Consumer Data Platform é grande aliada de marcas que desejam se destacar no próximo Dia do Cliente
Como oferecer experiência digitai assertiva na data que celebra relação entre comércio e cliente
O varejo físico foi um dos setores mais impactados pela pandemia e, rapidamente, milhares de empreendedores tiveram que adaptar seus negócios para o meio digital. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), de março a maio de 2020, o Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março.
Com a chegada de datas comemorativas, como o Dia do Cliente, no próximo dia 15, o e-commerce está otimista com as vendas. Outras datas movimentadas para as vendas também estão próximas, como Semana do Brasil e Black Friday. Esta última faturou R﹩3.1 bilhões em 2020, um acréscimo de quase 25% em relação a 2019, e a expectativa é que este ano o faturamento seja ainda maior.
O Dia do Cliente é conhecido por celebrar a relação comércio x cliente, para as empresas que querem se destacar, a experiência do consumidor é a principal forma de se manter competitivo no mundo online. Para isso, uma plataforma de CDP (consumer data platform), é uma grande aliada para conhecer os clientes e oferecer uma jornada de compra de excelência, garantindo a possibilidade de uma comunicação mais assertiva, maior retenção, fidelidade, colaboração e a execução de estratégias mais eficientes com os consumidores.
Um estudo recém lançado da Acquia, líder em inovações e soluções no mercado de experiência digital, em parceria com a Forrester Consulting e intitulado Total Economic Impact (TEI), apontou que a plataforma de CDP gera uma maior agilidade e eficiência dos times de marketing e atendimento de empresas que utilizam a ferramenta, com um aumento anual de 133% no engajamento de campanhas e uma alta taxa de conversão de vendas.
“Para acompanhar a mudança constante do comportamento dos consumidores e manter competitividade, é fundamental que as empresas foquem nas reais necessidades dos seus clientes. Por isso, é preciso investir no gerenciamento de dados e adotar plataformas que ajudem na oferta de uma experiência cada vez mais completa”, afirma Brenno Valerio, Managing Director para EUA e América-Latina da Acquia.
O levantamento mostra que, se antes estas marcas utilizavam soluções não integradas para o gerenciamento de dados dos seus consumidores, com a implantação da Acquia CDP foi possível aumentar consideravelmente a visão dos clientes em toda a sua jornada, de ponta a ponta. E a partir desses insights gerados pela plataforma, as empresas conseguiram traçar estratégias mais inteligentes para o negócio, diminuindo custos e otimizando campanhas mais personalizadas, o que resultou em taxas de conversão de vendas mais altas. Com anúncios mais assertivos para o público-alvo, a plataforma foi responsável pelo aumento anual de 15% das empresas entrevistadas.