Brasileiros listam as maiores vantagens do Home Office
Em pesquisa conduzida a pedido do GoTo by LogMeIn, 83,5% dos brasileiros dizem que gostariam de trabalhar de casa permanentemente
LogMeIn, Inc. divulga os resultados de sua pesquisa anual encomendada pelo GoTo by LogMeIn e conduzida pela OnePoll. O levantamento mapeia os hábitos dos trabalhadores de escritório em todo o mundo, incluindo o Brasil e foi realizado nas últimas três semanas de março. Em destaque estão quais são os principais benefícios e desafios do trabalho remoto, em alta há alguns anos e, agora, potencializado globalmente pela pandemia do novo coronavírus.
Entre os mais de 2250 respondentes em todo o mundo, os brasileiros ficam atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia quando o assunto é estarem aptos a trabalhar de casa. 77,2% dos brasileiros estão acostumados a trabalhar de casa, pelo menos algumas vezes por ano – 40,8% dizem que já trabalhavam remotamente algumas vezes por semana e 10% em tempo integral. Ainda, 83,5% disseram que adorariam adotar o home office de forma permanente, e 50% deles até topariam um corte salarial caso pudessem trabalhar de casa por tempo integral.
Quando indagados sobre as vantagens e desvantagens do trabalho remoto, o lado positivo teve maior destaque. A economia de tempo (84%) e dinheiro (70%) foram destacadas como os principais benefícios desta forma de trabalhar, seguidos da possibilidade de passar mais tempo com a família e amigos (68,8%), ganhos reais na produtividade (58%) e maior felicidade (54%). Para os brasileiros, o principal desafio são as distrações com tarefas da casa, que podem atrapalhar o trabalho para 54,8% dos respondentes.
A pesquisa também destaca que, se implementado o trabalho remoto em tempo integral nos escritórios no Brasil, cada funcionário poderia economizar, em média, 50,32 minutos por dia no trânsito, que é um dos principais responsáveis pelo aumento do estresse em relação ao trabalho para 73,2% dos brasileiros.
“O trabalho remoto traz benefícios reais à qualidade de vida dos funcionários em todo o mundo e esta pesquisa atesta, mais uma vez, que é um desejo da maioria dos trabalhadores, incluindo os brasileiros”, pontua Vanessa D’Angelo, Head de Marketing para a LogMeIn na América Latina. “A LogMeIn, desde sua chegada ao mercado, trabalha para tornar esse desejo possível, criando ferramentas que permitem que as pessoas trabalhem de qualquer lugar”.