Inteligência Artificial no RH: Leroy Merlin investe na tecnologia para melhorar a experiência de seus colaboradores
O serviço de chatbot que já existia para os clientes, agora busca
agilizar o atendimento de RH para quase 10 mil
colaboradores da companhia
A Leroy Merlin lançou a primeira solução de chatbot voltada para os colaboradores: a Lia. O objetivo é que a ferramenta – baseada em um sistema de inteligência artificial – consiga sanar as dúvidas mais frequentes dos colaboradores da Leroy Merlin com maior velocidade e a qualquer momento.
Para os clientes, a Lia já estava funcionando no site da empresa desde 2018. Com a nova responsabilidade, porém, o sistema também expande para os canais exclusivos do público interno da Leroy Merlin, como o Portal do Colaborador, a Intranet e também diretamente no celular dos colaboradores através do QR code – onde passa a disponibilizar respostas para dúvidas sobre período de férias, benefícios, horas extras, ponto eletrônico, entre outros.
O atendimento – que antes era realizado somente em horário comercial – agora funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e em qualquer lugar. A iniciativa além de diminuir o tempo da resposta das solicitações, significou economia e maior eficiência na atuação do time de RH. “Além de todos os nossos esforços de desenvolvimento da Liderança sempre buscamos melhorar nossos processos, ferramentas e aplicativos visando a satisfação dos nossos Colaboradores. A Lia é um passo importante porque nos ajuda a melhorar a experiência do Colaborador, aumentando a assertividade das informações e diminuindo o tempo de obtenção de respostas”, comenta Weber Niza, diretor de Recursos Humanos da Leroy Merlin Brasil.