Call Center precisa se profissionalizar para atender diferentes necessidades. O seu negócio só tem a ganhar!
A área de Call Center continua indispensável nos negócios de qualquer segmento. E não pense que este serviço serve apenas para colocar um monte de telefonistas ligando para tudo que é contato, pois a profissionalização já está mais do que implementado neste tipo de atendimento.
Estamos falando desde uma empresa que precise atender demandas internas que necessitem de um call center mais técnico relacionado à própria manutenção do seu sistema interno (para dar apoio com infraestrutura envolvendo máquinas e sistemas) até empresas que precisam daquele call center ativo que trabalha divulgando as marcas ou mesmo o call center receptivo que lidam com os serviços e os produtos oferecidos. Para ter a facilidade dessas soluções na mão sem ter que contratar muitos funcionários, a terceirização ajuda pois a responsabilidade de um plantão, por exemplo, é da empresa terceirizada.
A Ewave do Brasil listou os tipos de call center que atendem a sua empresa
Call Center Receptivo
É aquele serviço que recebe reclamações, ouve sugestões para melhorias e tira dúvidas de consumidores a respeito do que é ofertado, seja produto, serviço ou mesmo a marca. A novidade do call center de hoje em dia é a nova roupagem indispensável de estar conectado com todas as plataformas. É possível fazer uma ligação ou escrever uma mensagem via redes sociais ou WhastApp – mas o mais importante é que o usuário não tenha que repetir as histórias mil vezes como era antigamente.
Um call center eficiente precisa estar conectado às plataformas tecnológicas que permitam atender todos os perfis de usuários. O correto é manter a qualidade no serviço para quem não gosta de redes sociais e prefere usar o telefone com a mesma eficiência no atendimento para quem só escreve via redes sociais. Para ter agilidade neste desafio é preciso utilizar tecnologia de ponta.
Call Center Ativo
É aquele call center que oferece vendas, faz pesquisas de mercado ou quer saber se o cliente ficou satisfeito com o atendimento ou produto oferecido. Este modelo também precisa estar nesta nova roupagem tecnológica. É possível finalizar ofertas e pesquisas também através de redes sociais ou qualquer outra plataforma tecnológica. O desafio é conseguir atingir todos os perfis de público e mesmo que a ligação ainda seja o modelo mais eficiente, as plataformas sociais estão pegando o seu espaço.
Call Center Técnico
É o famoso Help Desk e pode estar com inúmeras configurações. Quando se tem uma grande instituição de ensino ou laboratórios, por exemplo, que possuam inúmeros computadores disponíveis para uso de pessoas que não entendem de tecnologia, precisa ter um call center interno com profissionais que entendem de informática e infraestrutura para auxiliar os usuários.
Geralmente este call center é formado por uma equipe de TI disponível para auxiliar remotamente algum problema técnico com o computador que não funciona ou mesmo programas que estão com algum problema. Este profissional pode estar perto o suficiente para, caso não consiga resolver via telefone ou e-mail, ir até o local rapidamente e deixar tudo em ordem. É um Help Desk necessário para empresas que tenham muitos funcionários que não sejam especialistas em TI interno.