Algar Tech leva gameficação e inteligência artificial para evento
Empresa utilizou tecnologias para inovar na interação com o público durante o Conarec 2019
A Algar Tech, multinacional brasileira especializada em processos de negócios de relacionamento com o cliente e gestão de ambiente de tecnologia, inovou na interação com o público do Conarec – Congresso Nacional das Relações Empresa-Clientes. Além de aplicar uma comunicação gameficada, os participantes puderam interagir com a Duda – analista virtual com inteligência artificial da companhia. Em dois dias de evento, mais de 300 pessoas passaram pelo estande e foram impactadas com as ações.
Desde os primeiros contatos, antes mesmo do evento, clientes e prospects que já tinham algum relacionamento com a empresa começaram a participar do game e pontuar. Eles também receberam alguns presentes, como descontos em corridas de aplicativos de transporte para chegarem até o evento, conteúdos relacionados à programação e livros. Todas as interações foram realizadas pela Duda, por meio de um aplicativo de mensagens. No total, foram quase 16 mil trocas de mensagens com a analista virtual, por texto e áudio.
Segundo Marcelo Ferreira, vice-presidente de Marketing e Vendas da Algar Tech, a ideia foi demonstrar o cuidado que a empresa tem com seus clientes. Foi traçada a jornada do congressista, usando a mesma metodologia aplicada com os clientes da companhia. Assim, as ações foram planejadas de modo a resolver as dores identificadas.
“Identificamos, por exemplo, que o almoço é geralmente um gargalo e provemos dois locais para este fim. A mensagem que quisemos passar, de forma prática, foi que, se nós cuidamos bem do nosso cliente, cuidamos ainda melhor dos clientes dos nossos clientes, utilizando recursos inovadores, que facilitem a vida deles e melhorem sua experiência”, afirmou.
A estratégia foi utilizar o marketing human to human (H2H) para atingir o público business to business (B2B), que é o foco da empresa. Todas as ações foram voltadas para estabelecer um diálogo entre a Algar Tech e o participante do evento, que aborda temas sobre inteligência relacional e de comportamento do consumidor. Nesta edição, a programação foi voltada para mostrar como causas, propósitos e posicionamentos conquistam e fidelizam o pós-consumidor, esse cliente exigente e engajado com as melhores experiências.
Comunicação gameficada
O maior objetivo foi oferecer pontos de contato dos participantes com a empresa e, ainda, demonstrar a efetividade da utilização de inteligência artificial no atendimento. Depois das primeiras interações pré-evento, foram propostos pequenos gatilhos, em diversos momentos e canais, que geravam pontos para o participante. A pontuação era contabilizada através de QR Codes e confirmada pela Duda. O maior pontuador ganhou uma viagem com acompanhante para a Costa do Sauípe e os 2º e 3º lugares ganharam um Kindle.
No digital, as ações incluíram também filtro e gifs no Instagram e conteúdo no blog da Algar Tech relacionado à programação do evento. Foram aproximadamente 123 mil pessoas alcançadas e 7 mil envolvimentos. Na mídia off, o estande contou com raio X digital (plataforma robotizada que simula um sistema de raio X em tamanho real, usado para apresentar, de forma mais dinâmica, informações sobre as soluções oferecidas pela empresa), e a realização de um happy hour para relacionamento.