Entenda a importância e as funcionalidades da IA no mercado de infoprodutos
Flexibilidade, processamento de grande volume de dados e rapidez auxiliam na produção dos mais variados tipos de infoprodutos
A inteligência artificial causou um grande impacto em várias áreas do conhecimento humano. Seu uso permitiu a automação de diversos processos produtivos, o que foi especificamente benéfico para a indústria. Além disso, permitiu um grande estímulo à criatividade e inventividade, o que, por sua vez, encontrou bastante aderência nos trabalhos que demandam mais inspiração.
Enquanto ferramenta, a IA é de grande auxílio para o desbloqueio criativo. Essa característica permitiu um grande salto na área do empreendedorismo digital, devido a sua capacidade de auxiliar na criação de infoprodutos. Os produtos digitais estão em alta: pesquisa da Connect Soluções Digitais apontou para um crescimento no mercado de mais de 100% em um ano, sendo que 2023 pode superar esta marca.
Por se tratarem de produtos intangíveis que trazem informações e conhecimento, eles exigem muitos dados, pesquisa e também criatividade em toda sua produção. É neste ponto que a inteligência artificial pode ser especialmente benéfica: ela auxilia na criação de ideias e na concatenação dos assuntos, principalmente pela sua capacidade de processar um grande volume de informações.
Os vários formatos possíveis de infoprodutos permitem bastante flexibilidade na forma de tratamento da informação: podcasts, webinars e e-books são alguns dos tipos nos quais eles são mais encontrados. E tanto a redação dos textos como até mesmo a criação e edição de vídeos são perfeitamente possíveis com IA. Há ferramentas que até mesmo convertem um texto falado em texto escrito.
Outro fator importante que a IA traz é sua capacidade de personalização. Com base em modelos algorítmicos, a inteligência artificial possibilita a adaptação de um infoproduto para um nicho ou cliente específico, algo que seria extremamente trabalhoso sem essa ajuda. Esse aspecto resume sua principal funcionalidade: a de economia de tempo.
No pós-venda, a IA auxilia na análise do desempenho do infoproduto. Por meio dos feedbacks enviados na página do produto ou ainda nas redes sociais, é possível aplicar a IA para perceber o comportamento do público-alvo e refinar o marketing digital. É sabido que as avaliações dos clientes são parte determinante do sucesso do infoproduto.
Contudo, os infoprodutos não prescindem de uma boa revisão, ou seja, a atividade humana é importante. Os dados gerados por IA, apesar de volumosos e cada vez mais precisos, ainda necessitam de certo julgamento e criatividade. A interação humana também é importante para avaliar se os dados usados são realmente atualizados e relevantes.
No mais, uma boa hospedagem também é fundamental. Primeiro, para garantir que a mídia chegue para mais pessoas com qualidade. Em segundo lugar, para garantir que os dados dos compradores sejam respeitados. Uma plataforma que ofereça uma área de membros, por exemplo, contribui muito para a interatividade e o senso de comunidade em torno do infoproduto.