Ferramenta “abandono de navegação” é uma das mais procuradas pelos gestores de e-commerce
Levante a mão quem nunca acessou uma loja online, deu uma olhadinha nos produtos e promoções e foi embora sem nem adicionar alguns itens no carrinho de compras. Você certamente já fez isso em algum momento e com certeza conhece alguém que também repetiu o comportamento, que é bastante comum. Afinal, uma pesquisa realizada pelo Opinion Box mostra que 47% das pessoas pesquisam os produtos que desejam comprar no site da loja onde pretendem efetuar a compra e 40% costumam pesquisar em várias lojas online que conhecem.
“Esse comportamento do consumidor só comprova, que, de fato, temos o hábito de pesquisar, comparar preços e características dos produtos no e-commerce e que muitas vezes finalizamos a pesquisa sem efetuar uma compra propriamente”, analisa Felipe Rodrigues, que é CEO da Enviou – plataforma especializada em ferramentas e soluções para automação do marketing para e-commerce.
Por se tratar de uma queixa recorrente entre os gestores e empreendedores que vivenciam o comércio eletrônico, Rodrigues e a equipe da Enviou desenvolveram a ferramenta abandono de navegação, que identifica e acompanha o fluxo de navegação dos consumidores e dá início, automaticamente, a uma jornada de automação de marketing assim que identifica que o cliente deixou a loja online sem efetuar suas compras.
“O interesse pela tecnologia foi imediato. Desde o lançamento, realizado no 1º trimestre deste ano, 6 entre 10 gestores que conheceram o serviço investiram em sua contratação e estão alcançando uma média de 29% de retornos dos consumidores à loja online”, detalha Rodrigues.
Segundo Rodrigues, os produtos de interesse do cliente passam a ser sugeridos a ele, com vantagens adicionais, por e-mail, SMS, push no navegador e/ou whatsapp. O time da Enviou recomenda que a comunicação criada para essa interação seja personalizada e criativa, a fim de chamar a atenção do consumidor de modo que ele retome o processo de compra.