FAQ inteligente: melhores dicas para ter uma boa página
O FAQ serve para responder às dúvidas mais comuns de um público
Um FAQ inteligente é uma das páginas mais úteis que um site pode ter. Basicamente, é uma página na qual as perguntas mais frequentes que podem ser feitas pelos usuários são respondidas.
Um FAQ bem desenvolvido não ajuda apenas economizando o tempo dos usuários que estão visitando a página em si, mas também contribui para uma experiência muito mais positiva e agregadora. Assim, para ter uma boa página, existem algumas dicas que são boas de serem seguidas.
Identificar as perguntas mais comuns
Este é um dos primeiros passos para desenvolver uma página de perguntas frequentes. Basta analisar o que costuma gerar mais dúvidas entre os usuários que acessam a página e organizar tais questionamentos de forma lógica, podendo dividi-los em grupos e subgrupos para facilitar a navegação.
Utilizar uma linguagem acessível para responder a essas perguntas
Quanto mais clara é a linguagem utilizada, mais útil será esta página. Uma das principais dicas para responder às perguntas escolhidas para um FAQ inteligente é adotar uma linguagem clara e simples ao redigir as respostas. Este é um local no qual a complexidade deve ser deixada de fora para não gerar mais dúvidas ainda.
Integrar elementos visuais
Como dito anteriormente, quanto mais clara a linguagem, mais útil é este serviço. Uma ideia é considerar a integração de elementos visuais, como ícones, imagens ou vídeos explicativos. Isso torna a página não só mais bonita e atraente visualmente falando, mas repassa as informações de uma maneira muito mais eficaz. O uso de imagens e vídeos explicativos para determinados temas é um exemplo de como isso pode ser agregado.
Ir atrás de feedback e entender o que os usuários precisam
Para incrementar cada vez mais este FAQ, ir atrás de feedbacks e entender o que os usuários estão precisando é uma dica essencial. Desta forma, ele começará a ser cada vez mais aprimorado e ficará cada vez mais completo, muitas vezes com perguntas diferentes e mais aprofundadas.
Para nada escapar, uma dica é integrar alguns serviços adicionais para a usabilidade do FAQ ser ainda melhor. Por exemplo, profissionais formados em uma faculdade de publicidade e propaganda conseguem ajudar na pesquisa e no levantamento do que atrai mais os usuários e funciona melhor.
Incluir links que podem ser úteis
A acessibilidade da página deve ser posta em pauta também. A inclusão de links úteis, que direcionem para outras páginas ou ajudem a aprofundar ainda mais o conteúdo, é algo a ser levado em conta para melhorar o acesso e a funcionalidade de um FAQ.
Criar uma página de FAQ inteligente é uma estratégia valiosa para otimizar a experiência do usuário e fornecer suporte eficiente.