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Como reinventar as jornadas dos clientes utilizando tecnologias digitais e inteligência artificial, por Ingrid Imanishi* Quando penso no que seria o customer experience (CX) dos meus sonhos, uma série de características vêm à minha mente. O CX ideal é fácil, intuitivo, e resolve os problemas do cliente sem esforço. Ele…
“Barriga no balcão”, fundamental para a reputação de uma empresa, por Claudia Bouman* O arsenal disponível para o processo de checagem de reputação é gigantesco. Mas um deles é essencial e traz resultados muitas vezes inesperados: a barriga no balcão. A prática, embora evitada por um bom número de executivos…
Chatbot: como treinar sua IA para atendimentos complexos, por Diego Martins* Chatbots impulsionados pela inteligência artificial generativa (GenAI) estão revolucionando a maneira como as empresas interagem com seus clientes, oferecendo eficiência operacional e personalização em larga escala. Contudo, treinar uma inteligência artificial (IA) para lidar com situações complexas de atendimento…
A movimentação financeira e tecnológica a serviço do cliente, por Marcelo Ciasca* O crescimento do Open Finance no Brasil tem trazido muitas oportunidades de mercado, além de estimular a concorrência e incentivar a inovação de produtos Promover a integração segura e eficiente de dados financeiros entre várias instituições e serviços…
De humanas e da tech: os profissionais que ganham espaço na tecnologia como storytellers das marcas, por Raphael Santos Marques* Hoje, se me perguntassem qualquer coisa sobre o Nubank, falaria da primeira coisa que me vem à cabeça sobre o banco, a história do seu fundador. Numa dessas conferências anuais…
Data mining: como a IA acelera o processo em prol de clientes mais satisfeitos e negócios mais rentáveis, por Saulo Santos* A centralidade do cliente e o enriquecimento da sua jornada são alguns dos elementos mais estratégicos e que compõem os alicerces dos negócios de múltiplos setores na atualidade. Neste…
Quem perde quando os sistemas antifraude dificultam o consumo? Por Denis Furtado* O mercado de cartões de crédito está em franca expansão, impulsionado pela crescente preferência dos consumidores por pagamentos digitais. Com um crescimento projetado de 6,46% ao ano até 2029, o setor deve alcançar um valor de mercado superior…
Como a IA generativa está revolucionando setores e modelos de negócios, por Nivaldo Sancinetti* A inteligência artificial (IA) tem sido um motor de atualização e aprimoramento de produtos e produtividade por décadas. No entanto, a recente introdução da IA generativa trouxe uma mudança radical na forma como interagimos com a…
CONTEÚDO 100+ CX – Notícias e Artigos Conteúdo 100+ é um novo serviço do Sistema Call To Call que apura os índices de acesso às notícias e artigos veiculados no Portal em determinado período (mês), atribuindo às empresas, fontes das notícias, e às suas respectivas assessorias de imprensa um valor…
Por que as fintechs têm um futuro tão promissor pela frente? Por Francisco Pereira* O setor financeiro está passando por uma transformação significativa, impulsionada principalmente pelas fintechs, que têm revolucionado a forma como os serviços financeiros são oferecidos. De acordo com a Associação Brasileira de Fintechs, hoje são mais de…
Assertividade, o segredo do sucesso em recursos humanos, por Sandra Porne* O recrutamento é uma das funções mais cruciais dentro do departamento de recursos humanos (RH) de qualquer organização, pois é por meio desse processo que podemos identificar e atrair talentos que irão contribuir para o sucesso e o crescimento…
Sua empresa realmente precisa de IA generativa? Por Frederico de Souza* A inteligência artificial veio para ficar. Isso é fato. Mas será que adotar tecnologias baseadas em IA é sempre a melhor opção? Depois do surgimento do ChatGPT tornou-se muito comum gestores perguntarem se uma determinada solução em TI (tecnologia…
Como acelerar o crescimento do negócio com o Growth UX? Por Aracele Lima Torres* Você já ouviu falar em estratégias de UX Design (User Experience Design)? Elas são grandes aliadas para melhorar a percepção que clientes e usuários têm em relação às marcas e produtos. Além disso, já se tem…
Seu cliente pode até olhar para o lado, mas você tem o poder reconquistá-lo, por Ingrid Imanishi* A inteligência artificial é capaz de auxiliar os agentes de maneira proativa, reduzindo o estresse nas interações, além de melhorar a experiência do consumidor final Diante de um consumidor exposto a muitas vantagens,…
Bots para cobrança mudam o rumo do setor financeiro, por Cláudia Cristina Andrade* O processo de cobrança de dívidas é um tema delicado, complexo e desafiador nas operações comerciais. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o país tinha, em…
Protegendo a experiência do cliente por meio da autenticação biométrica, por Steve Brock* O aumento de agentes que prestam serviços de atendimento ao cliente de forma remota criou desafios operacionais e de segurança. Uma única violação na proteção de uma organização pode levá-la à falência e, por isso, é importante…
User personas no marketing B2B Tech: profissionais invisíveis em campanhas, mas que influenciam em decisões, por Mário Soma* O usuário de tecnologia é o verdadeiro “piloto” da corporação e, portanto, uma figura crucial na hora de apoiar ou rejeitar uma nova solução que surge no mercado. No marketing B2B Tech,…
Diferenças entre atendimento humanizado e humanização no atendimento, por Alessandro Chelini* Durante minha trajetória profissional, participei ativamente de diversos processos transformadores na indústria de serviços e interação, com ênfase no bem-estar das pessoas. Enfatizo a autêntica dedicação dos profissionais que participam desses projetos, os quais genuinamente se importam com esse…
Autoatendimento digital: como desenvolver a jornada do cliente? Por Leonardo Coelho* Em um mercado onde a experiência do cliente é o grande comandante do sucesso e prosperidade dos negócios, investir no autoatendimento digital pode ser um enorme diferencial competitivo da sua empresa. Afinal, além de trazer maior conveniência e praticidade…
Inteligência artificial: desafios e necessidades de regulação, por André Fernandes* Vivemos um momento de extrema importância no desenvolvimento e implementação da inteligência artificial (IA). A discussão sobre os próximos passos dessa tecnologia está presente no nosso dia a dia, especialmente no que se refere à oferta de serviços, ao atendimento…
Orquestração de dados e sistemas: A nova sinfonia das empresas modernas, por Denis Furtado* Em um mundo onde a informação se tornou o novo ouro, a orquestração de dados e sistemas chega como uma tendência essencial para o sucesso corporativo. Imagine um maestro regendo uma sinfonia, onde cada instrumento toca…
Desafios enfrentados pelo e-commerce podem ser vencidos com automação e melhor relacionamento com clientes, por Felipe Rodrigues* Todo segmento e todas as empresas enfrentam desafios e obstáculos. Isso é normal e totalmente compreendido pelos profissionais e pelo mercado. O que diferencia cada um, no entanto, é a capacidade de encontrar…
Como impulsionar os negócios com observabilidade, por Alex Camargo* Adoção da abordagem pode ser estratégica para as empresas em sinergia com a camada de segurança As organizações que dispõem da observabilidade para monitorar ambientes e compreender o desempenho dos sistemas e aplicativos conseguem garantir confiabilidade e eficiência para gerar insights…
IA generativa é a melhor resposta para os desafios de CX das empresas de telecomunicações, por Marcelo Fuzaro* Compreender a dimensão do mercado de telecomunicações brasileiro é crucial para analisarmos o setor sob a luz do customer experience. Em 2023, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o setor contabilizou…
Robôs no atendimento ao cliente: Maldição ou bênção? Por Fernando Baldin* Em um mundo cada vez mais digitalizado, os consumidores se deparam com uma vasta gama de interações tecnológicas todos os dias, ao mesmo tempo, a nostalgia do toque humano nas interações se mantém firme. Atualmente a eficiência alimentada por…
A relação entre chatbot e sustentabilidade no setor de saúde, por Frederico de Souza* Atualmente fala-se muito em sustentabilidade, mas será que todo mundo compreende o que significa esta palavra? Há quem veja a sustentabilidade como um conjunto de práticas para evitar danos ao meio-ambiente e à sociedade. Não que…
Ferramentas de CX como aliadas na prevenção de doenças, por Glaucio Alkmín* A prevenção de doenças, com cuidados diários, nos permite manter a qualidade de vida. Por isso, saúde já não é apenas sobre tratar doenças existentes, mas sim sobre antecipar e prevenir que elas ocorram. Este é o centro…
Quanto tempo e esforço são necessários para educar um mercado sobre a sua marca e oferta no marketing B2B? Por Mário Soma* Educar um mercado sobre uma marca e ofertas complexas é um desafio que requer tempo, esforço e um orçamento adequado. O tempo necessário para isso depende muito da…
Apple anuncia chegada do RCS no IOS 18: quais os impactos para as empresas no Brasil? Por Thiago Gomes* A adesão do RCS pela Apple é um sonho antigo que, finalmente, virou realidade. Na edição deste ano de seu evento WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), a multinacional anunciou, oficialmente, a…
Marketing digital: você sabe como usar trends de redes sociais? Por Alana Maia* “Eu sou social media, é claro que eu aproveito as trends para fazer conteúdo”. Não teria outro modo de começar este texto com uma das últimas trends que tomaram conta das redes sociais entre abril e maio…
Call center na nuvem e o futuro do atendimento impulsionado pela personalização, por Ricardo Zanlorenzi* O Contact Center as a Service (CCaas) gera novas possibilidades às empresas como a interação multicanal e o aumento de escala de forma mais ágil. As inovações possibilitadas pela adoção da nuvem incentivam a chegada…
Como as cores impactam os clientes na hora de avaliar marcas e produtos? Por Tiago Serrano* Como muitos já sabem, a associação intrínseca de cores com sentimentos, como vermelho para negativo e verde para positivo, proporciona uma maneira rápida e intuitiva para as pessoas expressarem suas opiniões. Não por acaso,…
A era digital e a saúde: desafios dos serviços de telemedicina no Brasil, por Eduardo De Luca* Popularizados no período da pandemia, os serviços de telemedicina tornaram-se uma realidade no Brasil, especialmente após a sanção da lei que regulamenta a sua prática em 2022. Nesse sentido, hoje, tanto os pacientes,…
Como utilizar a personalização para conquistar e fidelizar os fãs de fast-food, por Ander Orcasitas*
Como utilizar a personalização para conquistar e fidelizar os fãs de fast-food, por Ander Orcasitas* A transformação digital acirrou a competitividade no mercado de QSR – Quick Service Restaurant e hoje toda rede fast food tem como ambição estar cada vez mais conectada com os consumidores. A tecnologia de análise…
Sua empresa está trabalhando com inteligência de dados de forma eficiente? Por Carlos Venturini* Nos últimos anos, a espinha dorsal das estratégias corporativas vem se tornando a mescla entre inovação e eficiência. Nesse sentido, à medida que mergulhamos mais profundamente na era digital, a capacidade de coletar, analisar e interpretar…
Maximizando estratégias de marketing através da atribuição de funil completo, por Pablo Lemos* No cenário atual dominado pelo big data, empresas de todos os tamanhos enfrentam o desafio e a oportunidade de transformar vastas quantidades de dados em insights valiosos. Com informações provenientes de diversas fontes, a capacidade de entender…
A chave de uma transformação digital de sucesso para empresas B2B, por João Zanocelo* Para a maioria das empresas, os projetos tecnológicos representam apenas uma pequena parte de sua transformação – que de digital tem só o nome. É preciso entender que essa mudança vai muito além da adoção de…
Customer centricity como pilar de negócios, por Paulo Lima* O conceito de customer centricity, que significa manter o cliente no centro de todas as decisões, não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma filosofia que impulsiona a geração de novos negócios de forma sustentável e significativa e deve fazer…
A influência da estrutura organizacional na experiência do cliente, por Thiago Serrano* A experiência do cliente tornou-se um dos principais impulsionadores do sucesso empresarial nos dias de hoje e a maneira como uma empresa organiza seu trabalho desempenha um papel fundamental na formação dessa experiência. É aqui que surgem as…
É hora de uma nova era de experiência do cliente, por Amanda Andreone* Em um momento no qual o mundo é confrontado pela inflação e pelo aumento das expectativas dos clientes, as empresas enfrentam um enorme desafio: proporcionar experiências que fidelizem, diferenciem-nas dos concorrentes e impulsionem resultados de negócio. Neste…
Excelência no atendimento ao cliente pode ser alcançada com inteligência artificial , por Mauricio Frizzarin* A experiência do cliente nunca vai sair de moda. Esse é um fato! Peça central nas estratégias de negócios da atualidade, oferecer uma boa experiência ao consumidor é determinante, especialmente se pensarmos em cenários de…
Chatbots na jornada do usuário: IA como uma parte essencial e moderna no atendimento ao cliente, por Marcelo Peixoto* Os chatbots têm revolucionado a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Com a inteligência artificial impulsionando esses sistemas, a interação se tornou mais rápida, eficiente e personalizada. No…
A importância da segurança no setor de CX na era da inteligência artificial, por André Fernandes* Clientes satisfeitos não são apenas uma métrica de sucesso para uma empresa, são a base para o crescimento sustentável e a lucratividade a longo prazo. A pesquisa da Shep Hyken revelou que, em 2023,…
Retail media: resultado da estratégia é a transformação da experiência do consumidor, por Richard Kenj* No Brasil, o impacto do retail media é evidente. De acordo com relatórios do IAB Brasil e da Kantar, foram destinados R$ 2,6 bilhões a essa estratégia em 2023, representando 8% do total investido em…
Como reter clientes no e-commerce: 6 estratégias para fidelizar e crescer, por Renan Mota* No dinâmico universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção e preferência dos consumidores é feroz. E enquanto muito se fala sobre a importância da aquisição de novos clientes, pouca atenção geralmente é dada à retenção…
Retrospectiva do marketing digital: Uma jornada de inovação e adaptação, por Ricardo Martins* Nos últimos anos, tive o privilégio de testemunhar e fazer parte da transformação extraordinária do marketing digital. Impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nos comportamentos dos consumidores e uma crescente ênfase na privacidade de dados, o cenário do…
Telemedicina: conectividade como peça-chave para atendimentos na saúde, por João Romano* A conectividade está cada vez mais presente em todos os setores de serviços públicos, inclusive na medicina. Durante o auge da pandemia de Covid-19, a telemedicina emergiu como uma ferramenta crucial para evitar o colapso do sistema de saúde…
A nova Era no atendimento impulsionada por IA generativa, por Rafael Gouvea* Quantas vezes você recebeu atendimento via whatsapp por um assistente virtual? Talvez isso aconteceu e você pode nem ter percebido. Seja um agendamento de consulta médica, questões com o banco ou até mesmo para conferir o status de…
3 principais tendências para experiências confiáveis no setor financeiro, por Ivan Preti* No setor de serviços financeiros, a confiança do consumidor é a base para uma relação de sucesso. Essa confiança se constrói lentamente e a partir de uma soma de fatores, como um produto bom e digitalmente simples de…
5 estratégias de trade marketing para alavancar o sucesso no varejo, por Kleber Astolfi* No mundo do varejo, a competição é acirrada e as marcas estão constantemente buscando maneiras de se destacar. O trade marketing desempenha um papel crucial nesse cenário, pois é responsável por aprimorar a relação entre fabricantes,…
Como o storytelling pode melhorar a imagem da sua marca? Por Renan Cardarello* O storytelling é um conceito bastante conhecido no mercado conhecido como o ato de contar histórias. Inclusive, é bastante investido por grandes marcas como Coca-Cola, Bauducco, Nike, Johnnie Walker, Disney, etc. Muito além de um simples relato,…
Atendimento robótico ameaça a reputação principalmente quando feito por humanos, por Claudia Bouman*
Atendimento robótico ameaça a reputação principalmente quando feito por humanos, por Claudia Bouman* O uso de robôs de conversação, os famosos chatbots, são uma verdadeira mão na roda para as empresas com milhares de clientes a atender ao mesmo tempo, a exemplo de setores como telecomunicações, financeiro ou varejo. Muitas…
Precisamos de mais histórias felizes, por James McSill* A concepção de felicidade evoluiu ao longo da história, refletindo as mudanças culturais e filosóficas de cada época. Na Roma Antiga, era associada à virtude e à serenidade de espírito, conforme ensinado pelos estoicos. Na Idade Média, influenciada pela teologia cristã, era…
Hiperpersonalização: o diferente está na moda e o varejo tem que acompanhar essa onda, por Elói Assis* “O diferente está na moda”. A frase traduz algo que estamos vivendo: a era da padronização acabou. Seja por uma questão geracional ou pelas ferramentas que temos acesso hoje, fato é que ninguém…
Sete passos para melhorar a comunicação com o cliente no varejo físico, por Fernando Lauria* O debate sobre promover uma boa experiência para o consumidor não é mais considerado uma tendência de mercado, mas uma exigência que as empresas precisam estar atentas para cumprir. A experiência do cliente é um…
Hiperpersonalização: a próxima fronteira em martech, por Lyse Nogueira* O uso de dados para entender os consumidores consolidou-se na rotina dos profissionais de marketing. No entanto, o cenário mudou significativamente, com uma quantidade sem precedentes de dados e tecnologias disponíveis para analisar e extrair insights dessas informações, apoiando a criação…
Atendimento ao cliente: automatizar não é deixar de lado a conexão humana, por Cláudia Andrade* As tecnologias de automação estão cada vez mais presentes em todos os segmentos de negócios e esta é uma realidade que se consolida a cada dia com mais velocidade. Este cenário é especialmente relevante para…
Customer experience: 5 tendências que impactarão o atendimento com clientes, por Ricardo Zanlorenzi*
Customer experience: 5 tendências que impactarão o atendimento com clientes, por Ricardo Zanlorenzi* Em um momento em que tecnologias como machine learning e inteligência artificial generativa estão impactando todas as áreas, o segmento de CX (customer experience) também vem se atualizando sobre as inovações capazes de aumentar sua eficiência. Hoje,…
O aprimoramento do trabalho dos BPOs está na Integração de CX e IA, por Matheus Franco* De acordo com o Gartner, o segmento de contact center deve aumentar em 24% os investimentos em IA conversacional e assistente virtual em 2024. Esses recursos são importantes no cenário de inovação em CX…
IA generativa vem crescendo na mensageria, mas ainda há desafios a serem vencidos, por Diogo Martos*
IA generativa vem crescendo na mensageria, mas ainda há desafios a serem vencidos, por Diogo Martos* Assim como em todos os segmentos que envolvem tecnologia, a inteligência artificial generativa também está criando algumas movimentações no mercado da mensageria. Até 2028, empresas do mundo inteiro investirão cerca de US$ 11 bilhões…
Seria o engajamento interno o caminho para clientes mais satisfeitos? Por Katiuscia Teixeira* Funcionários satisfeitos e engajados são um ativo estratégico — eles entregam um serviço ao cliente de qualidade superior e personificam o compromisso da empresa com a excelência. Essa conexão direta entre o envolvimento do colaborador e a…
Inteligência artificial: como torná-la uma aliada no modelo de vendas, por Shirley Fernandes* Vender é entender. Eis aí o grande desafio: compreender cada cliente, segmento, solução que oferecemos e cada persona Ao longo dos anos, minha trajetória profissional tem sido marcada pela venda de soluções tecnológicas inovadoras. Nesse contexto, pude…
Os chatbots para whatsapp são os mais procurados no Google para transformar a experiência do cliente, por André Favero* Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa na forma como as empresas interagem com os clientes. Com a ascensão da tecnologia, surge uma ferramenta poderosa: os chatbots no whatsapp. Essa inovação…
Maximizando a CX: o papel vital do KCS na automação do atendimento ao cliente, por Luciano Alves de Oliveira* Como o knowledge-centered service (base de conhecimento) está transformando a maneira como as empresas interagem pelas centrais de atendimento a clientes Todos sabem que a excelência no serviço de atendimento a…
Como usar a inteligência artificial para fidelizar clientes? Por Everaldo Biselli* A IA torna possível a otimização de estratégias de fidelização e atendimento personalizado Gradualmente, a inteligência artificial (IA) deixa de ser ficção científica para se tornar uma realidade cotidiana nas empresas. Com a sua popularização, aplicações são adotadas pelas…
Como os modelos de receita contribuem para a criação de experiências memoráveis para clientes? Por Shay Chor* Com a competição feroz e a expectativa do consumidor em constante evolução, a inovação em modelos de receita deve refletir o valor da experiência do cliente. Com isso, as empresas demonstram um compromisso…
Saiba como a IA conversacional pode aproximar sua marca a seus clientes de forma inovadora, por Elizabeth Zavaleta* Diz o ditado que “falar é de graça”, mas não quando se trata da comunicação com seus clientes e, especialmente, quando esse diálogo é baseado em IA conversacional. Então, pagar por isso…
Inteligência artificial quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja, por Jonatas Leandro* Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar. Você acessa a barra de busca e recebe uma série de sugestões. Nada de novo até aí, certo? Mas e se você…
Personalização de e-mails: como usar a estratégia para alavancar as vendas, por Ander Orcasitas* O marketing por e-mail é uma ferramenta essencial no atual momento competitivo do e-commerce. A estratégia é eficaz para construir relacionamentos, incentivar o consumidor a revisitar a sua marca ou para divulgar campanhas e ofertas. Mas…
Conheça 6 tendências que irão revolucionar o marketplace, por Luanda Muniz* Os shopping centers modernos (ou “malls”, como dizem os americanos) já não são mais os mesmos de antigamente. Desde que o histórico centro comercial foi aberto na cidade de Luleå, na Suécia, no ano de 1955, muita coisa mudou…
A inteligência artificial e o futuro do varejo, por Marcelo Sturn* O varejo está passando por uma verdadeira revolução, impulsionada pela introdução de novas tecnologias e evolução dos hábitos dos consumidores. Com essas mudanças, os varejistas enfrentam desafios significativos, incluindo a necessidade de se adaptarem a novos contextos de consumo,…
6 estratégias mandatórias para o atacadista maximizar seus lucros, por Rafael Martins* O setor de atacado distribuidor iniciou 2024 surfando em maré boa no mercado nacional, alcançado crescimento de 8,5% no mês de fevereiro, segundo os últimos dados do Termômetro ABAD NielsenIQ. Essa boa fase começou já em 2023, quando…
O novo setor de telesserviços: lições e desafios de uma indústria que se prepara para o futuro, por Gustavo Faria* Em um país onde o desemprego, a falta de qualificação e a queda persistente de produtividade são problemas endêmicos, o setor de telesserviços tem se revelado um vetor crescente de…
Cinco benefícios do SMS e e-mail marketing para pequenas empresas, por Wilton Farelli* Fazer com que uma pequena empresa cresça e se destaque frente a grandes marcas do seu segmento não é uma tarefa fácil, pois muitos desses negócios não dispõem de experiência ou de um orçamento adequado para investir…
Feedback negativo: como ele pode ser valioso para as empresas? Por Renan Cardarello* O feedback negativo é um tipo de avaliação extremamente temido por diversas marcas, principalmente por aquelas que estão em seu período inicial de crescimento e estabelecimento no mercado. Contudo, vários empreendedores falham em notar o valor que…
3 dicas para criar um customer experience de excelência no Dia das Mães, por Ingrid Imanishi* O Dia das Mães é a segunda celebração mais importante para o varejo nacional, atrás apenas do Natal. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa para data este…
O relacionamento com o cliente como estratégia para o desenvolvimento dos negócios, por Carla Botelho* Muito além de competir com base em produtos ou serviços, atualmente, as empresas passaram a disputar pela experiência que oferecem aos seus clientes. Nessa lógica, a gestão de todo o processo voltado à fidelização dos…
GenAI: a revolução da inteligência artificial no mercado financeiro, por Gabriel Lima* A inteligência artificial gerativa, ou GenAI, vem transformando o mercado financeiro com soluções inovadoras, eficientes e personalizadas para os clientes. Em novembro de 2023, a competição em GenAI se intensificou com o lançamento do ChatGPT 4 pela Microsoft,…
A importância da distribuição estratégica de conteúdo no marketing B2B, por Mário Soma* Uma das falhas mais frequentes que tenho notado nas imersões dos novos contratos do mercado B2B, além de aspectos de branding, é a falta de atenção na distribuição de conteúdos que ressoam em todos os touchpoints das…
5 tendências de engajamento do cliente no Brasil, por Marcela Klein* Todo ano, a Twilio faz uma pesquisa mundial para entender o mercado de tecnologia, engajamento do cliente e CX. E esse ano, seguindo a tendência de 2023, AI está presente nas principais estratégias de comunicação e vai, finalmente, ser…
Como a inteligência artificial pode otimizar o CX na jornada de atendimento das instituições financeiras? Por André Costa* Nos últimos anos, acompanhamos uma rápida digitalização do setor bancário. De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, o número de contas correntes abertas em 2022 foi de 46,2 milhões.…
As vantagens da estratégia omnichannel no comércio: a integração da loja, site e redes das marcas, por Juliano Ricardo Regis* À medida que as projeções de crescimento do e-commerce aumentam, observo que as marcas passam a considerar a omnicanalidade uma peça fundamental para o cenário. A essência da estratégia vai…
A sinfonia do e-commerce: harmonizando marketing e logística, por Ângelo Vicente* No concerto do comércio eletrônico, a primeira venda pode ser considerada o “solo” do marketing. No entanto, a partir da segunda venda, a logística assume o comando da orquestra. No palco digital, o sucesso de uma empresa não se…
O papel da IA na automatização do atendimento ao cliente, por Gustavo Alonge* Nos últimos anos, a integração de inteligência artificial (IA) ao mundo empresarial tem se tornado um caminho sem volta. Empresas de diversos setores têm reconhecido os benefícios de automatizar parte do processo de atendimento para melhorar a…
A visão do cliente brasileiro: o que é esperado das empresas em 2024 no mundo do CX, por Marcela Klein* Ouvir o cliente, sempre. Certo? Anualmente, a Twilio entrevista milhares de profissionais do mundo todo para ouvir suas perspectivas “de dentro” da suas empresas, e a partir desses insights lança…
Marketing personalizado: como utilizar em produtos especiais? Por Renan Cardarello* Na atual conjuntura da era do marketing em que estamos (5.0), a ideia de trabalhar com itens generalistas não funciona para a maioria das empresas de E-Commerce que começam seus negócios, tendo, na maioria das vezes, que apostar em produtos…
Transformação digital trouxe para o marketing das agências a necessidade de criar processos, checklists e padrões, por Daniel R. Bastreghi* Se antes as estruturas orgânicas funcionavam bem para o marketing na mídia tradicional, a transformação digital trouxe a necessidade de padronizar alguns processos para garantir que as campanhas impactem os…
Como a empresa customer centric usa a inteligência artificial para eliminar os silos organizacionais e de TI, por Hilmar Becker* Em 2024, mais e mais empresas brasileiras buscam se transformar em organizações “customer centric”. Essa é uma coluna da economia digital que nem sempre é plenamente atingida. Uma das razões…
RCS poderá substituir o whatsapp? Por Thiago Gomes* Em meio a um mercado cada vez mais conectado, a digitalização é um caminho sem volta para as empresas, que devem incorporar em suas estratégias as melhores ferramentas para se comunicarem com seus clientes de forma fluída, segura e otimizada. Hoje, dentre…
Mais do que um logotipo: o papel do branding na conversão de clientes, por Mateus Tamborlin* As estratégias de branding costumam ser associadas apenas à consciência sobre uma marca, situação cunhada na publicidade com o termo “awareness”. Esse conceito define uma marca que é corretamente reconhecida pelos consumidores. É claro…
Ativação de marca é o caminho para se conectar com a Geração Z, por Bruna Alves* Empresas modernas estão cada vez mais focadas em criar uma conexão com o público mais jovem. No marketing de ativação, a ideia central não busca apenas vender um produto, mas também estabelecer uma relação…
A importância da tecnologia de contact center no atendimento ao cidadão, por Deivis Romeiro dos Santos* Os desafios do atendimento ao cidadão na gestão pública são muito semelhantes aos enfrentados pelas empresas com seus clientes. Afinal, em ambos os casos estamos lidando com pessoas cada vez mais conectadas, exigentes quanto…
O segredo para o êxito no e-commerce é a personalização do atendimento, por Thiago Siqueira* Ao segmentar os clientes com base em seus comportamentos de compra, as empresas podem criar campanhas direcionadas e oferecer ofertas relevantes para cada cliente O e-commerce no Brasil continua em crescimento. Neste panorama em que…
5 dicas para gerar e manter o engajamento com os clientes, por Yara Machado* Para impulsionar as vendas e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente, é essencial estabelecer conexões profundas. Criar uma identificação com a marca requer não apenas uma equipe bem treinada, mas também uma comunicação eficaz por meio…
O poder do marketing de experiência no varejo, por Rodrigo Brandão* Diante de um mercado altamente competitivo e com um público cada vez mais empoderado devido ao avanço da tecnologia, encantar o cliente tornou-se uma premissa fundamental para o varejo. Em um momento em que o consumidor anseia por experiências…
Para além do comprar e receber: a experiência do cliente como propulsor do agronegócio, por Mayla Takahashi* No coração do agronegócio moderno, a plena satisfação do cliente é essencial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. Os processos de experiência do cliente ou customer experience, como é dito na…
“Chegando lá!”: a importância do customer success para a sua empresa é maior do que você imagina, por Vivian Jones* A atenção dedicada ao consumidor mudou muito nos últimos anos. Passamos por épocas em que a produtividade era tudo que importava, a produção em massa, com intuito de atingir mais…
O valor da proteção de dados pessoais na era digital, por Eduardo Hiro* Em um mundo cada vez mais conectado, a proteção de dados pessoais é essencial para garantir a privacidade e a segurança dos indivíduos na era digital Nos dias de hoje, a internet se tornou uma parte fundamental…