Os canais para pagamento são do interesse da clientela!
Meios de realizar a finalização da compra contam pontos com o consumidor na hora de fidelizar
Dentre as inovações diversas da sociedade nos últimos anos, formas de finalizar transações bancárias e, consequentemente, adquirir produtos e serviços novos, também sofreram transformações. Assim, os cartões, seja de crédito ou débito, se aprimoraram, assim como o Pix e, para aperfeiçoar ainda mais esse processo de compra, os robôs para meios de pagamentos também chamam a atenção positivamente.
Tendências atuais relacionadas a finalização da compra
No geral, quando se fala nesse tema, lidamos com constantes modificações para o próximo ano, as quais prometem mais agilidade e segurança. De acordo com o levantamento “Carat Insights Tendências dos Meios de Pagamento para 2023”, da Fiserv Inc, o uso de modernizações como Pix, carteiras digitais e QR Code cresceram em 2022 e tiveram grandes alcances em 2023.
No Brasil, o Pix se tornou comum. Segundo o estudo, três em cada quatro pessoas o usam, no mínimo, uma vez por semana. Para os próximos 10 anos, ele provavelmente continuará sendo o preferido, com 87% dos fregueses planejando utilizá-lo. A experiência omnichannel continua relativamente alta e promete popularidade em 2024. A mesma sondagem aponta as compras em lojas físicas sendo as mais frequentes, com 44%, mas 29% dos entrevistados realizaram virtuais semanalmente em 2022, trazendo visibilidade para o conceito por 20% deles.
Outro molde crescente ao decorrer dos últimos meses, prometendo ser uma tendência são as carteiras digitais. Consoante a apuração, 66% das pessoas afirmaram ter usado. Ademais, 43% tem apenas uma carteira, enquanto 38%, duas carteiras, 12%, três carteiras e 7%, mais de três.
O uso do Pix no mercado
Com o intuito de acompanhar a sociedade, essa é a maneira de pagar instantaneamente no Brasil. O termo, criado pelo Banco Central (BC), possibilita uma movimentação dos recursos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, de forma prática, rápida e segura, realizada a partir de uma conta corrente, poupança ou pré-paga.
Para melhorar esse sistema, recentemente surgiu a versão parcelada, atendendo às necessidades dos consumidores e atuando como aliado dos varejistas. O método divide o valor, gerando uma experiência fluida e otimização do tempo na jornada, democratizando a interação com pagamentos a prazo.
Um a cada três brasileiros não possui cartão de crédito e, dentro dos usuários, grande parte têm um limite abaixo do seu poder de compra, pois a média nacional é R$ 1.400,00. Segundo dados da consultoria GMattos, as negociações não aprovadas por essa falta passam de 100 bilhões de reais por ano. A modalidade também tem se tornado popular entre a Geração Z e Millennial.
Conforme uma pesquisa realizada pela agência de crédito TransUnion, mais de 70% declaram não gostar de usar o cartão, sendo o principal motivo o medo de cair na armadilha dos juros rotativos caso não consigam fechar as contas tranquilamente no final do mês. “De fato, as vantagens envolvendo a modalidade são inúmeras, incluindo um controle financeiro, a popularização do acesso à produtos e serviços, preservação do limite ou até descarte do molde crédito, aumento de chances de pagamento e, por fim, o declínio do abandono de pedidos”, aponta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
A importância do método de pagamento disponibilizado
Conforme uma análise realizada pelo Octadesk, 31% da população economicamente ativa já desistiu de adquirir uma mercadoria on-line porque não podiam pagar da maneira desejada. “Criando maiores facilidades nesse momento do contato e conhecendo bem o grupo alvo, esse número pode ser revertido. Ao dominar o entendimento sobre esse grupo, a empresa tem alcance a informações pertinentes, como suas preferências e consegue oferecer o esperado. Isso contribui para a diminuição das desistências, tornando a jornada mais eficiente e otimizada, por sua vez, fidelizando os frequentadores”, explica o gestor.
Com os Robôs para Meios de Pagamentos, uma equipe multi tecnológica, integrada na Total IP, ajusta o e-commerce aos meios com aplicação instalada em nuvem ou presencial, mantida por uma operadora financeira. Com a autorização da empresa, é viável realizar transações feitas por meio do telefone.
Pensando na segurança de toda a operação, a criptografia é garantida, adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito, bem como outros dados sensíveis. Desse jeito, é confirmado o tráfego protegido das informações entre o vendedor e o telefone de quem está do outro lado da linha, para a instituição financeira, responsável por processar a ação. “Essa não é a primeira ação com robôs oportunizada por nós. Os Dinâmicos também se destacam no mercado, estando por trás das mensagens automáticas quando você liga para uma firma e pedem para discar um ou outro número para direcionar a chamada. Já para essa finalidade, a automação de procedimentos entrega resultados satisfatórios aos usuários”, indica Sanches.
Uma empresa tem maior potencial de crescimento com a tecnologia
No geral, principalmente quando o assunto é produtividade, a Total IP é sinônimo de sucesso. São mais de 170 clientes, com 19 mil licenças ativas, a prova de como o serviço é reconhecido pela excelência na entrega e facilidade de gestão. No quesito rendimento, pode-se notar uma elevação de 45%, em razão de uma plataforma responsiva e intuitiva, 100% em português, com inúmeros relatórios e dashboards; Acordo de Nível de Serviço (SLA) de 99% garantido em contrato; um software preparado na defesa contra invasões conforme a legislação vigente; e uma mobilidade total, presencial, no celular ou em home office.
Dentre os diferenciais, o fato da entidade entender a dor do seu freguês e vestir a camisa para tratá-la chama a atenção, pois, a partir dessa atitude, compreende a tecnologia nem sempre sendo simples, garantindo um auxílio em todos os aspectos. Nesse contexto, há uma implantação e treinamento durante toda a jornada, de maneira fácil e intuitiva. O suporte ainda inclui a área de performance e ajuda a equipe na otimização das soluções, bem como sugestões de melhorias continuadas.