Categorias
Como construir novos produtos ouvindo o próprio cliente. Por, Rafael Salomão* Está surgindo uma nova forma de criar produtos, e ela tem como ponto de partida algo que muitas marcas ainda negligenciam: a escuta ativa do próprio cliente. Ao invés de apostar apenas em tendências de mercado ou intuições internas,…
O futuro da automação no processo de tomada de decisão corporativa. Por, Alex Aparecido da Silva* A automação aprimora os processos operacionais e tomadas de decisão das empresas Com o avanço da automação, empresas de diferentes setores têm amadurecido no uso de tecnologias como o RPA (Robotic Process Automation) para…
A nova sofisticação do CX exige comodidade, contexto e conexão real. Por, Letícia D’Angelo* Para o consumidor digital, a expectativa é uma só: tudo é para agora. Essa demanda por simplicidade e imediatismo, no entanto, esconde uma realidade de altíssima complexidade. Enquanto o usuário finaliza uma compra com um clique,…
Quando o marketing entende o negócio, o crescimento acontece. Por, Beatriz Barangertusen* Se antes o marketing era visto apenas como uma frente voltada à divulgação de produtos e campanhas publicitárias, hoje essa percepção vem mudando. Em um cenário cada vez mais orientado por dados, experiência do cliente e busca por…
O futuro da experiência do cliente já começou e ele é orquestrado por dados, IA e pessoas. Por, Emerson Altomani* O que antes era tendência agora se consolida como realidade: a experiência do cliente deixou de ser um processo secundário e passou a ocupar posição estratégica nas organizações. Para ser…
Em tempos de IA, por que a empatia pelo cliente é uma vantagem competitiva? Por, Michelle Oliveira* A inteligência artificial deixou de ser tendência para se firmar como uma realidade incontornável no universo dos negócios. Arrisco dizer: seu avanço é irreversível. Ainda que o discurso popular insista em pintar a…
No B2B, os leads são pessoas e o marketing precisa acordar para isso. Por, Mário Soma* Apesar de todo o avanço em automação, dados e inteligência artificial, o marketing B2B ainda comete um erro básico: esquece que está vendendo para pessoas, não para organogramas. Muitos discursos seguem centrados em funcionalidades…
Sua empresa está perdendo dinheiro devido à má experiência do cliente? Descubra agora. Por, Emerson Carrijo* Segundo a NewVoiceMedia, globalmente, estima-se que as empresas percam cerca de US$75 bilhões anualmente devido a má experiência do cliente – e grande parte delas originada em falhas de comunicação, não importa em qual…
Hiperpersonalização: A nova régua para a experiência do consumidor. Por, Eduardo Ribeiro* Imagine o seguinte cenário: diante daquela enxurrada rotineira de notificações, dois e-mails chegam à sua caixa de entrada. O primeiro, de uma marca que você já acessou online, promete uma curadoria “com tudo o que você gosta”, mas…
Do dado à decisão: por que a jornada precisa ser AI-First. Por, Filipe Cotait* Nos últimos anos, falamos sobre transformação digital. Mas o que vemos agora é uma virada de chave ainda mais profunda: as empresas estão entrando em uma era “AI-First”, onde a inteligência artificial (IA) não é apenas…
E-commerce em alta: cinco apostas para crescer mais em 2025. Por, Luana Silva* O crescimento do e-commerce já é uma realidade. Até porque, se antes o público tinha preferência por fazer compras nas lojas físicas, hoje essa realidade é confrontada com a maior preferência pelos canais online. Não à toa,…
Conexão não é mais diferencial. Serviço é. Por Ivon Rosa* No cenário atual das telecomunicações, entregar apenas uma boa conexão não é mais suficiente. Para provedores regionais e operadoras de menor porte, a diferenciação no mercado passa por algo que muitos ainda subestimam: o serviço. O segundo “S” do modelo…
Realidade virtual e aumentada: como as empresas podem explorar com sucesso? Por Renan Cardarello* Os óculos de realidade virtual (RV) e de realidade aumentada (RA) não são conceitos recentes. Ainda assim, várias marcas não apostam no poder que esse tipo de tecnologia habilitada e especializada para a criação de experiências…
A experiência do cliente como motor de crescimento para PMEs, por Alan Schulte* A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma promessa distante para se tornar uma ferramenta concreta de crescimento dos negócios. Em especial para as pequenas e médias empresas, que representam mais da metade dos empregos formais no…
O invisível que vende: como a conectividade virou peça-chave no varejo físico, por Marcelo Oliveira*
O invisível que vende: como a conectividade virou peça-chave no varejo físico, por Marcelo Oliveira* Em um cenário em que o consumidor brasileiro está cada vez mais conectado e exigente, a experiência de compra tornou-se o diferencial competitivo no varejo físico. Ainda assim, diversos varejistas enfrentam desafios com infraestrutura tecnológica,…
7 tendências para viralizar as suas vendas com live commerces como o TikTok Shop, por Luciano Basile* O live commerce já vinha ganhando espaço nos marketplaces brasileiros e agora saltou com o lançamento do TikTok Shop no Brasil. Muitas integradoras de e-commerces, lojistas, marcas e vendedores estão de olho no…
CONTEÚDO 100+ CX – Notícias e Artigos Conteúdo 100+ é um novo serviço do Sistema Call To Call que apura os índices de acesso às notícias e artigos veiculados no Portal em determinado período (mês), atribuindo às empresas, fontes das notícias, e às suas respectivas assessorias de imprensa um valor…
Mais que vender: como fidelizar clientes em setores tradicionais, por Junior Sturmer* Sempre acreditei que o marketing é, na verdade, a engrenagem que posiciona marcas, gera valor percebido e constrói vínculos sólidos. E sem confiança, não há lealdade que resista, o que transforma o ato de fidelizar não só em…
Psicologia do consumidor: como ela pode transformar a estratégia de vendas? Por Renata Reis* Em um mundo onde a atenção do consumidor é escassa e as opções são infinitas, o cliente não quer só ser ouvido: ele quer se sentir compreendido, de forma quase preditiva. Decifrar seu comportamento, desejos e…
O seguro que encontra o cliente: a nova geração dos modelos integrados digitalmente, por Rafael Gomes* O setor de seguros vive uma transformação silenciosa, mas profunda. Ao contrário do que muitos imaginam, a disrupção não está apenas na digitalização de produtos antigos — ela está na mudança de comportamento das…
Como oferecer uma experiência segura e fluida no e-commerce, por Paulo Damas* A evolução da tecnologia tem transformado o comportamento dos consumidores ao redor do mundo. Com a expansão da digitalização, as pessoas estão cada vez mais conectadas, democratizando o acesso às plataformas de e-commerce. Assim, é possível que as…
Os desafios e a importância do e-commerce no Brasil, por Ariane Abreu* Entenda como a tecnologia já faz parte do consumo O comércio eletrônico brasileiro vive um momento de maturidade. De acordo com dados da Serasa Experian, 82% dos consumidores nacionais realizam pelo menos uma compra on-line mensalmente. Esse número…
A revolução da inteligência artificial no sistema bancário, por Marcos Pinotti* A inteligência artificial (IA) deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade estratégica no setor bancário. A tecnologia vem impulsionando uma nova era de automação, tornando os bancos mais inteligentes, eficientes e capazes de alcançar resultados…
Experiência do cliente e comunicação omnichannel: Estratégias de valor para o setor financeiro, por Denis Furtado* No setor financeiro contemporâneo — altamente regulado, competitivo e impactado por avanços tecnológicos — a experiência do cliente (customer experience – CX) tornou-se um pilar tão relevante quanto os próprios produtos e serviços oferecidos.…
Comunidades de marca: como potencializar o engajamento e fidelidade dos consumidores, por Márcia Assis* Diante de um mercado em constante expansão e competitividade, criar conexões autênticas com os consumidores é um tremendo desafio de todas as empresas. Muito além de ter um produto ou serviço de qualidade, o grande diferencial…
CRO (Conversion Rate Optimization): como essa estratégia eleva o lucro das empresas? Por Renato Sobrinho* O CRO (Conversion Rate Optimization) é uma forte estratégia no marketing que auxilia as empresas a entenderem os bloqueios que acarretam na queda de suas vendas físicas e digitais. Porém, até hoje, muitos empresários de…
Fidelização além dos pontos: Como construir relacionamentos duradouros com os clientes? Por Luanda Muniz* Durante muito tempo, programas de fidelidade foram vistos como uma moeda de troca: quanto mais o cliente compra, mais pontos acumula e, em algum momento, troca por um benefício. Mas a lógica do “acúmulo e resgate”…
Monitoria em contact center: qualidade da análise determina o sucesso da operação, por Diego Ramon* Hoje, a experiência do consumidor é o que determina a reputação e o sucesso ao longo de um novo produto ou serviço. E, claro, o contact center é um ponto de entrada crítico para gestores…
O futuro da hiperautomação: Tendências emergentes e impacto nos negócios, por Fernando Baldin* A hiperautomação já deixou de ser apenas uma promessa para se tornar uma necessidade competitiva nas empresas que desejam evoluir rapidamente em um mundo cada vez mais digital. Em minha trajetória como executivo de tecnologia, acompanhei de…
A nova era da comunicação visual: como o LED reposiciona marcas e espaços no Brasil, por Odair Tremante* Há um silêncio que fala mais alto do que qualquer outdoor. É o vazio deixado por uma comunicação visual ultrapassada, incapaz de competir com a velocidade dos olhares dos dias atuais. Quando…
Quando a empresa impede o cliente de comprar… como fica a reputação? Por Victor Olszenski* Imagine a cena (ela é real). Um de nossos sócios quis comprar pneus recentemente. Acessou a empresa revendedora, mas teve tantas dificuldades no processo, como não conseguir saber o preço ou agendar horário compatível com…
Por que a DeepSeek não pode abalar o Copilot, da Microsoft, por Audreyn Justus* O anúncio do chatbot público da DeepSeek, ocorrido recentemente, trouxe uma série de questões à tona – principalmente porque seus criadores disseram ter gasto apenas US$ 6 milhões no seu desenvolvimento – ao contrário do seus…
Cloud, integração e dados: os três pilares mandatórios da transformação, por Rodney Repullo* A maioria das empresas hoje está avançada em suas jornadas de transformação digital. A adoção da nuvem não é mais uma questão de “se”, mas de “quão” eficazmente as empresas a executam. O mesmo se aplica à…
Tornando-se customer centric: o papel dos managed service providers nesta jornada, por Paulo H. Pichini* As organizações do Brasil e da América Latina sabem que precisam mudar para sair na frente dos novos negócios que a inteligência artificial está gerando na nossa região. A meta é ser uma empresa customer…
Mercado saturado: como ganhar a confiança do consumidor moderno? Por Márcia Assis* O que uma marca precisa fazer para ganhar a confiança e fidelidade de um consumidor? Hoje em dia, essa resposta não é tão fácil assim, diante de um mercado tão competitivo e da quantidade de informações que somos…
Como a classe D pode ser uma oportunidade para marcas? Por Renan Cardarello* Apesar de, muitas vezes, deixada de lado, a classe D vem apresentando um crescente potencial de compra a ser explorado pelas marcas. Além de representar uma parcela significativa da população brasileira, através de uma análise aprofundada de…
Cookies, IA e dados primários: uma mudança de paradigma para o futuro do engajamento do cliente, por Tamaris Parreira* O Google decidiu manter os cookies de internet ativos, finalizando uma discussão que já se estendia por pouco mais de cinco anos. Ao longo desse tempo, muitas soluções foram pensadas para…
Como o NPS impulsiona o sucesso dos negócios, por Renato Vechiatto* Em um mercado onde produtos e preços se tornam cada vez mais semelhantes, a verdadeira diferenciação nasce da experiência. Ouvir, entender e agir com agilidade deixou de ser um diferencial para se tornar um imperativo de sobrevivência. Nesse contexto,…
O futuro da IA no setor financeiro: da expectativa à implementação, por Fernando Schmidt* O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) e seu enorme potencial para transformar as principais operações do setor financeiro chamam a atenção de líderes e especialistas. Mas mesmo com todo o hype, muitos bancos e cooperativas…
Assistentes de inteligência artificial abrem novas oportunidades de negócios para as empresas, por Vinícius Taddone* A inteligência artificial deixou de ser uma ideia futurista para se tornar e consolidar como uma tecnologia do presente e, mais do que isso, uma vantagem competitiva real para quem souber usá-la com propósito. Desde…
Análise de dados, inteligência artificial e experiência do cliente: a integração que impulsiona o crescimento e a fidelização na era digital, por Luciana Miranda* O cenário corporativo atual é caracterizado por mudanças rápidas e alto volume de informações, exigindo que a habilidade de entender profundamente o cliente e proporcionar experiências…
Omnichannel inteligente: Como AVIs podem unificar a experiência do cliente, por Francisco Chang* Nos últimos anos, temos ouvido falar bastante sobre omnichannel, a ideia de oferecer uma experiência integrada ao cliente, seja no físico ou digital, pelo telefone, app ou na loja. Mas na prática, poucas empresas conseguiram realmente entregar…
Bots no varejo: como elevar as vendas? Por Luiz Correia* Em um mercado constantemente digitalizado, os chatbots viraram armas poderosas aos varejistas. Focados, especialmente, em automatizar e aperfeiçoar o atendimento aos clientes, esses robôs vêm contribuindo fortemente para uma experiência mais fluída e facilitada, os quais não apenas estão moldando…
Inteligência artificial e governança de dados podem impulsionar a inovação sustentável, por Dyeison Gomes* A inteligência artificial (IA) está transformando o mundo corporativo, com projeções indicando que ela poderá ser tão onipresente quanto a Internet em um futuro próximo, segundo o Tech Trends 2025 da Deloitte. Ela tem permitido que…
Preparando as redes de autoatendimento das instituições financeiras para o futuro, por Elias Rogério da Silva* Com o rápido avanço da tecnologia, as instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, estão sob constante pressão para atualizar seus sistemas e atender aos padrões de conformidade cada vez mais rigorosos do…
Como humanizar a IA para melhorar a relação com o cliente? Por Thiago Gomes* Há alguns anos, quando falávamos sobre a IA, o grande foco era como utilizá-la para robotizar e automatizar muitas tarefas corporativas, como o atendimento ao consumidor. Hoje, o cenário já é outro: não prezar apenas pela…
IA generativa e o novo modelo de buscas: o conteúdo está em risco? Por Lorenzo Nicodemo* Em meio à rápida ascensão da IA, surge a questão dos direitos autorais e da produção de conteúdo original. Atualmente, os modelos generativos de IA foram treinados com base na propriedade intelectual de milhões…
Tecnologia e personalização: necessidade estratégica para transformar a experiência do hóspede e impulsionar o setor hoteleiro, por Núbio Gadelha Neto* Atualmente, as soluções tecnológicas são uma estratégia obrigatória em qualquer negócio. Elas elevam padrões de atendimento, melhoram a satisfação do cliente e aumentam a rentabilidade dos empreendimentos. No setor hoteleiro…
Biometria: a segurança com a melhor experiência do usuário no ensino online, por Mario Cesar Santos*
Biometria: a segurança com a melhor experiência do usuário no ensino online, por Mario Cesar Santos* O e-learning é uma modalidade de ensino que utiliza recursos tecnológicos por meio de plataformas online, sendo uma alternativa às aulas presenciais, que permite que os estudantes tenham acesso a materiais de estudo e…
A telefonia na área da saúde: Telemedicina e a necessidade de comunicação eficiente, por Leandro Motta* A comunicação sempre foi um dos pilares da saúde. Seja para garantir o rápido atendimento a um paciente, para conectar especialistas em uma discussão clínica ou para coordenar procedimentos médicos, a eficiência na troca…
Vendas perdidas? Tecnologias ajudam a reverter situação no e-commerce, por Felipe Rodrigues* Um estudo realizado pela Nuvei, uma fintech canadense de soluções de pagamento, aponta que o e-commerce brasileiro deve alcançar a marca de US$ 585,6 bilhões em vendas em 2027, uma alta de 70% se comparado ao resultado obtido…
Telefonia autônoma: será possível um atendimento automatizado e humanizado? Por Emerson Carrijo* A transformação digital tem avançado de forma impressionante, principalmente quando se trata de telefonia e atendimento ao cliente. Hoje, tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e bots de voz são capazes de realizar um número significativo de…
A revolução da IA na experiência do cliente chegou — mas e as PMEs? Por Thiago Siqueira* A inteligência artificial (IA) tem sido uma aliada estratégica das grandes empresas, ao impulsionar ganhos em eficiência e automação. Já entre as pequenas e médias empresas (PMEs), a adoção da tecnologia ainda caminha…
IA Generativa no WhatsApp: como implementar na empresa com eficácia? Por Allanis Grum* O WhatsApp deixou de ser um canal exclusivo para comunicação pessoal, se tornando uma das plataformas mais utilizadas no mercado para aproximar e aperfeiçoar a comunicação com seus clientes. Surfando a onda dessa popularidade, a incorporação da…
Como a inteligência artificial está redefinindo a eficiência no varejo, por José Dutra* A experiência de compra no varejo depende de dois pilares: a disponibilidade do produto desejado e uma jornada de compra fluida e satisfatória. No entanto, ineficiências nos bastidores — como inventário desatualizado ou operações desalinhadas — podem…
Capacidades técnicas no horizonte da IA conversacional, por Andy O’Dower* Eu posso dizer, com certeza, que a IA nunca será tão burra quando ela é hoje. Estamos todos impressionados com o que as IAs podem fazer, e não paramos de ouvir expressões como “sem precedentes” ou “crescimento exponencial” para descrevê-la,…
Como Live Commerce e Retail Media estão mudando o jogo do varejo, por Henrique Casagranda* Nos últimos anos, o comportamento do consumidor evoluiu rapidamente, impulsionado pela digitalização e pelo consumo cada vez mais integrado às redes sociais. O Live Commerce – modelo de vendas ao vivo transmitido por plataformas digitais…
Automação no varejo: desafios e soluções para um futuro eficiente, por Tailan Oliveira* A otimização é um dos principais objetivos das empresas, incluindo o setor varejista. Nesse contexto, a automação emerge como uma resposta para essa busca, impulsionada por um leque de tecnologias que prometem revolucionar desde a operação logística…
O alto custo por dados ruins: por que a limpeza de dados é essencial para o sucesso empresarial? Por Valquir Correa* O ano era 2011 quando, de volta ao Brasil, integrei uma equipe encarregada de substituir os sistemas operacionais (front-office e back-office) em diversos hotéis. Na ocasião, o governo brasileiro…
O que falta na maioria das marcas? Por Renan Cardarello* Em uma pesquisa realizada em 2023 pelo Sebrae, foi constatado que o Brasil e, portanto, os brasileiros, são um dos povos que mais buscam empreender. Ocupamos a 8ª posição no ranking global de empreendedores, com 30,1% da população adulta envolvida…
Análise preditiva: a visão estratégica impulsionada pela inteligência artificial no varejo moderno, por Tailan Oliveira* Em um panorama cada vez mais acirrado e competitivo com transformações velozes, o mercado varejista é obrigado a não apenas ter uma simples reação aos eventos de seu ramo, mas também a assumir a capacidade…
Marca x consumidor: quem define as regras agora? Por Renan Cardarello* Nos últimos anos, foi possível ver um crescente aumento no poder de decisão de compra de diversos tipos de produtos pelos consumidores, mais seletivos em escolher marcas que representem o item ou commodity desejado. Diante desta nova autoridade do…
Personalização estratégica: Um meio de gerar boas experiências e fidelizar clientes, por Paulo Curro* Sabe aquela sensação agradável de entrar em uma loja e o vendedor conhecer você, saber sobre suas preferências, as necessidades que tem no atual momento da sua vida? Do que você gosta e do que não…
CRM desenvolve dados e impulsiona personalizações mais precisas, por Renan Marafigo* Personalizar a experiência do cliente deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para marcas que querem se destacar. Adaptar ofertas e conteúdo com base nos interesses dos usuários gera mais engajamento e vendas, fortalecendo o relacionamento com…
Como a lealdade ativa pode transformar clientes em fãs? Por Aluísio Cirino* Hoje, em meio a um mercado cada vez mais competitivo, ter a lealdade ativa dos clientes é um grande diferencial para as empresas que desejam se destacar. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da…
O caminho do crédito inteligente: a tendência do uso de dados, IA e do open finance, por Rogerio Melfi* Quem realmente te conhece é capaz de te surpreender. Quem te conhece apenas de forma superficial, no máximo, faz sugestões genéricas. Esse princípio, tão verdadeiro nas relações humanas, está se tornando…
A nova era do varejo: como a digitalização do PDV está redefinindo a experiência do cliente, por Paulo Moratore* Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico brasileiro, há um fator que não muda: o brasileiro gosta mesmo é da loja física. Ao menos 89% das vendas totais do varejo em…
No marketing B2B Tech, existem coisas simples de entender, mas complexas de executar, por Mário Soma* O marketing B2B Tech é um terreno em que a complexidade das decisões de compra se mistura com a necessidade de uma abordagem altamente estratégica. E, nesse cenário, as empresas falham com muita frequência…
Experiências positivas transformam clientes em promotores da marca, por Luciana Perez* Em um cenário corporativo onde a concorrência está em constante evolução, a verdadeira chave para o sucesso de qualquer empresa é a capacidade de cultivar e manter a lealdade do cliente. No mercado de serviços gerenciados de TI esse…
A experiência do consumidor como vantagem competitiva, por Claudia Bouman* Com concorrência mais acirrada e consumidores cada vez mais exigentes, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos de marcas, empresas e produtos e trouxe destaque ainda maior para a gestão eficaz da experiência do consumidor (CXM…
Super agentes de IA: A revolução bancária e financeira em 2025, por Fabrício Vaz* A evolução da inteligência artificial (IA) alcançou um novo patamar em 2025, consolidando-se como o “ano dos agentes de IA” no cenário global. No setor bancário e financeiro brasileiro, essa inovação promete uma verdadeira revolução nos…
Marketing offline: ainda é vantajoso para as empresas? Por Renan Cardarello* A imersão digital foi um movimento natural do mercado com o avanço da conectividade global, levando uma série de empresas e pessoas a sentirem a necessidade de estarem presentes nesse espaço para se relacionarem com os outros. Porém, assim…
O desafio geracional e a experiência do cliente no mercado financeiro, por Por Eduardo Salomão* Oferecer uma experiência do cliente assertiva é olhar para as necessidades de todas as faixas etárias O setor financeiro está cada dia mais competitivo. O avanço das tecnologias e o surgimento de novas fintechs, levam…
Quem é o responsável pela reputação de uma empresa? Por Victor Olszenski* Reputação é o que se fala de uma empresa – e não o que ela diz ou pensa sobre si mesma. A questão é que o que se fala nem sempre resulta de uma análise racional. A reputação…
Decifrando o consumidor moderno: como a IA pode (e deve) ir além da personalização superficial, por Eduardo Ribeiro* Os hábitos de consumo mudam constantemente, acelerados pelo avanço tecnológico. Neste contexto, o varejo também ganhou novas ferramentas para acompanhar o ritmo, acompanhando rastros digitais — cliques, curtidas e carrinhos abandonados —…
A diferença entre conversão e geração de oportunidade real no marketing B2B Tech, por Mário Soma* Quando o assunto é marketing B2B, especialmente no mercado de tecnologia, muitas vezes eu noto confusões no entendimento de alguns profissionais entre conversões com oportunidades reais de negócio. Essa situação pode gerar relatórios inflados,…
Por que os lojistas devem migrar para o varejo híbrido? Por Rodrigo Garcia* Nos últimos anos, temos assistido a uma transformação acelerada no comportamento do consumidor, impulsionada pela digitalização e pelas mudanças nas preferências de compra. O varejo híbrido, que combina operações físicas e digitais, não é apenas uma tendência…
Como RPA, IA e BPM estão transformando a experiência do consumidor, por Fernando Baldin* A automação e a inteligência artificial (IA) estão revolucionando o atendimento ao cliente, proporcionando experiências mais eficientes, ágeis e personalizadas. À medida que as empresas buscam aprimorar a jornada do consumidor, três pilares tecnológicos emergem como…
6 estratégias para reter clientes no e-commerce B2B, por Alexandre Basílio* Focar na retenção de clientes é essencial para qualquer negócio e, no e-commerce B2B (business-to-business), essa estratégia é ainda mais crucial, considerando o crescimento da concorrência no meio digital, em especial após a ampliação do setor no Brasil. Segundo…
Como a falta de um CRM prejudica as vendas? Por Renan Cardarello* “Não estou vendo resultados”. Essa é uma frase muito comum no mercado dita por clientes que buscam dar seus primeiros passos no mundo do marketing digital, mas sem a preparação inicial que serve como base para demonstrar, perfeitamente,…
Erros de marketing no e-commerce: saiba quais são e como revertê-los, por Felipe Rodrigues* As perspectivas do e-commerce brasileiro são bastante interessantes. As compras online caíram no gosto da população que, desde a pandemia, só amplia o volume de compras feitas digitalmente. Tanto, que a expectativa da Associação Brasileira de…
Importância do mercado de consórcio apostar na área de customer experience, por Caio Gil Augusto* Com o aumento da competitividade e as mudanças nas preferências do público, as empresas do setor precisam estar mais atentas à experiência do cliente (CX – customer experience). Apostar em estratégias eficazes desse serviço é…
O futuro do engajamento digital no setor financeiro: personalização e eficiência como diferenciais competitivos, por Jorge Iglesias* No atual cenário do setor financeiro, a maximização da rentabilidade das empresas não se limita à aquisição de novos consumidores. A verdadeira chave para o sucesso reside na inteligência analítica, na automação estratégica…
Ingrid Guimarães e American Airlines: a crise desnecessária, por Claudia Bouman* Tarimbada em comédias desde sua chegada ao humorístico Chico Total nos anos 1990, na TV Globo, até longa-metragem como Minha Mãe é uma Peça: O Filme e seriados em streaming, a exemplo de Eleita (Prime Vídeo), a goiana Ingrid…
De local para global: a telefonia em nuvem como aliada da expansão internacional, por Emerson Carrijo* Em uma era de negócios sem fronteiras, como garantir que sua empresa esteja sempre conectada? A resposta pode estar na telefonia em nuvem, uma solução essencial para empresas que desejam crescer sem complicações. Imagine…
Nova era do atendimento ao cliente: WhatsApp como canal, IA como motor, por Renan Marafigo* O atendimento ao cliente está passando por uma transformação profunda. Com o avanço da tecnologia, os canais de comunicação evoluíram, e o WhatsApp tornou-se uma das principais plataformas no Brasil para interações entre empresas e…
A transformação ágil como diferencial no atendimento ao cliente, por Maria Clara Ramos* O mundo está em constante transformação. Assim também está o mercado consumidor, cada vez mais exigente e atento àquilo que consome. Nunca foi tão relevante oferecer uma boa experiência de compra e uso para fortalecer os laços…
Aperfeiçoar a estrutura de marketing ajuda e-commerce a alcançar resultados mais satisfatórios, por Felipe Rodrigues* À primeira vista, pode parecer óbvio, que ter um marketing bem estruturado auxilia as empresas no geral a alcançar resultados mais relevantes. Afinal, é esse o departamento da empresa responsável por aproximar a companhia do…
IA aplicada a dados é fundamental para entender o consumidor, por Danilo Curti* Já se perguntou como algumas empresas parecem saber exatamente o que você deseja antes mesmo de pedir? Isso não é coincidência – é inteligência artificial aplicada à análise de dados. No cenário atual, compreender o comportamento do…
Excelência no atendimento ao cliente para uma boa experiência na jornada do consumidor, por Rodrigo Bocchi* Com soluções personalizadas, estratégia omnichannel integra qualidade, compreensão do comportamento do cliente e constrói relação de confiança Os múltiplos canais de comunicação das empresas, como Instagram, Facebook, WhastApp, até chats e atendimento telefônico, devem…
Gestão de marketing: como planejar o futuro dos negócios, por Bruno Camargo* Plataformas de gestão de marketing têm se mostrado promissoras para apoiar os profissionais do setor O consumidor atual está cada vez mais conectado, exigente, participativo e buscando experiências personalizadas, com valores que estejam alinhados às suas crenças. Dados…
O poder da IA empática para encantar o cliente, por Rodrigo Villela* A Inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada para estreitar o relacionamento das marcas com os clientes, para construir e cultivar experiências personalizadas que reflitam de fato suas necessidades e interesses. Isso porque a análise de sentimentos…
Dicas de como combater o telemarketing abusivo e utilizar a telefonia empresarial de forma ética, por Kathia Alves* O telemarketing abusivo se tornou uma das maiores queixas dos consumidores brasileiros. Entre 2022 e 2024, foram registradas mais de 1 bilhão de chamadas indesejadas, o que evidencia um problema persistente no…
A unificação de dados e voz: o futuro das telecomunicações, por Emerson Carrijo* Estamos à beira de uma revolução no setor de telecomunicações. A unificação de dados, voz e outros serviços promete transformar profundamente a forma como nos conectamos e consumimos tecnologia. Essa convergência, impulsionada por avanços como a computação…
O tripé que sustenta o futuro do varejo, por Thales Zanussi* Compras via QR Code, propagandas e promoções entregues pelas redes sociais ou até mesmo vendas iniciadas diretamente nessas plataformas e campanhas conduzidas por influenciadores.. O varejo está em plena transformação – e não há caminho de volta. O comportamento…
Call To Call atualiza o CX-ebook/2024, reunindo o conteúdo (artigos e notícias) com maiores índices de acesso Em um cenário em que, cada vez mais, as empresas disputam pela preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendimento tornou-se fundamental. Nesse contexto, algumas expectativas dos clientes se tornaram elementares e,…
O que faz o consumidor perder a confiança nas marcas? Por Larissa Lopes* Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informação. São inúmeras mensagens chegando por todos os lados: ofertas, lembretes de pagamento, cobranças, convites e muito mais. Mas, ao invés de facilitar a vida do consumidor, essa enxurrada…
Como serão os consumidores da geração Beta? Por Luiz Correia* Mais uma geração surgindo. Os primeiros dias de janeiro foram marcados pelo nascimento daqueles que irão compor a chamada geração Beta, em mais um ciclo demográfico que se estenderá até 2039. Assim como as anteriores, seus membros podem trazer perfis,…