Por que a localização da minha empresa é importante para ter sucesso com o meu público?
A escolha do imóvel se faz essencial para o bom andamento do negócio
A localização da empresa é de suma importância para o sucesso do negócio. É preciso ter um bom estudo para definir o local, dependendo do rumo da empresa. Faz-se necessário pensar no acesso aos clientes, no custo-benefício, na segurança, na logística, entre outros fatores na hora de escolher um local para que a empresa se instale.
O acesso aos clientes é um dos parâmetros principais a ser considerado, caso tenha contato direto. Se a empresa somente tiver um local administrativo, é mais simples escolher um local. No caso de lojas, há de se entender se o local conta com o público-alvo do negócio ao redor. É preciso conhecer bem o público que se pretende atingir e suas preferências. Não adianta ter um negócio estruturado em um local que não atinja seu público-alvo.
Existe, por exemplo, uma tradição de algumas ruas em São Paulo de reunir os concorrentes em um só lugar. Se o cliente quer comprar um instrumento musical, sabe que pode ir à Rua Teodoro Sampaio e encontrará diversas lojas do ramo. O fluxo de pessoas é importante nesse tipo de negócio e deve ser escolhido com sabedoria.
O custo-benefício também é um critério essencial para conseguir um imóvel para locação ou aquisição. É possível dar uma olhada se tem algum leilão judicial de imóveis que ofereça um local adequado para o negócio e ainda economizar um bom dinheiro. Há de se estabelecer uma estratégia de localização para encontrar um imóvel que valha a pena.
A infraestrutura do imóvel também precisa ser considerada. O local precisa oferecer o que o negócio necessita para funcionar. Muitas vezes, é preciso fazer uma reforma para adequar o local a seu funcionamento, além de personalizar o espaço. As pessoas precisam se sentir confortáveis no espaço.
A segurança é outro fator fundamental para a localização do negócio, tanto para os donos e quem lá trabalha quanto para os clientes. É preciso procurar um bairro onde se instalar seja viável e seguro. Por precaução, deve-se fazer um seguro patrimonial, para que não haja qualquer prejuízo, caso aconteça qualquer problema.
Também é imprescindível considerar o local com base na logística e no contato com os fornecedores. Se for um e-commerce, por exemplo, esse aspecto é ainda mais importante. O local deve facilitar o transporte e as entregas de produtos de fornecedores. Caso receba clientes no local, há de se pensar nos dois lados, tanto dos fornecedores quanto dos clientes.