Autoatendimento é uma tendência que veio para ficar
Novos hábitos de consumo proporcionam ganho de tempo e autonomia com o aumento dos caixas automáticos em diversos segmentos do varejo
Certas tendências vindas com a pandemia têm se acelerado e podem se firmar em 2022, como é o caso do autoatendimento, que se tornou um novo hábito de consumo nos últimos anos, já que a grande maioria das pessoas valorizam muito o seu tempo e não querem desperdiçá-lo com horas na fila de um caixa.
Segundo pesquisa divulgada pela Global Market Insights, em 2020 o setor de autoatendimento ultrapassou $3,5 bilhões e a projeção é aumentar mais ainda, prevendo chegar em 2027 com $6,5 bilhões.
Segundo Celso Rumão, CCO da VMtecnologia, empresa que presta serviços de software para o mercado de autoatendimento, esse aumento acontece porque na maioria dos pontos de venda pode-se operar durante 24 horas, também sendo possível estabelecer lojas em espaços compactos, ou seja, com uma redução significativa nos custos.