…no aumento da eficácia da força de vendas e na expansão em novas geografias para incentivar crescimento, de acordo com pesquisa da Deloitte
• Levantamento está em sua 14ª edição e mostra que a busca por inovação, eficiência e talentos continua sendo o pilar para o sucesso dessas PMEs de crescimento acelerado;
• Três quartos das empresas participantes afirmam que o investimento em talentos será prioridade para os próximos três anos e 78% declararam também investir em novas tecnologias;
• Ações para o crescimento, desafios do ambiente de negócios, práticas de inovação e resultados financeiros são os principais pontos abordados pela pesquisa.
A Deloitte, em parceria com a revista Exame, apresenta a 14º edição da pesquisa anual “As PMEs que Mais Crescem no Brasil” – um dos mais tradicionais e completos levantamentos sobre o desenvolvimento das pequenas e médias empresas do país. O estudo aborda os diversos fatores que permitiram o crescimento das 100 empresas que mais se destacaram entre as pesquisadas, no período de 2016 a 2018.
O sucesso desse desempenho é fruto da combinação e diversificação de estratégias que envolvem investimentos e inovação frente aos novos rumos da economia nos últimos anos. Segundo apurado junto aos participantes, para 56% das empresas a criação de novos produtos e serviços, aliada ao aumento da eficácia da força de vendas, cujo índice chegou a 55%, e a expansão para novos mercados geográficos, com 50%, foram as iniciativas que mais contribuíram para o crescimento da maioria das pequenas e médias empresas do ranking. “Estes dados reforçam a importância da inovação e da expansão de novas soluções das PMEs. Nosso compromisso com essas empresas, que são cada vez mais relevantes para o ambiente de negócios brasileiro, é mostrar os caminhos para um crescimento sustentável de forma a aumentar sua competitividade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país”, declara Ronaldo Fragoso, Líder do Private Companies Program e do Centro de Excelência Regulatória e Governança Corporativa da Deloitte Brasil.
Outra ação igualmente de destaque para a competitividade das organizações é a melhoria da experiência e satisfação do cliente – apontada por 50% das empresas respondentes. Essa e as demais ações foram, inclusive, os diferenciais para que as participantes do ranking superassem os desafios dos últimos três anos. Por meio de uma estratégia eficiente de acompanhamento e avaliação de dados sobre hábitos e comportamentos do consumidor, foi possível a implementação dessas ações eficazes.
Como prioridade para investimentos futuros, o fator preponderante é o capital humano. Investir em salários, benefícios e treinamento de pessoas é prioridade para 75% das PMEs que figuram no ranking, bem como a ampliação da carteira de clientes e a inovação em produtos e serviços, segundo 69% das empresas. “É evidente que o foco vai além da otimização de processos, abrangendo também o investimento em pessoas, a inovação em produtos e serviços e, principalmente, a fidelização e ampliação do alcance, em relação aos consumidores dessas empresas emergentes”, aponta Fragoso.
Ampliação da infraestrutura tecnológica é outra medida que está no foco das ações importantes para o negócio, segundo as PMEs do ranking. Do total de respondentes, 78% investem constantemente em tecnologia e inovação e 75% disseminam uma cultura aberta ao tema, em busca de novas soluções de problemas detectados na empresa.
Acesse os resultados e demais critérios da pesquisa na íntegra em www.deloitte.com/pesquisapmes.