É possível alcançar alta produtividade por meio de processos digitais? Por Veridiana Cavalheiro*
Grande parte dos problemas atuais das empresas está atrelado a falha na gestão de processos. Nesse sentido, mesmo entendendo que a tecnologia está cada vez mais repleta de soluções para pessoas e organizações, uma dúvida permanece: “Consigo alcançar alta produtividade utilizando processos digitais?”
Te digo que sim! O mundo digital veio para somar e quando entendemos isso, conseguimos visualizar como, se utilizada da melhor forma, a tecnologia pode favorecer na qualidade dos serviços prestados, auxiliando na entrega de soluções ágeis, disruptivas e seguras. Os processos de incorporação precisam estar aliados com o treinamento adequado dos funcionários, assim, a digitalização pode se tornar sua melhor aliada na hora de alavancar a produtividade no trabalho, trazendo inúmeras soluções que são entregues com maior rapidez e controle, além de oferecer oportunidades de capacitação, aprendizado e desenvolvimento.
Aumentar a produtividade de um time não é uma tarefa fácil, envolve todas as ações das pessoas colaboradoras, por isso, quanto mais efetivo forem os processos da empresa, mais rápido e organizado será o trabalho. Nos dias de hoje, existem organizações com sistemas de gestão e automação inteligentes, que auxiliam neste processo por meio de plataformas intuitivas. Além disso, segundo dados fornecidos pela McKinsey, as empresas líderes em maturidade digital – que utilizam processos digitais – alcançaram no Brasil uma taxa de crescimento do EBITA, até três vezes maior do que as demais.
Elas, por sua vez, utilizam-se da tecnologia para diminuir o tempo gerindo ações atreladas aos processos de atendimento, demandas e gargalos de comunicação. Por isso, entram no caminho das empresas com o propósito de otimizar tempo, reduzir custos e gerar insights que auxiliem os gestores nas melhores tomadas de decisões. Isto é, se tornando eficientes para aumentar a circulação da informação, evitar erros e retrabalhos, permitindo análises sobre métricas que podem facilitar a rotina das organizações, além de armazenar os dados com segurança.
Portanto, é cada vez mais fácil ver que o aumento de produtividade está sim atrelado a tecnologia. Acredito que todo gestor, com vontade de alavancar os negócios da empresa e atingir uma alta na produtividade pode e deve procurar a ajuda por meio dos processos digitais.
Pense nisso!
*Veridiana Cavalheiro é CEO da Agidesk