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O poder da personalização em serviços financeiros, por Ander Orcasitas* O número de dispositivos móveis conectados à internet vem crescendo em ritmo acelerado – o Brasil chega a ter mais de um smartphone por habitante, segundo levantamento da FGV – e, por isso, cada vez mais serviços têm sido integrados…
A evolução do suporte técnico remoto, do telefone à IA, por Felipe Alves* Houve um período, não muito distante, em que a única forma de se conseguir suporte para alguma questão técnica do trabalho era colocando a mão no telefone e indo para uma linha de espera, até eventualmente ser…
Funil full journey: como ele pode revolucionar o marketing das empresas? Por Renan Cardarello* Quanto tempo você costuma demorar até decidir se irá ou não comprar um produto ou serviço de uma determinada empresa? Hoje em dia, é nítido que o consumidor possui acesso a muitas informações em tempo real,…
A inteligência artificial humanizando interações, por Ingrid Imanishi* O cenário tecnológico avançou a passos largos nos últimos anos, e o impacto das tecnologias de inteligência artificial (IA), em particular dos modelos generativos, sobre a experiência do cliente é notável. O que outrora era considerado um território geek e distante, agora…
Quatro erros que prejudicam as vendas no e-commerce e como evitá-los, por Renan Cardarello* Empresas que não possuem um e-commerce, atualmente, acabam tendo seu crescimento prejudicado a médio e longo prazo. Pode parecer exagerado, mas essa é uma realidade global enfrentada pelos empreendimentos devido ao avanço constante da digitalização. Realizar…
O impacto da Thought Leadership na experiência de conteúdo B2B, por Fernanda Nascimento* Tenho certeza de que você já ouviu essa frase famosa de um comercial: “Não basta ser pai, tem que participar”. Vou me inspirar nela para dizer: “Não basta ser líder, tem que se posicionar.” Onde? Em todos…
Zapping de canais: a experiência do cliente omnichannel que merece atenção, por Sara Faatz* Mesmo sem saber o que é uma experiência omnichannel, os clientes a desejam e, em muitos casos, já a esperam. Segundo dados da pesquisa Global Consumer Insights Pulse da PwC de junho de 2023, 80% dos…
Campanhas de marketing potencializadas por IA estão entregando resultados para empresas que realizam três importantes mudanças, por Katrina Wong* Relatório recente da Twilio revela que os anunciantes devem adotar a transparência, mudar de dados de terceiros para dados próprios e estabelecer a base de dados correta Quando se trata de…
CONTEÚDO 100+ CX – Notícias e Artigos Conteúdo 100+ é um novo serviço do Sistema Call To Call que apura os índices de acesso às notícias e artigos veiculados no Portal em determinado período (mês), atribuindo às empresas, fontes das notícias, e às suas respectivas assessorias de imprensa um valor…
Conheça as três tendências que nortearão os chatbots nos próximos anos, por Diogo Leão Martos* Interagir com um chatbot já se tornou algo comum, corriqueiro nos dias de hoje. Aquilo que poucos anos atrás parecia roteiro de um filme de sci-fi já se tornou parte do nosso cotidiano. Seja em…
E-commerce inteligente: 8 dicas de preparo para a Black Friday 2023, por Rafael Martins* Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday virou uma tradição também no Brasil. Não é de hoje que os consumidores nacionais aguardam a última sexta-feira do mês de novembro para aproveitar os descontos e fazer…
Customer experience: por que essa é a melhor estratégia de marketing? Por Maria Luiza Chiquetto* Há muitos anos falamos sobre experiência do cliente. Além disso, não é novidade que a relação dos consumidores com as marcas mudou. Hoje a decisão de compra não é mais sobre preço, mas sim sobre…
Enquanto a tecnologia evolui, colaboradores e empresas buscam se adaptar às novas demandas do mercado, por Cristovão Wanderley* Quem gosta de tecnologia e acompanha a inovação fica impressionado ao ver como a nossa relação com o trabalho mudou ao longo dos anos. Nos últimos tempos, essa virada de chave ficou…
Gerenciamento de dados: quem não faz já está atrasado, por Eliezer Moreira* Quantos dados são emitidos diariamente? Segundo a IBM, o mundo produz cerca de 2,5 quintilhões por dia, sendo que boa parte desse resultado é oriundo das organizações. E, considerando que os dados, na grande maioria das vezes, consistem…
IA será tendência por um longo tempo (e ninguém precisa temer), por Silvana Torres* e Luis Rasquilha* Hoje em dia, não há dúvidas de que a inteligência artificial (IA) é a protagonista de diversas discussões. Nem por isso o tema está se tornando um clichê, já que, ao mesmo tempo…
As “pegadas” dos consumidores digitais são o caminho para conversão, por Daniel Simões* “Parece que tal marca lê meus pensamentos. Recebi um e-mail exatamente com uma oferta da ração do meu pet justamente no momento que eu precisava comprar”. Esse tipo de coincidência soa familiar, não é mesmo? Pois bem,…
Profissão de assistente virtual cresce no Brasil, por Camile Just* Em 2015, minha decisão de ser assistente virtual mudou a minha vida e a de muitas mulheres no Brasil. Ao longo dos últimos oito anos formei mais de 14 mil alunas como AVs (assistentes virtuais) e conectei mais de mil…
Quatro dicas para um customer experience personalizado no varejo, por Ingrid Imanishi* Quando pensamos no mercado de varejo, sempre vêm à mente o momento da compra, as vendas, promoções e afins. Este é o core do varejo: o market place, o portfólio de produtos e as conversões de vendas. Neste…
Atendimento ágil e resolutivo como chave para fidelizar os clientes na Black Friday, por Mauro Oliveira Costa* Ao longo dos últimos anos, a Black Friday conquistou seu espaço como um dos eventos mais aguardados para o varejo, marcando o início da temporada de compras de fim de ano com ofertas…
10 dicas para otimizar a experiência do cliente com contact center as a service, por Henrique Dornas* Com o CCaaS, você pode ter flexibilidade para atender às demandas em constante mudança do mercado e garantir que seu contact center seja um trampolim para o sucesso. A experiência do cliente é…
Paciente também é cliente – como utilizar soluções de CX para aumentar a satisfação em serviços de saúde, por André Mazocca* Nos dias de hoje, não é mais suficiente considerar os pacientes simplesmente como pacientes. Eles são, acima de tudo, clientes em busca de uma experiência de saúde satisfatória. No…
Você está protegendo seus dados de vendas? Por Carlos Rodrigues* Dados comerciais é um dos conjuntos de informação mais sensíveis que existem em uma empresa – e, por incrível que pareça, são os menos protegidos. Vou dar um exemplo que ilustra bem isso: digamos que um dos gerentes de vendas…
Diferenças entre atendimento humanizado e humanização no atendimento, por Alessandro Chelini* Durante minha trajetória profissional, participei ativamente de diversos processos transformadores na indústria de serviços e interação, com ênfase no bem-estar das pessoas. Enfatizo a autêntica dedicação dos profissionais que participam desses projetos, os quais genuinamente se importam com esse…
Quatro estratégias para cobrar clientes inadimplentes ainda em 2023, por Luiz Correia* Cobrar clientes inadimplentes é uma das tarefas mais delicadas que toda empresa passa em algum momento. Afinal, ninguém gosta de ser cobrado, ainda mais quanto a dívidas pendentes com algum empreendimento. E, com a chegada do final do…
Como melhorar o conteúdo do seu site: 5 dicas de SEO, por Lisane Andrade* Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir que o conteúdo do seu site seja relevante e atraente para o público-alvo é de suma importância. A otimização de mecanismos de busca (SEO) tornou-se fundamental, mas, para…
A Personalização do atendimento é a chave para ganhos de competitividade, por Cristiane Reis* Foram-se os dias em que as pessoas estavam limitadas a estabelecimentos físicos ou às prateleiras virtuais da internet. Hoje, os consumidores desfrutam da liberdade de selecionar os canais por meio dos quais preferem realizar suas compras,…
Harmonia digital: atendimento humanizado na era da tecnologia, por Leonardo Freitas* O mercado percebeu que oferecer um produto ou serviço de qualidade já não era mais o suficiente para o desenvolvimento dos negócios. Em vez disso, a forma como os consumidores se sentem durante toda a jornada de interação com…
A importância do uso de dados na personalização das campanhas de marketing de sua marca, por Glaucia Hora* Devido às novas necessidades de consumo, o marketing tem passado por diversas mudanças nos últimos anos. Diferente de como ocorria no marketing tradicional, que tinha como principal foco anúncios publicitários e as…
A marca é o maior ativo da empresa, por Pedro Tavares* Vivemos num mundo caracterizado pelo estresse do dia a dia, pela rapidez com que tudo acontece, pela permanente mudança de hábitos e atitudes, pela competitividade dos recursos financeiros e humanos, pela instabilidade e incerteza, e pela constante exigência com…
Branding x performance: o que é mais importante para o crescimento da empresa? Por Renan Cardarello*
Branding x performance: o que é mais importante para o crescimento da empresa? Por Renan Cardarello* Qual a melhor estratégia para alavancar sua empresa frente aos concorrentes? Muitos defendem, fielmente, as ações de branding, para alinhar os valores da marca e fortalecer a relação com os clientes. Outros, não renunciam…
O poder da voz: como as soluções de voz impulsionam a eficiência na área da saúde, por Nivaldo Sancinetti* É inegável que a tecnologia desempenha um papel fundamental na constante evolução dos serviços de saúde, trazendo impactos positivos tanto na qualidade do atendimento ao paciente quanto na eficiência das equipes…
A reinvenção dos negócios com a inteligência artificial, por Diego Martins* A inteligência artificial (IA) representa uma revolução conceitual que está redefinindo a forma como as empresas operam e geram receita a partir da possibilidade de interação com clientes de diferentes portes. Esse avanço se deve à capacidade da IA…
Black Friday: a antecedência é a alma do negócio, por João Lee* Estamos há pouco mais de dois meses da Black Friday de 2023 e pergunto a você, varejista: tudo preparado para os cinco dias mais aguardados do ano? Se a resposta é “ainda não”, a hora é de concentrar…
Como a inteligência artificial tem ajudado na democratização do acesso ao crédito, por André Santoro* Que a inteligência artificial deve mudar a forma como nos relacionamos com os mais diversos aspectos de nossas vidas, não é exatamente uma novidade. No entanto, sua aplicação vai muito além dos textos do Chat…
Centralidade no cliente: como a IA pode ajudar empresas a fornecer experiências exclusivas no atendimento? Por Bárbara Fraga* Em uma situação hipotética, vamos imaginar um cliente satisfeito com os serviços prestados de uma empresa, bem como a experiência proporcionada de forma unilateral. Na atualidade, esta organização dispõe de serviços que…
Estratégias de experiência do cliente B2B: 5 passos essenciais, por Edina Fontes* A experiência do cliente B2B, ou seja, a interação e percepção de valor que os clientes corporativos têm ao se relacionar com uma empresa é fundamental para o sucesso dos negócios. Ao priorizar o CX dos clientes corporativos,…
Protegendo a experiência do cliente por meio da autenticação biométrica, por Steve Brock* O aumento de agentes que prestam serviços de atendimento ao cliente de forma remota criou desafios operacionais e de segurança. Uma única violação na proteção de uma organização pode levá-la à falência e, por isso, é importante…
SMS: ele ainda é um canal estratégico? Por Luiz Correia* Todos nós recebemos, diariamente, diversas mensagens por SMS em nossos celulares. Pode parecer algo defasado frente a tamanhos canais tecnológicos disponíveis atualmente, mas, até hoje, este sistema de mensageria curta é um meio extremamente estratégico para a comunicação das empresas…
IA ajuda empresas a serem encontradas nas buscas na internet e app, por Felipe Caezar* A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que transforma a forma como os usuários interagem com as empresas na internet. Ela permite que o ‘search’ seja mais personalizado e preciso, baseado na análise de grandes…
IA irá aumentar a eficiência do atendimento ao cliente no service desk, por Dyogo Junqueira* Eu gostaria de compartilhar aqui os resultados de uma experimentação que estamos fazendo com a inteligência artificial integradas com a nossa ferramenta service desk, usando a versão com API do GPT da OpenAI. Estamos treinando…
Foco no cliente: percepção das marcas e realidade dos clientes podem ser discrepantes, mas inteligência artificial pode conciliar as duas visões, por Joyce Kim* À medida que a tecnologia destinada a apoiar o engajamento do cliente evoluiu, cada nova empresa promete maior intimidade e “calor” no atendimento – como uma…
A tecnologia do autoatendimento trabalhando a favor do negócio, por Renato Catalan* O estudo “Sobrevivência de Empresas”, realizado pelo Sebrae em 2021 apontou que três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) encerram suas atividades em até cinco anos de atividade no Brasil. A taxa de encerramento de negócios desse porte…
Os 10 princípios para se comunicar com o consumidor 50+, por Bete Marin e Camilla Alves* A Economia Prateada já movimenta 22 trilhões de dólares anualmente no mundo e, na América Latina, 2 trilhões de dólares – segundo pesquisas da Data8; no Brasil, são R$ 2 trilhões por ano. De…
O poder da tecnologia conectando pessoas e negócios, por Eduardo L’Hotellier* Nas últimas décadas, o progresso tecnológico em larga escala tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de nossa sociedade. Uma de suas principais conquistas é a capacidade de conectar pessoas e empresas de maneiras antes inimagináveis. A velocidade das…
Como evitar que fraudes e ataques de bots estraguem seu CX, por Bruna Luise Müller* A aquisição rápida de usuários e a retenção bem-sucedida de usuários exigem a entrega de experiências com o mínimo de atrito possível (contínuo) para incentivar a conversão. Ao mesmo tempo, porém, os negócios online podem…
Pagamentos: como simplificar as transações, por Cristiane Nogueira* Vivemos em um mundo de pagamentos instantâneos e sem dinheiro em ‘cash’, mas a maioria dos consumidores não sabe o que acontece nos bastidores quando passam o cartão. “Adquirência” refere-se à forma como os bancos ou empresas terceirizadas estabelecem termos de negócios…
Biometria de voz e inteligência artificial: alternativas de UX para setor de seguros, por Marcelo Peixoto* Novas tecnologias promovem inclusão digital e posicionam as empresas entre as mais inovadoras O setor de seguros tem se adaptado frequentemente às inovações do meio digital, incorporando novas tecnologias e ampliando as possibilidades para…
Logística omnichannel e seu impacto no CX, por Lucas Canibal* Não é novidade que a forma de mercar das pessoas foi transformada — e seus requisitos de compras são o fator principal desta mudança. Se olharmos de forma macro e criteriosa o nosso atual cenário, o consumidor está se tornando…
Como aplicar a estratégia de Total Experience na aceleração digital das empresas? Por Luiz Cesar Baptistella* Uma das organizações mais respeitadas do mundo quando o assunto é tecnologia, a Gartner apontou o Total Experience como uma das principais tendências para o mercado corporativo nos próximos anos. Segundo a consultoria, 60%…
Revolucionando o varejo com inteligência artificial: estratégias práticas para maximizar o lucro, por João Paulo Tavares* O varejo, como você conhece, está prestes a se tornar obsoleto. Enquanto alguns se agarram ao passado, os pioneiros estão olhando para a inteligência artificial (IA) como catalisadora para um salto evolutivo no setor.…
Bots de inteligência artificial para experiência do cliente: tendências e benefícios, por Mike Kuch*
Bots de inteligência artificial para experiência do cliente: tendências e benefícios, por Mike Kuch* Está em alta a discussão sobre bots de voz e bate-papo baseados em inteligência artificial (IA), mas a maioria das pessoas ainda prefere executar tarefas básicas, o que reflete no baixo desempenho das Respostas de Voz…
Segmentação e personalização impactando as ações de marketing e vendas, por Samuel Martins Filho* Coletar e analisar dados em tempo real, proporciona insights valiosos sobre as preferências do consumidor aumentando a eficácia das campanhas e a satisfação do cliente Com a crescente demanda por destaque, conexões significativas e fidelização, as…
IA e automação operam uma revolução no atendimento ao cliente dentro e fora do ambiente virtual, por Lucas Ferreira* O sonho de todo cliente é encontrar tudo que deseja, ajustado ao seu corpo, à sua personalidade e sua realidade de consumo, e a tecnologia tem avançado progressivamente nesse sentido visando…
Diferenças na comunicação de cada geração que as empresas devem considerar, por John Colvin* À medida que o mundo se transforma rapidamente graças às novas tecnologias, a digitalização ganha cada vez mais importância para usuários e empresas. Diante deste cenário, é fundamental considerar as mudanças na comunicação e as várias…
Customer experience impulsionado por IA: conheça o contact center do futuro, por André Fernandes* Há pouco tempo o Gartner divulgou o resultado de uma pesquisa com CEOs de todo o mundo, na qual afirmam que a Inteligência Artificial é a tecnologia disruptiva mais importante de 2023. Esses mesmos executivos demonstram…
Futuro do CX: como desenvolver uma experiência de sucesso para o cliente? Por Thiago Gomes* O que significa, para você, ter uma ótima experiência com uma empresa? Cada um de nós pode ter uma resposta diferente para essa pergunta, afinal, ela envolve diversas perspectivas emocionais e racionais que afetam, diretamente,…
O cliente é a alma do negócio: os desafios de satisfazer o B2B para atingir o público final, por Frederico Passos* O conceito de vendas 360° tem sido um grande aliado para empresas do varejo que buscam satisfazer seus clientes através de uma experiência completa e integrada, em todas as…
5 dicas para um Contact Center inovador, por Ingrid Imanishi* É muito comum que as empresas construam sua visão do Customer Experience sem considerar a jornada completa do cliente. Num cenário cada vez mais digital, baseado em múltiplos pontos de interação desconectados, essa abordagem não oferece condições para entender as…
IA generativa é só a “ponta do iceberg” do que virá a ser a relação entre bancos e clientes no futuro, por Saulo Santos* Assim como eu, tenho certeza que você já foi atendido por um chatbot em alguma interação recente com a sua instituição bancária. Ou seja, interagir com…
A ascensão da estratégia omnichannel no e-commerce B2B, por Rafael Martins* O mercado de e-commerce B2B deve movimentar cerca de US$ 1,8 trilhão até o final deste ano, segundo projeção da Forrester Research. Diante deste crescimento, sobretudo impulsionado pela nova cultura de compra on-line em função da pandemia, podemos dizer…
A era conversacional no e-commerce: a chave para se diferenciar em um mercado super competitivo, por Ronald Bragarbyk* Com a ascensão do comércio eletrônico, o consumidor agora tem acesso a uma infinidade de opções de compra na internet. Por conta disso, a competição entre as marcas se intensificou de forma…
Como inovar o atendimento utilizando tecnologias de comunicação unificada, por Diane Otto* A transformação digital tornou-se uma necessidade, fazendo com que as empresas procurassem rapidamente maneiras de se manter competitivas nos mais diversos mercados. Diante deste cenário, as soluções de nuvem revolucionam as operações de negócios com sua escalabilidade, flexibilidade…
Barreira ou impulsionador: como o Contact Center pode aproximar marcas e clientes? Por Natália Castan* Call center é tudo a mesma coisa? Não é bem assim! O modelo de atendimento e relacionamento mudou muito ao longo dos anos e hoje é possível obter mais resultados do que simples chamadas sem…
Para uma melhor experiência do cliente, comece com uma melhor experiência do funcionário, por Matt George* Investir em tecnologias como IA pode ajudar a atender às altas expectativas de funcionários e clientes Os clientes de hoje estão mais capacitados do que nunca. Quando compram de uma empresa, esperam uma experiência…
Como melhorar a comunicação com o cliente no varejo? Por Carlos Secron Mesmo diante da crescente e intensa digitalização no mercado, há quem ainda prefira se relacionar com suas marcas preferidas através de meios mais “tradicionais” e presenciais. Lidar com perfis tão diferentes de clientes não é fácil, principalmente, para…
Comunicação interativa: qual a importância para a jornada de conversão dos clientes? Por Allanis Grum* Construir relacionamentos duradouros e fidelizados com os clientes é o sonho de toda empresa, capaz de favorecer uma jornada de conversão extremamente assertiva para a retenção de cada vez mais consumidores à marca. Mas, atingir…
Experiência imersiva é a tendência para o futuro da jornada phygital, por Silvana Torres* Os hábitos de consumo mudam na medida da transformação do mercado. O consumidor atual está cada vez mais exigente na escolha de produtos e serviços. Ele exige atenção, clama por ser ouvido, ter voz ativa, em…
Aumentando a eficiência e melhorando a experiência do hóspede: como o 5G impacta o setor hoteleiro, por Claudio Cordeiro* Em outubro de 2022, a rede 5G terminou de ser ativada em todas as capitais brasileiras, o que significa que mais de 50 milhões de brasileiros que vivem nessas cidades poderão…
Como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce? Por Lucas Castellani* Com o crescente custo dos anúncios de tráfego pago e o aumento da concorrência no ramo do e-commerce, é cada vez mais importante garantir que os clientes cheguem até o final do funil de compra e façam o pagamento.…
Inteligência artificial e atendimento: uma dobradinha que veio para ficar, por Luiz Iannini* Passada a estranheza inicial e a perplexidade que o ChatGPT provocou nas pessoas há pouquíssimos meses, eis que chegou o momento de refletirmos como a inteligência artificial pode dinamizar nossos negócios. Escalar o atendimento e melhorar a…
Como o customer success impacta a percepção da marca? Por Bianca Marques* Entender as necessidades de seu cliente e garantir que essas demandas sejam atendidas com êxito é primordial para o sucesso de toda empresa. E, dentre tantas estratégias voltadas para essa missão, o customer success (CS) vem se destacando…
Customer Experience Outsourcing: conheça o provedor de experiências para os clientes, por André Fernandes* O BPO (Business Process Outsourcing) foi, por muito tempo, o solucionador de problemas das empresas em diversos âmbitos, entre eles o setor de Customer Experience. Porém, com a Transformação Digital esses parceiros, que seguem igualmente importantes,…
Metaverso pode revolucionar a experiência de compra do brasileiro, por Ander Orcasitas* Ávido por novidades, o público brasileiro é um dos que mais apreciam redes sociais, pois é nesse ambiente virtual que ele encontra lazer e interação com influencers e marcas. Sempre em busca do que é novo, o Brasil…
Porque integrar inteligência artificial às estratégias de comunicação e marketing, por Rodrigo Marinho* Vivemos uma nova grande era da tecnologia. Era essa, que está sendo moldada pela inteligência artificial (IA), de tal modo que tudo passa a orbitar essa tecnologia a fim de poder aproveitá-la em todo tipo de contexto.…
Lembre-se disso: 100% dos clientes são pessoas, por Luiz Gonzaga* “Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” Essa citação, atribuída ao autor britânico e palestrante Simon Sinek, reflete uma verdade inegável. Devemos sempre lembrar que todos os nossos clientes são seres humanos, e essa perspectiva é…
Melhor CX do mundo significa ter centralidade no cliente? Por Paulo Marcelo* Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu dizer que a estratégia da empresa X ou Y está focada na experiência do cliente. Ou que a centralidade no cliente é chave para a companhia Z. Podemos dizer que…
Customer Data & Experience Platform: Sua empresa está preparada para essa nova tendência de mercado? Por Glaucia Hora* O mercado atual tem nos ensinado que a experiência do cliente é um fator indispensável para a sobrevivência das empresas em meio à concorrência. Diante disto, constantemente nos deparamos com novas ferramentas…
Como criar conexão com o cliente na comunicação digital? Por Allanis Grum* Se comunicar sempre foi necessidade humana, mas a forma pela qual isso é feito evolui constantemente. Com o avanço da digitalização, a tecnologia se tornou uma das maiores aliadas do mercado, estreitando laços entre as empresas e seus…
“Visão 360 do Cliente”: como atrair inteligência competitiva no setor financeiro, por Neylson Crepalde* É indiscutível que o foco central de qualquer modelo de negócio na área financeira é o cliente. Obter, centralizar e processar os dados para produzir informação e inteligência sobre aspectos como o comportamento de consumo, o…
Social Listening: por que é tão importante e como ele pode te ajudar a vender mais, por Bárbara Bronzatti* A compra por impulso não é mais como antigamente. As redes sociais ganharam espaço através dos feeds, vídeos, lives e outros conteúdos que pipocam diariamente nos nossos celulares, vindos principalmente do…
Dia do Analista de Atendimento: o papel fundamental dos profissionais que cuidam dos clientes, por Simone Rezende* O dia 4 de julho é uma data de celebração e reconhecimento para milhares de profissionais que desempenham um papel essencial na comunicação com o cliente: o Dia do Analista de Atendimento. Eles…
Como utilizar a IA para melhorar o atendimento ao cliente? Por Pedro Leonel* Como sua empresa atende o cliente? Todo empreendedor sabe que investir em meios de comunicação robustos e pautados na tecnologia é fundamental para estreitar o relacionamento com seu público-alvo e atender as suas demandas. Mas, dentre tantas…
Customer Success impulsionado pelo ChatGPT: quais são as perspectivas e desafios, por Fabiana Rett* Customer Success é um tema que está em efervescência no mundo corporativo na nova economia. As empresas perceberam que precisam estar mais concentradas — dentro de uma visão de “Customer Centric” — em entregar valor, apoiando…
Sucesso do cliente: como a tecnologia pode auxiliar nessa jornada? Por Bruna Sullivan* Buscar atender as necessidades dos clientes faz parte do objetivo de toda organização. No entanto, para atingir esse propósito, é fundamental que a empresa tenha alinhado um conjunto de ações e práticas em prol de tal intuito.…
O impacto do UX e Content Design na experiência do cliente, por Giuliano Generali* Todo produto ou serviço deixa marca na percepção do cliente, seja ela positiva ou negativa. Usar as ferramentas certas faz a diferença para tornar positiva essa percepção através da experiência do usuário. Designers e conteudistas estruturam…
Os próximos passos do aprendizado da linguagem natural, por Daniel Morais* A linguagem é a ferramenta de comunicação mais antiga da humanidade. Por sua mutabilidade e adaptabilidade, consegue ultrapassar barreiras geográficas, culturais e sociais. Entretanto, para que seja efetiva, os interlocutores precisam dominar os signos, símbolos e códigos utilizados (na…
Por que Big Data sem curadoria vale pouco com avanço da inteligência artificial, por Carlos Kazuo Missao* O ChatGPT é o produto digital mais rapidamente adotado na história da humanidade. E não há nem base de comparação. Nos próximos sete anos, nós veremos uma evolução tecnológica que superará tudo o…
IA Generativa e Unified Commerce: moldando o futuro do varejo data-driven, por João Paulo Tavares* Estamos vivendo uma era de mudanças rápidas e disruptivas na indústria do varejo. À medida que a tecnologia avança, os varejistas têm a oportunidade de repensar e remodelar suas operações e estratégias para oferecer experiências…
Conectar experiências a negócios: como marketing virou peça-chave na transformação digital, por Danielle Oliveira Lopes* A pandemia foi um divisor de água no mundo dos negócios. Se antes dela a transformação digital ainda gerava questionamentos sobre o seu real potencial de impulsionar marcas, o after demonstra que conectar produtos e…
ChatGPT é aliado na comunicação com o cliente, por Claudio Dias* Bastou ser apresentado ao mercado para que o ChatGPT, desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI e apoiado pela Microsoft, caísse no gosto do público. Em dois meses após seu lançamento, ele registrou 100 milhões de usuários. O TikTok levou nove…
Como as estratégias de personalização podem ajudar os bancos de varejo a serem mais competitivos, por Ander Orcasitas* Novas tecnologias e operadores sacudiram o mercado financeiro, que também vem sendo confrontado com uma mudança significativa no perfil dos consumidores. Para se adequar a esse novo ecossistema, os bancos de varejo…
Google impulsiona RCS para reforçar evolução do SMS, por Thiago Gomes* Nem todos já o conhecem pelo seu devido nome, mas algo é fato: o RCS (Rich Communicaton Service), novo sistema de mensageria do Google, está dando muito o que falar. Ao longo do mais recente evento organizado pela big…
Reconhecimento facial baseado em IA ajuda os negócios de alto tráfego, por Jarlon Nogueira* O ChatGPT vem causando muita discórdia no mundo todo, mas é fato inegável que a inteligência artificial (IA) pode ajudar e muito a todos. Tanto que no Brasil, cada vez mais empresas estão investindo em IA…
Bom uso de dados e cultura de experimentação: combinação garante a melhor experiência do usuário, por Bruno Bortolotto* Nos últimos anos, muitas empresas conseguiram estruturar-se para coletar, processar e armazenar uma grande quantidade de dados, mas eu acredito que ainda há um enorme campo de oportunidade para desenvolverem a capacidade…
Atendimento personalizado: cliente feliz custa caro, mas vale cada centavo, por Marco Silva e Silva*
Atendimento personalizado: cliente feliz custa caro, mas vale cada centavo, por Marco Silva e Silva* Você consegue se lembrar de uma empresa que realmente lhe conhece? Falo mesmo daquele tratamento VIP, de lhe entender individualmente e te oferecer exatamente aquilo que você quer e precisa. Se a sua resposta é…
A monetização do customer success na nova economia, por Marcus Euzebio* Uma das mudanças mais profundas aceleradas pela transformação digital pode ser vista no modo como o mercado compra produtos ou serviços de TI. Como todos os processos de digitalização da sociedade, esse também vinha ocorrendo há alguns anos, mas…
Monetização de dados pessoais: como funciona e quais os benefícios? Por Danielle Franklin* A partir da utilização de ciências de dados, é possível capturar insights valiosos para dentro da empresa ou para os clientes A monetização de dados pessoais é uma abordagem cada vez mais comum entre as empresas que…
Inteligência artificial a favor de clientes e agentes de contact center, por Ingrid Imanishi* Os clientes possuem cada dia mais demandas por personalização e atendimento a qualquer hora e de qualquer lugar. Com isso, atendimento omnichannel se torna fundamental. Porém, muitas empresas ainda não conseguiram equilibrar a necessidade do consumidor…