Atendimento personalizado e consultivo na construção civil
Entenda como a personalização do atendimento cria um vínculo próximo entre profissional e cliente

No mundo da construção civil, cada projeto é único e cheio de desafios, e, muitas vezes, os profissionais da área podem se deparar com impasses, desde escolha de materiais até mesmo técnicas de execução, que podem atrasar a obra e estender o prazo de entrega do projeto. Uma solução muito difundida e amplamente aceita para contornar esses problemas é o uso de equipes de atendimento consultivo para auxiliar os profissionais da construção.
O que é atendimento consultivo?
O atendimento consultivo é uma forma de abordagem entre o cliente e um atendente (no caso, um profissional da área da construção) especializado que vai assumir um papel de consultor. Nesse tipo de atendimento, o consultor fica a par de todas as especificações e necessidades do projeto para poder ajudar de forma mais profunda, e não apenas com informações básicas.
Isso significa que o atendimento feito dessa forma sempre vai buscar soluções que serão únicas e personalizadas para cada tipo de projeto e situação.
Vantagens do atendimento consultivo
Orientação especializada: Uma das principais vantagens de utilizar o atendimento consultivo é que as orientações fornecidas são baseadas nas experiências e conhecimentos técnicos de consultores especializados em cada área, seja elétrica, hidráulica, revestimento, etc. O objetivo desses consultores é encontrar soluções simples e viáveis que estejam de acordo com o projeto aprovado e que atendam as necessidades do cliente final.
Economia de tempo e recursos: Outra vantagem que o atendimento consultivo proporciona é que, em muitos casos, existe a possibilidade real de economia de tempo e recursos. Ao receber opções detalhadas e direções desde o início do projeto, é possível reduzir consideravelmente a quantidade de retrabalhos, erros banais por falta de comunicação ou mesmo falta de conhecimento técnico de determinada tarefa.
Soluções personalizadas: Como cada projeto é único e cada cliente final tem necessidades distintas, o ideal é apostar em soluções personalizadas para que o resultado final tenha a aparência e todos os aspectos idealizados pelo cliente. O consultor pode analisar todos os pedidos, tanto técnicos quanto estéticos, feitos pelo cliente e preparar toda uma gama de soluções para apresentar; assim, o cliente tem mais direito de escolha no seu próprio projeto.
Um exemplo que pode ilustrar muito bem essa situação é na escolha do chuveiro, pois o cliente pode ter a necessidade de um chuveiro com alta vazão e grande potência. O consultor vai analisar e separar todas as opções do mercado que se enquadram nesses requisitos e apresentar ao cliente, que vai escolher aquele que mais lhe agradar.
Relação de confiança: Por fim, outra grande vantagem da escolha do atendimento consultivo é o estabelecimento de uma relação de confiança. Ao se sentir compreendido e amparado em suas decisões, o cliente tem mais confiança nas recomendações e soluções apresentadas pelo consultor. Esse tipo de relação cria um laço de fidelização com o cliente, que pode fazer indicações a outras pessoas, melhorar a imagem profissional do consultor e elevar seu status a nível de autoridade de conhecimento na área.