Varejo 2023: 5 tendências do e-commerce que devem ditar as compras nas lojas físicas no próximo ano
Investir na experiência do consumidor é decisivo no varejo físico em 2023
Quase todos os varejistas estão correndo para construir uma estratégia omnichannel. Cada vez mais, startups e empresas estão desenvolvendo recursos on-line e combinando-os com sua experiência em loja física. Mesmo com as facilidades do e-commerce, 47% dos consumidores vêem valor na experiência do físico, segundo dados da Forrester. Dessa forma, investir nos recursos que o comércio eletrônico oferece ao consumidor pode ser decisivo para evitar a desistência de compra no varejo e fidelizar mais clientes nas lojas físicas.
Para Gustavo Reis, Head de Negócios do Direct – plataforma de gestão do varejo do Grupo Olist, que combina estratégias omnichannel, CRM e PDV – é possível usar a tecnologia e soluções que nasceram no e-commerce para as lojas físicas, proporcionando melhor experiência de compra e conversão para as lojas. “Os varejistas que migraram para o digital durante a pandemia tiveram que fazer outra mudança rápida em 2022, quando os compradores voltaram às lojas físicas. Não importa qual produto a loja vende, hoje é possível levar a experiência digital para dentro do ponto físico, transformando os vendedores em consultores, integrando também todos os canais conectados ao e-commerce dessa loja”, comenta.