Na segunda etapa, os objetivos que você quer alcançar com a campanha precisam ficar claros. Avalie a realidade e seja coerente com o seu negócio. Lembre-se a campanha precisa ter um gostinho de desafio: nem tão simples, mas também não pode ser impossível. Isso aflora a competitividade da equipe.
3 – Determine métricas de avaliação
Para ter certeza de que a sua campanha foi de fato efetiva é preciso determinar as métricas para de avaliação para que os colaboradores possam ser avaliados. Essa mensuração é de extrema importância, para quando as campanhas forem realizadas novamente, a empresa conte com dados para repetir ou até mesmo melhorar as propostas. As avaliações de desempenho, por exemplo, podem dar um bom norte para o desenvolvimento.
4 – Crie um regulamento para sua campanha
Para que a campanha de premiação esteja de acordo com a legalidade é preciso que exista um regulamento. Neste documento devem estar de forma bem clara as regras e a mecânica da campanha, por exemplo quem pode participar, em que período de vigência, entre outros. É preciso que todos os participantes deem o aceite no regulamento e na campanha.
5 – Escolha uma premiação inovadora
Por último, é preciso escolher a melhor maneira para premiar os colaboradores que se destacaram na campanha. O prêmio é uma parte fundamental, pois as pessoas se motivam pela expectativa de conquistá-lo. Existem muitas maneiras de premiar: dinheiro, brindes, eletrodomésticos, automóveis, cartões pré-pagos e até mesmo pontos, que podem ser trocados por produtos em um catálogo pré definido. Vai de acordo com cada empresa.
A In Mais Prêmios, empresa especializada em marketing motivacional, conta com soluções personalizadas para cada tipo de negócio. Desde a estruturação da campanha à premiação, você conta com o suporte de uma equipe de especialistas que vai te ajudar a valorizar quem faz a diferença no seu negócio. Uma equipe motivada alcança melhores resultados.
Novos desafios são essenciais para conquistar novos resultados, assim como os incentivos são fundamentais para recomeçar com tudo, motivar os funcionários e gerar união com os valores do seu negócio. Impulsione os resultados do seu negócio e deixe sua equipe muito mais motivada com as campanhas In Mais Prêmios.