Pesquisa aponta que Software as a Service vem crescendo no Brasil
As soluções em SaaS são amplamente utilizadas em várias áreas das empresas, com destaque no setor de atendimento ao cliente. Atualmente esse segmento vale mais de US$145 bilhões
O mercado de Software as a Service, conhecido como SaaS ou Software como Serviço, vem crescendo aceleradamente no Brasil. De acordo com a consultoria do Gartner, atualmente a indústria de SaaS vale mais de US$145 bilhões. A pesquisa ainda revela crescimento desse valor, podendo chegar a US$171,9 bilhões, superando 17% a taxa de crescimento do setor.
O Brasil, por exemplo, vem se destacando nesse mercado tendo como liderança no ranking a América Latina. Na última década, o país captou 80% do valor investido na região, sendo US$2,5 bilhões. Os dados são da pesquisa Latin America: Future of SaaS, que integra o estudo The LatAm Tech Report, produzido pelo Latitud.
Para o analista de infraestrutura da Kenta Informática, empresa desenvolvedora de software para gerenciamento de áudio, vídeo e texto, Diogo Fernandes, a área de SaaS se tornará a maior fatia de mercado. “Digo isso porque a tendência de serviços gerenciados e softwares sem a necessidade de uma equipe para gerir estão aumentando disparadamente, existem levantamentos que apontam que empresas que oferecem essa ferramenta cresceram em 50% desde o início da pandemia.
Benefícios do SaaS
Pesquisas revelam que utilizar este tipo de software tem sido bastante vantajoso no mercado. O SaaS é uma infraestrutura 100% custeada pelo fornecedor, ou seja, o contratante não precisa investir em servidores ou equipamentos internos, ele apenas paga mensalmente os serviços prestados. “O acesso ao sistema é feito de forma online e não é necessário comprar uma licença de uso para então instalar, reinstalar e atualizar os programas”, explica Irene Silva, CEO da desenvolvedora de softwares, Ellevo.
Irene comenta que nos últimos dois anos, o segmento cresceu principalmente devido à pandemia. De acordo com um estudo conduzido pela FGVcia, ocorreu uma transformação digital acelerada em 2021 e 2022. A adoção de tendências de tecnologia foi antecipada entre um e quatro anos pelas empresas. O estudo ainda revela que o uso de novos recursos tecnológicos e o uso de dispositivos digitais na estrutura de ensino e do trabalho deixaram marcas profundas, que devem permanecer. “O brasileiro adota facilmente novas tecnologias, desde que sejam acessíveis”, completa Irene.
SaaS funciona como um sistema de assinaturas?
Uma das explicações para o crescimento do SaaS, de acordo com Irene, é que ele funciona através de um sistema de mensalidades, como uma assinatura mensal. “As empresas assinam as funcionalidades que as interessam e podem ampliar o uso conforme vão expandindo os negócios e isso se torna vantajoso para empresas de pequeno, médio e grande porte”.
Um exemplo de software voltado exclusivamente ao atendimento do cliente é o Ellevo Next, desenvolvido pela empresa Ellevo. A plataforma tem sido procurada por reunir soluções para help desk e service desk. A CEO da empresa revela que adotar esse tipo de sistema nos processos internos tem sido bastante vantajoso para os negócios. “O sistema permite a automação dos processos e automatizar atividades empresariais. Já no atendimento ao cliente, os usuários têm sido hábeis a atender tanto ao cliente interno quanto externo”, explica.
“O sistema foi desenvolvido para possibilitar que sejam realizados atendimentos por vários canais, com a integração de todo o processo da empresa. Através dele é possível obter métricas e relatórios sobre o desempenho da equipe e o relacionamento com os clientes. Essas informações são reunidas em um dashboard, e são dados importantes que ajudarão nas tomadas de decisões internas”, revela.
Exemplo de empresa que vem apostando no Ellevo Next é a Kenta Informática. “Anteriormente usávamos diversos sistemas divididos entre os setores e praticamente nenhum se comunicava com o outro de forma satisfatória. Com o Ellevo Next conseguimos integrar a empresa inteira”, explica Diogo Fernandes.