Loja do futuro: entenda o modelo de varejo que é o futuro das vendas físicas
Unindo experiência do cliente com tecnologia, a Loja do Futuro aposta em uma jornada de compra completa e dinâmica
Vitrines virtuais em 3D, totens interativos que dão autonomia ao consumidor e experiências de compra que estimulam todos os sentidos do público são alguns recursos que devem fazer parte das Lojas do Futuro. Trata-se de um conceito que está sendo implementado gradativamente no varejo físico, principalmente com o avanço de recursos omnichannel.
Um modelo de Loja do Futuro foi construído recentemente pela VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), em parceria com shopping Mega Polo Moda em São Paulo, e o modelo já cativou lojistas e consumidores. “Aplicamos na loja toda a tecnologia a partir do olhar que achamos que todo empreendedor de moda deve ter. Exploramos exposições mais assertivas, com estímulos olfativos e sonoros e recursos avançados em ERP e PDV para uma gestão mais inteligente desses negócios, que proporcione crescimento efetivo. Queremos inspirar os lojistas para um novo conceito de varejo”, afirma Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline.
Ainda ao explorar o conceito de Loja do Futuro, no modelo implementado no evento, foi utilizado o sistema da VarejOnline, isso porque a adoção de um ERP completo é crucial para o bom desempenho das estratégias do varejo 4.0. É preciso que contemple ações como gatilhos para aumento das vendas, gestão de crescimento e estoque, possibilidade de integração com API e muito mais.
A jornada de compra do futuro
O conceito de Loja do Futuro deduz uma fácil operação e uma estética agradável e intuitiva. O objetivo é explorar amplas funcionalidades diariamente, como checkout mobile, sugestão de compra, conciliador automático de cartões, omnicanalidade, prateleira infinita, troca nacional, totalmente integrados e homologados em todo o país.
“A pandemia mudou os hábitos de consumo e trouxe um cenário em que, para se manter competitivo, é mandatório entregar uma experiência completa e diferenciada para o consumidor. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada e fará a diferença na concepção das lojas do futuro”, comenta o CEO.
“Estamos felizes em expandir o conceito de Loja do Futuro e acreditamos que, em breve, essas práticas farão parte do dia a dia do varejista e serão o padrão esperado pelos consumidores de uma loja física. Queremos ampliar essa discussão e apoiar nossos clientes nessa transformação”, aponta o CEO.