Apesar da iniciativa do consumidor, propostas inflexíveis e burocracia ainda travam renegociação de dívidas, aponta estudo
60% dos inadimplentes tentam regularizar pendências, mas enfrentam entraves como falhas de comunicação e processos confusos
Um estudo da Evollo, principal plataforma de speech analytics do mercado, revela que 60% dos consumidores inadimplentes tentam renegociar suas dívidas por iniciativa própria. Ainda assim, muitos não conseguem avançar com os acordos devido a barreiras como propostas inflexíveis, burocracia excessiva e falhas na comunicação. O levantamento é baseado na análise de milhares de interações reais entre empresas e consumidores em situação de inadimplência.

Mesmo quando há intenção clara de pagamento, os consumidores esbarram em processos desumanizados e mal estruturados. Segundo a Evollo, a ausência de escuta ativa e o desalinhamento entre as ofertas e a realidade financeira do cliente são os principais motivos para o fracasso das negociações. “Os consumidores querem resolver, mas encontram portas fechadas. A cobrança ainda é pensada como punição, quando deveria ser uma oportunidade de reconexão com o cliente”, afirma Danilo Curti, cofundador e COO da Evollo.
Texto original: motim.cc