Como se portar em reuniões virtuais com clientes na hora de vender um imóvel?
Dicas para corretores que querem otimizar seus atendimentos online
A pandemia de COVID-19 levou o mundo inteiro a criar e lidar com novos hábitos, por conta do distanciamento social, medida que serviu para amenizar a propagação do vírus. Um desses hábitos, sem dúvidas, é a reunião virtual. Muitas empresas implementaram o modelo de trabalho a distância, e as reuniões virtuais já se tornaram cotidianas de quem trabalha em empresas que mantiveram esse modelo de trabalho.
Porém, apesar de ter a mesma ideia, a reunião virtual é bastante diferente da reunião presencial. Afinal, não estamos conversando cara a cara com as pessoas, e sim aparecemos somente por um recorte de tela, captado pela câmera do computador ou do celular. Quem trabalha com vendas sabe muito bem o quanto é importante saber utilizar, ler e analisar a comunicação não-verbal para conseguir conquistar os clientes – e, no caso de corretores de imóveis, isso é ainda mais evidente.
Mas como melhorar a sua comunicação não-verbal para ter atendimentos online de sucesso? Confira as dicas a seguir!
Não se esqueça de sorrir
A nossa feição quando estamos diante da tela pode mudar completamente do que é em uma reunião presencial, e é natural esquecer, por exemplo, de sorrir mais para a pessoa com quem você está conversando. Por isso, manter o sorriso e já começar o atendimento dessa maneira passa mais segurança e simpatia ao seu interlocutor, o que consequentemente dá mais credibilidade à possível venda.
Tente não cruzar os braços
Essa dica vale ouro, tanto para reuniões presenciais quanto para virtuais. Quando você cruza os braços, ocorre uma possível demonstração de desconforto ou falta de interesse no que está sendo conversado. Por isso, tente manter uma posição neutra dos braços, sem mexê-los tanto, mas também sem deixá-los sem se mexer.
Evite tocar no rosto
Tocar no rosto pode sugerir que você está nervoso(a), e isso pode passar um desconforto para o cliente. A dica é tentar deixar as mãos mais distantes do rosto, e focar em levantar as sobrancelhas para mostrar interesse, balançar a cabeça quando concordar com o cliente e manter as mãos no colo ou usá-las para anotar pontos importantes da conversa.
Fique bem posicionado na câmera
Para se mostrar imerso na conversa, ocupar o espaço da câmera de uma maneira que você pareça engajado é essencial. Você pode se posicionar perto o suficiente da câmera, mas não perto o bastante para parecer que está “invadindo” a conversa. Demonstre que você está focado no que está sendo dito.
As dicas podem ajudar você a alavancar as vendas nas reuniões virtuais com os clientes, o que pode ser ótimo para aumentar o salário do corretor de imóveis. Lembre-se de sempre se mostrar paciente e prestativo aos seus clientes, pois isso também dará mais credibilidade ao seu trabalho.