Nova palavra de ordem das empresas customer centric
No fórum do Ecommerce Brasil 2023, foi citada a evolução do Customer Master Data (CMD)* nos últimos anos. Com o aumento da digitalização e do uso de tecnologias emergentes, o acesso aos dados do cliente tornou-se mais fácil, proporcionando uma riqueza de informações comportamentais. Entretanto, essa facilidade trouxe consigo desafios significativos em termos de qualidade e unificação, especialmente quando provindos de diferentes áreas, tornando o gerenciamento de dados mestre (MDM) um processo essencial.
A qualidade dos dados foi destacada como um dos principais diferenciais potenciais das empresas na era da IA. A verificação e limpeza dos dados tornaram-se tarefas mais complexas, porém indispensáveis, para garantir a precisão e a relevância. As empresas necessitam cada vez mais de estrutura para gerenciar a complexidade desses dados, incluindo padronização e criação de uma única fonte de verdade.
Técnicas de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina no gerenciamento e análise do CMD permitem extrair insights mais profundos e realizar previsões mais precisas dos clientes. Estamos diante de um potencial de personalização sem precedentes das interações com os clientes (ou com precedentes apenas na era das lojas de bairro em que os proprietários conviviam com seus clientes) . Embora desafios como privacidade e conformidade com as leis de dados persistam, o futuro do CMD e seu papel em aprimorar a experiência do cliente é extremamente promissor.
*Fonte: Peers Consulting & Technology