GfK apresenta o novo perfil de consumo no Brasil
Estudo da GfK feito para o Eletrolar Show mostra que a jornada do cliente mudou, criando sete segmentos shoppers
A GfK, consultoria líder de inteligência de consumidor e mercado, apresenta em seu mais recente estudo que no Brasil há sete perfis de consumidores: o receptivo digital, entusiasta em marcas, o agnóstico de marca, tradicional de baixo valor, o pragmático, o buscador de lojas e o comprador de alto valor. Cada um deles tem uma jornada de compras e impactam diretamente nos resultados de mercado.
Para Ricardo Moura, diretor de Soluções da GfK no Brasil, esses sete segmentos de shoppers são mais do que “compradores”, eles são uma “audiência”. “Nos últimos anos acompanhamos uma transformação significativa no comportamento dos consumidores e hoje, conseguimos traçar esse novo perfil, trazendo suas preferências de produtos e estilo de compra.”
O estudo destaca dois perfis – o receptivo digital, que tem 27% da representatividade e o agnóstico de marca com 14%. Eles fazem uma jornada totalmente oposta na hora da compra e enquanto o primeiro é majoritariamente atraído por um anúncio online (100%) de um lançamento, criando o desejo e efetivando a compra, o segundo não é impactado por publicidade, fazendo uma busca detalhada pelo melhor preço e especificações técnicas para fazer a substituição de um item por necessidade (58%).
O tempo e a motivação para a substituição também são características específicas na visão desses consumidores. 58% dos agnósticos de marca compram por necessidade de troca e 46% fazem isso após seis anos de uso, já os receptivos digitais, 18% tiveram o upgrade como motivador de uma compra e 16% fizeram essa substituição com 1 ou 2 anos de uso.