Conheça os segmentos que mais utilizam o atendimento digital
Empresas de vários setores estão investindo nessa tecnologia com objetivo de fidelizar seus clientes
A evolução tecnológica trouxe novas ferramentas para serem usadas em prol dos consumidores, um exemplo, é o atendimento digital, que facilita a comunicação entre empresa e o cliente. Por conta disso, cada vez mais a nova geração está se tornando exigente com esse quesito.
De acordo com o Relatório de Estado Global do Atendimento ao Cliente, elaborado pela Microsoft, com cinco mil consumidores espalhados pelo Brasil, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, 97% afirmaram que escolhem as marcas e se fidelizam a elas conforme o atendimento que recebem, esse número sobe para 100% se contar somente os brasileiros.
A partir disso, é importante entender que procurar soluções para melhorar a forma como seus clientes serão tratados pela sua marca, pode transformar a sua visão, trazendo credibilidade.
Além disso, não existe apenas um segmento que precisa dessa inovação, todas as áreas devem se atentar a como estão lidando com relação a essas transformações da atualidade. E para mostrar isso, a Huggy, empresa de tecnologia e atendimento, conta quais são os três principais setores que estão em busca de plataformas que oferecem esse serviço.
“Em primeiro lugar podemos citar as empresas de telecomunicação, com 15%, eles são o carro-chefe para esse modelo, pois trata-se de um função que tem contato direto com o consumidor, e que também é muito criticada pela demora na resolução do problema e dificuldades em contatar alguém. Ao instalar um programa como o da Huggy, todo o processo se torna mais fácil e ágil”, conta Diego Freire, CEO da Huggy.
Em seguida, o empresário cita o segmento de saúde, que vem crescendo e agora já são 10% de todas as contas ativas da empresa. Esse aumento pode ser explicado pela preocupação com a vida dos pacientes, que muitas vezes precisam entrar em contato com a clínica ou hospital para saber sobre algum exame ou informação.
“Sites e e-commerce ficam em terceiro, com 7%. Segundo uma pesquisa da Ebit Nielsen, os e-commerces registraram um crescimento de 47%, maior alta em 20 anos, e essa é uma das explicações, pois conforme esse setor vem se desenvolvendo cada vez mais, sendo um modelo fácil para pessoas comprarem e venderem, é necessário uma forma de comunicação, um SAC, já que não possuem lugares físicos”, explica Freire.
Além desses, alguns outros setores vem tomando iniciativas para melhorar o modelo de atendimento, como a área de educação, que apesar de possuírem secretarias, estão entrando para o meio digital, e facilitando inúmeras filas de espera.
Muito se sabe sobre a era digital, mas poucos entendem, de fato, sua relevância e como essas mudanças podem ser benéficas para ambos os lados, tanto para os que oferecem o serviço quanto para os que vão contratá-lo. Levando isso em consideração, a avaliação da necessidade de integrar nessa nova realidade, deve ser imposta como uma prioridade.