Atento reafirma seu posicionamento como referência com contratação de pretos e pardos acima da média nacional
• 58% dos colaboradores se autodeclaram pretos ou pardos, enquanto, na liderança, o número se mantém próximo aos 50% do total
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as desigualdades sociais por cor ou raça seguem evidentes no mercado de trabalho. De acordo com pesquisa do órgão, a desocupação, a subutilização e a informalidade continuam atingindo mais pretos e pardos do que os brancos. Em 2021, as taxas de desocupação foram de 11,3% para os brancos, de 16,5% para os pretos e de 16,2% para os pardos.
Para suprir essa demanda e minimizar essa desproporcionalidade flagrante no país, a Atento (NYSE: ATTO, “Atento”), uma das maiores provedoras de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (“CRM BPO”) da América Latina, busca cada vez mais uma equidade e maior diversidade com a contratação de colaboradores negros e negras.
Quando falamos de pessoas negras, população historicamente negligenciada e subestimada pelo mercado de trabalho no país, a Atento está muito acima da média brasileira no número de colaboradores em seu quadro de funcionários, que é de 29,6%, segundo o Índice de Equidade Racial Empresarial (IERE) de 2021. Na companhia, 58% dos colaboradores se autodeclaram pretos ou pardos, de acordo com pesquisa interna, enquanto, na liderança, o número se mantém próximo aos 50% do total — sendo três vezes maior que os 15,8% mapeados pelo IERE.